O coordenador do Parque de Empreendedorismo, Qualidade Socioambiental e Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Tocantins (Pequi-UFT), Silon Procath, a vice-coordenadora do Parque, Claudia Cristina Auler, e o analista financeiro e administrativo Leonardo Peris, participam da 36ª Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), realizada nessa segunda-feira, 29, em Manaus (AM).
Reconhecida como um dos principais encontros nacionais voltados à inovação e ao empreendedorismo, a Conferência Anprotec 2026 segue até quarta-feira, 2, e tem como tema “Consolidando Ecossistemas: Empreendedorismo Inovador para a Economia do Futuro”.
A programação reúne representantes de parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras, hubs de inovação, universidades, instituições de fomento, empresas e órgãos governamentais de todo o país, além de convidados internacionais. Ao longo dos quatro dias, os participantes acompanham plenárias, painéis e debates voltados à construção de ecossistemas de inovação capazes de responder aos desafios da economia do futuro.
O coordenador do Pequi, Silon Procath, explicou que a participação no evento representa uma oportunidade estratégica para fortalecer conexões e trazer novas perspectivas para o ecossistema de inovação tocantinense. “Estar na Anprotec é fundamental para ampliar nossa visão sobre os desafios e oportunidades da inovação no Brasil. É um espaço de troca de experiências, construção de parcerias e acesso a boas práticas que podem contribuir diretamente para o fortalecimento do Pequi e do ecossistema de inovação do Tocantins e da região do Matopiba”, destacou.
O analista financeiro e administrativo do parque, Leonardo Peris, ressaltou a importância do evento para a consolidação das ações desenvolvidas pelo Pequi. “A Anprotec reúne os principais atores do ambiente de inovação do país. Participar desse espaço nos permite conhecer modelos bem-sucedidos de gestão, fortalecer redes de colaboração e identificar oportunidades que contribuam para o crescimento sustentável do Parque e dos empreendimentos apoiados por ele”, afirmou.
Trabalho publicado
Além da participação na programação do evento, os representantes do Pequi integram um dos trabalhos aprovados para publicação nos anais da 36ª Conferência Anprotec.
Intitulado “Programa de Inovação e Empreendedorismo UFT”, o trabalho apresenta a estruturação e a implementação do Programa de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal do Tocantins, iniciativa estratégica vinculada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade e conduzida pela Agência de Inovação (Inovato).
O artigo foi desenvolvido por Silon Procath, Juliana de Souza Corrêa (UFSC), Clarissa Stefani Teixeira (UFSC), Claudia Cristina Auler do Amaral Santos (UFT) e Guilherme Salm Duarte (UFSC).
A vice-coordenadora do Pequi, Claudia Cristina Auler, afirmou que a publicação representa o reconhecimento de um trabalho coletivo voltado ao fortalecimento da cultura de inovação na universidade. “A aprovação deste trabalho demonstra a relevância das iniciativas que vêm sendo desenvolvidas pela UFT para fomentar a inovação e o empreendedorismo. Compartilhar essa experiência em um evento nacional permite dar visibilidade às ações da instituição e contribuir para o debate sobre a construção de ambientes inovadores nas universidades brasileiras”, ressaltou.
Silon Procath destacou que a publicação reforça o compromisso da UFT com a inovação e o desenvolvimento regional. “Este trabalho registra uma trajetória de construção institucional voltada para a inovação e o empreendedorismo. Mais do que apresentar resultados, ele compartilha uma metodologia e uma visão estratégica que podem inspirar outras instituições. Ter essa experiência reconhecida em um evento da dimensão da Anprotec reforça o protagonismo da UFT na consolidação de um ecossistema de inovação conectado às demandas da sociedade e do desenvolvimento regional”, concluiu.







