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Ciclotimia causa mudanças de humor mais leves do que a bipolaridade; conheça

Doença faz parte do espectro do transtorno bipolar e é mais comum em mulheres

CNN por CNN
31/08/2024
em Saúde
Tempo de leitura: 4 minutos
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Períodos de tristeza similares aos da depressão seguidos por fases de euforia intensa são sintomas comuns para quem sofre de bipolaridade. Porém, entre as variações de humor no dia a dia e um quadro mais grave do transtorno bipolar, há uma doença mais branda e menos conhecida: a ciclotimia.

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“Essa doença é uma espécie leve de transtorno bipolar, faz parte de seu espectro”, explica o médico Lucas Huhn Firmino, chefe do pronto-socorro psiquiátrico do Hospital do Servidor Público Estadual. “É um transtorno no qual o paciente tem oscilações, nem somente tristeza, como depressão, nem somente excitação, como ansiedade. É grave, mas menos que o transtorno bipolar”.

Ele detalha que homens e mulheres são acometidos, mas o diagnóstico é mais frequente em mulheres e a maioria dos casos é percebida entre os 20 e os 40 anos. “O diagnóstico é mais comum na idade adulta, embora os sintomas se manifestem já na infância e adolescência”, continua.

Conforme Elton Kanomata, psiquiatra do Hospital Israelita Albert Einstein, a ciclotimia é rara e atinge entre 0,5% e 1% da população. Contudo, ele alerta para a subnotificação, seja entre pessoas cuja variação de humor não influencia tanto a vida pessoal, quanto por diagnósticos errados de borderline.

O tratamento dos dois transtornos pode ser similar, feito com reguladores de humor (em menor dosagem para a ciclotimia) associados à terapia. Mas Kanomata esclarece que, em grande parte das vezes, o paciente com ciclotimia consegue equilibrar o quadro sem auxílio de medicamentos, apenas com idas ao psicólogo e uma boa rotina, com sono regulado, atividades físicas e uma dieta rica em nutrientes.

Outro ponto importante é evitar o consumo de álcool e outras drogas. “Essas substâncias são psicoativas, então podem por si só influenciar em alternâncias de humor”, diz Kanomata, que aconselha parar o uso por pelo menos um mês para a obtenção de um diagnóstico mais consistente.

Entenda as diferenças

Bipolaridade

No transtorno bipolar, as mudanças de humor são mais intensas e mais duradouras. As variações tendem a ser mais prejudiciais, com depressão e episódios de mania (euforia e excitação) mais intensos.

Borderline

Trata-se de um transtorno de personalidade com variação de humor. As variações costumam ser mais curtas, com mudanças até no mesmo dia. É caracterizado ainda por outras dificuldades em interações interpessoais, como relacionamentos conturbados e sensação de vazio.

Depressão

Os períodos de tristeza intensa da depressão são muito longos e a variação de humor não é tão percebida — apesar de haver períodos de melhora, eles são graduais.

Assim como nessas doenças, na ciclotimia há risco de suicídio em fases mais tristes e de comportamentos impulsivos nos períodos de mania. Por isso, apesar de ser considerado um transtorno mais leve, ele não deve ser ignorado.

Veja abaixo onde encontrar ajuda

Centro de Valorização da Vida (CVV)

Se estiver precisando de ajuda imediata, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), serviço gratuito de apoio emocional que disponibiliza atendimento 24 horas por dia. O contato pode ser feito por e-mail, pelo chat no site ou pelo telefone 188.

Canal Pode Falar

Iniciativa criada pela Unicef para oferecer escuta para adolescentes de 13 a 24 anos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

SUS

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) voltadas para o atendimento de pacientes com transtornos mentais. É possível buscar diretamente o Caps ou comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para o encaminhamento.

Mapa da Saúde Mental

O site traz mapas com unidades de saúde e iniciativas gratuitas de atendimento psicológico presencial e online. Disponibiliza ainda materiais de orientação sobre transtornos mentais.

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O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promoveu nos últimos meses uma campanha intensa de preparação para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o que refletiu diretamente na taxa de participação histórica dos estudantes.

Para que os resultados do Saeb sejam considerados válidos e a escola tenha seu desempenho computado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), é necessário atingir um percentual mínimo de 80% de estudantes participantes. Nesta edição a educação tocantinense conquistou uma participação expressiva dos estudantes. Do Ensino Fundamental, 96,15% dos estudantes do  5º ano e 95,68% do 9º ano realizaram a avaliação, enquanto no Ensino Médio 95,30% dos estudantes da 3ª série compareceram.

Com o papel de coordenar a mobilização de toda a rede, a Seduc promoveu orientação técnica e suporte pedagógico às escolas com a distribuição de recursos, formações continuadas de professores e o desenvolvimento de projetos educacionais que visam o avanço nos níveis de proficiência. Além disso, também foi lançada uma campanha nas redes sociais para incentivar as escolas da rede estadual a mostrarem a preparação para a aplicação das provas.

A campanha convidou estudantes, professores e gestores a compartilharem suas experiências e iniciativas voltadas para o fortalecimento da aprendizagem. Os vídeos foram compartilhados nas redes sociais, dando visibilidade às mobilizações e o engajamento estudantil.

As Superintendências Regionais de Educação (SREs) também tiveram um papel importante, atuando como o elo vital entre a Seduc e as unidades escolares, realizando o monitoramento das ações e fortalecendo a confiança no processo.

Nas unidades escolares, as equipes usaram da criatividade para promover ações motivacionais e pedagógicas envolvendo estudantes, professores e até as famílias. Foram realizados mutirões de estudos, gincanas do conhecimento, sorvetadas, aulões especiais, competições interativas e jogos educativos, com o intuito de revisar os conteúdos de forma mais leve e dinâmica.

A superintendente de Educação Básica da Seduc, Celestina Souza, revela que foi gratificante ver o empenho e a energia de cada equipe escolar nesse processo. "O engajamento e envolvimento de toda a comunidade escolar foi um sucesso, e toda essa campanha reflete na participação expressiva dos estudantes. Vamos fazer com que os nossos resultados traduzam verdadeiramente o quanto a gente está trabalhando", afirmou.

Para a estudante do 9º ano do Colégio Estadual Dr Abner Araújo Pacini, de Almas, Maria Eduarda Batista, fazer o Saeb foi uma experiência muito boa e diferente. "A gente se preparou o ano todo, quando vi as questões, percebi que já tinha estudado quase tudo parecido. Durante esse tempo, a escola incentivou a gente o tempo todo, fizemos vários vídeos com os professores, a direção e a coordenação, foi muito legal", comentou.

 

Saeb

Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Saeb é uma avaliação em larga escala que tem como principal função produzir um diagnóstico abrangente sobre o nível de aprendizagem dos estudantes em diferentes etapas da educação básica nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Participam do exame os estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.

As redes estaduais e municipais utilizam os resultados da avaliação como um espelho da realidade educacional, permitindo que gestores, diretores e professores analisem a série de desempenho e planejem ações pedagógicas específicas, ajustadas às necessidades de cada escola e estudante.

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