Em dia de divulgação da Ata do Comitê de Política monetária e de dólar atingindo a máxima histórica dos R$ 6,20, apesar das intervenções do Banco Central com leilões à vista para conter a disparada do câmbio, um perfil suspeito da rede social “X” com cerca de 3.500 seguidores postou notícias falsas usando o nome do próximo presidente do autarquia, Gabriel Galípolo.
Nas postagens, o perfil cita supostas falas do atual diretor de política monetária em relação a uma moeda do Brics e em como isso poderia proteger o mercado da influência do dólar.
Em outro post o autor da publicação, que não é identificado, diz que Galípolo considera a alta do dólar artificial, que não enxerga o cenário com preocupação e que a meta é fazer a moeda americana retornar aos R$ 5,00 em 2025.
Os publicações do perfil que diz que fala de “visão estratégica que transforma insights em ações” estão sendo replicadas na rede social, circulam em grupos do mercado e chegaram ao conhecimento da diretoria do Banco Central, que negou ao blog qualquer que sejam as informações divulgadas neste perfil, portanto trata-se de fake news.
Gabriel Galípolo está em Brasília e não teve em sua agenda nenhuma participação em eventos onde pudesse dar qualquer tipo de declaração.