quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Promovida pelo Governo do Tocantins, busca ativa percorreu mais de 19 mil km para auxiliar inscrições de comunidades indígenas e quilombolas nos editais da Pnab

Cerca de 70 aldeias e quilombos foram visitados por equipes coordenadas pela Universidade Federal do Tocantins através de parceria com a Secretaria da Cultur

Ascom por Ascom
18/10/2024
em Tocantins
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Equipes da busca ativa para os editais da Pnab percorreram mais de 19 mil km no Tocantins. Crédito: Divulgação/UFT

Equipes da busca ativa para os editais da Pnab percorreram mais de 19 mil km no Tocantins. Crédito: Divulgação/UFT

CompartilharCompartilhar

Como forma de alcançar comunidades no interior do estado e garantir que fazedores de cultura das diferentes regiões tenham a oportunidade de se inscrever nos editais da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), a Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult) concluiu, no último dia 13, com 19.363 km percorridos, as atividades de busca ativa por agentes culturais indígenas e quilombolas. A ação ocorreu por meio do projeto “Transformando Conhecimento em Inovação: Cultura, Memória e Arte”, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e pelo Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje), e executado com apoio da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) e  Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), com interveniência da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico (Fapto).

“As atividades de busca ativa são importantes para o Governo do Tocantins-Secult, pois através delas buscamos atingir comunidades quilombolas e aldeias indígenas por todo o estado, visando garantir que os agentes culturais desses lugares tenham o conhecimento e a oportunidade de se inscrever em editais. O resultado obtido na Pnab foi ainda melhor do que o obtido durante a LPG [Lei Paulo Gustavo], quando a busca percorreu cerca de oito mil quilômetros beneficiando fazedores de culturas dessas comunidades. Estamos muito felizes com esse alcance”, disse o secretário da Cultura Tião Pinheiro.

ARTIGOSRELACIONADOS

Vereador Hérico Milhomens Foto: Portal LJ

Vereador Hérico Milhomens apresenta matérias de relevância em Lajeado

11/02/2026
Tocantins conquista Selo Ouro pela segunda vez consecutiva no Compromisso Nacional com a Alfabetização - Crédito foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

Com ações do Governo do Tocantins, Estado se destaca nacionalmente e conquista pela segunda vez consecutiva Selo Ouro na Alfabetização

11/02/2026

Para o secretário dos Povos Originários e Tradicionais, Paulo Waikarnãse Xerente, é gratificante saber que as políticas culturais conseguiram chegar a um número expressivo de comunidades. “Isso demonstra o esforço do Governo do Estado em fomentar e  oportunizar a cultura no Tocantins, uma das políticas sociais defendidas pela Sepot, principalmente promovendo a formação de novos agentes culturais. A Secult está de parabéns pelo trabalho realizado”, complementou.

Logística

De acordo com o coordenador do projeto de extensão da UFT, professor Gilson Pôrto Júnior, a logística da busca ativa foi planejada em reuniões conjuntas com as Secretarias da Cultura (Secult) e dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), onde foi traçado um panorama das comunidades a serem atendidas. “Esses pontos focais auxiliaram na criação de um esboço inicial das possíveis rotas. Essas rotas foram enriquecidas in loco com o apoio das próprias comunidades, de parceiros municipais e de órgãos federais como a Funai [Fundação Nacional dos Povos Indígenas]”, explicou.

Sobre a transmissão das informações dos editais da Pnab aos moradores, Gilson destacou que a presença de tradutores locais foi essencial para garantir que as propostas fossem bem compreendidas. “A questão idiomática também foi desafiadora, já que em muitas comunidades não havia comunicação em língua portuguesa, sendo essencial a presença de um intérprete indígena”, comentou. Além disso, as equipes foram formadas com um cuidado especial para lidar com sensibilidade e respeito às realidades das comunidades, o que reforçou o caráter inclusivo da ação.

Wagner Katamy Krahô-Kanela, cacique da Aldeia Catàmjê, destacou a importância da parceria entre a Secult, UFT e outras instituições para os povos indígenas do Tocantins e comentou que a busca ativa facilita o entendimento e o processo de inscrição nos editais voltados à valorização e fortalecimento da cultura dos povos originários. “A gente agradece muito essa iniciativa. No edital anterior [Lei Paulo Gustavo] teve também a busca, mas a gente sabe que essa aqui está sendo maior”, ressaltou.

Sirlene Matos, artesã e pesquisadora do povoado Mumbuca, em Mateiros, também destacou a relevância da ação para a comunidade, a qual oferece oportunidade aos fazedores de cultura para se cadastrarem e concorrerem nos editais. “Quando a secretaria reconhece que precisamos de pessoas para ajudar na construção da inscrição, a gente entende que vai ter continuidade no fomento desses mestres e seus saberes”, disse.

Daniela Rodrigues Tavares, também da região de Mateiros, pontuou a necessidade de projetos como a busca ativa em locais onde os moradores enfrentam dificuldades de acesso. A moça frisou ainda que, embora a comunidade tenha conhecimento, o entendimento de questões mais complexas ainda é um desafio. “Como o governo está disponibilizando pessoas com mais entendimento e capacidade é muito importante. Porque às vezes, a gente precisa de um empurrãozinho”, completou.

Aldeias e comunidades quilombolas visitadas

De acordo com o cronograma do projeto, cerca de 70 comunidades, divididas entre quilombolas e aldeias indígenas, foram visitadas. As cinco equipes da busca ativa, classificadas entre Norte, Sul, Sudeste, Central I e II, foram até os municípios de Natividade, Silvanópolis, Chapada da Natividade, Jaú do Tocantins, Mateiros, Maurilândia, Itacajá, Goiatins, Cachoeirinha, Sandolândia, Tocantínia, Araguaína, Lagoa do Tocantins, Monte do Carmo, Ponte Alta, Muricilândia, São Félix do Araguaia, Tocantinópolis, Porto Alegre do Tocantins, Arraias, Conceição do Tocantins, Santa Fé do Araguaia, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia e Xambioá.

Anterior

Campanha de Eduardo segue crescente e recebe apoio do vereador Waldson da Agesp

Próximo

LeBron James “encara” árbitro após marcação de falta do filho na NBA

Próximo
Brian Forte, JJ Redick, Anthony Davis e LeBron James após marcação de falta flagrante de Bronny James em jogo da pré-temporada da NBA • Reprodução/NBA TV

LeBron James “encara” árbitro após marcação de falta do filho na NBA

LEIA TAMBÉM

Educação

IFTO/Palmas abre inscrição para 87 vagas remanescentes em cursos superiores gratuitos

11/02/2026
Agricultura e Pecuária

Vendas de arroz seguem travadas com o início da colheita

11/02/2026
Tocantins

Vereador Hérico Milhomens apresenta matérias de relevância em Lajeado

11/02/2026
Saúde

Psiquiatra explica o que é e como tratar a depressão funcional

11/02/2026
Saúde

Dermatologista conta 5 sinais de alerta de que a queda de cabelo é séria

11/02/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Política

Ricardo Ayres defende PEC que limita IPVA a 1% do valor do veículo

11/02/2026
Miracema

Vereador Adão Pedreiro concede Honraria ao Major Hallin Brito Barbosa

11/02/2026
Miracema

No retorno legislativo Euliene Resplandes prioriza saúde

11/02/2026
Segurança

Polícia conclui inquérito e indicia motorista que atropelou e matou ex-secretário do Governo do Tocantins

11/02/2026
Segurança

PMTO recebe doação de embarcações da FICCO/TO para intensificar fiscalização ambiental

11/02/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Ricardo Ayres defende PEC que limita IPVA a 1% do valor do veículo
  • Vereador Adão Pedreiro concede Honraria ao Major Hallin Brito Barbosa
  • No retorno legislativo Euliene Resplandes prioriza saúde

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Ricardo Ayres defende PEC que limita IPVA a 1% do valor do veículo

11/02/2026
Foto: DJ Léo

Vereador Adão Pedreiro concede Honraria ao Major Hallin Brito Barbosa

11/02/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.