Fortes ventos e chuvas acima da média registrados em julho no cinturão citrícola paulista deixaram agentes do setor em alerta. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as condições podem provocar perdas nos pomares, prejudicar a qualidade das frutas (Brix) e retardar o ritmo da colheita.
Esse contexto é atípico para o mês, que costuma ser de tempo seco nessas regiões, de acordo com o Cepea. Por outro lado, a maior disponibilidade hídrica pode favorecer a indução floral e o desenvolvimento da próxima safra.
Pesquisadores do Cepea ressaltam que os impactos ainda estão sendo avaliados. Esse cenário climático atípico piora o quadro produtivo, que já vem sendo pressionado pelo greening, doença que provoca a queda dos frutos.





