sábado, 18 de julho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Política

PT retoma estratégias de 2022 para campanha de Lula à reeleição

Partido apostará novamente em comitês para diálogo com evangélicos e plataforma digital para sugestões ao programa de governo de Lula

por Metrópoles
29/05/2026
em Política
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Reprodução/PT TV

Reprodução/PT TV

CompartilharCompartilhar

O PT vai reeditar estratégias utilizadas na campanha presidencial de 2022 para tentar reeleger o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026. A sigla acionará, mais uma vez, comitês para aproximação com evangélicos e uma plataforma para receber sugestões populares ao programa de governo da chapa Lula-Geraldo Alckmin.

Os primeiros passos já foram dados. Os comitês já têm sido mobilizados, e a plataforma digital deverá ser lançada nesta sexta-feira (29/5), durante evento em São Paulo.

ARTIGOSRELACIONADOS

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

Caiado diz que Rubio virou “cabo eleitoral” de Lula após tarifaço

18/07/2026
Arte Metrópoles

Briga com Michelle deixa de ser ruído e pesa contra Flávio Bolsonaro

18/07/2026

Há quatro anos, diante do crescimento do eleitorado evangélico, o PT mobilizou comitês religiosos para ampliar o diálogo com igrejas e lideranças cristãs. Assim como nas últimas eleições, desta vez, a estratégia deverá ficar sob responsabilidade da área de mobilização da campanha.

Em plenária realizada na noite de quarta-feira (27/5), o ex-ministro Gilberto Carvalho, que será responsável pela agenda de Lula na campanha de 2026, defendeu que o partido intensifique a aproximação com o eleitorado evangélico.

Integrantes do entorno petista avaliam que ainda há espaço para conquistar votos entre cristãos, segmento que, segundo pesquisas, tende a se alinhar ao provável adversário de Lula na disputa pelo Palácio do Planalto, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

O desempenho entre evangélicos é considerado um desafio recorrente para Lula. Em 2022, além das ações de reaproximação com o segmento, o petista divulgou uma carta com compromissos direcionados ao grupo. No documento, Lula afirmava, entre outros pontos, que não fecharia igrejas e que defenderia a liberdade religiosa.

“A nós cabe romper esse muro que construíram. Nosso projeto tem uma grande coincidência com o projeto de Jesus, o evangelho”, disse Gilberto Carvalho.

O ex-ministro também defendeu, no encontro, que o PT amplie o diálogo com caminhoneiros e trabalhadores de aplicativos, outros dois segmentos historicamente mais alinhados à família Bolsonaro.


Coordenação da campanha

  • A coordenação da campanha de Lula tem sido ampliada com novos integrantes nas últimas semanas.
  • O presidente nacional do PT, Edinho Silva, deve assumir a coordenação-geral.
  • O ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli deve coordenar a elaboração do programa de governo.
  • O ex-prefeito de Diadema José de Filippi deve ficar com a tesouraria.
  • A comunicação da campanha deve ficar sob comando de Raul Rabelo. O secretário nacional de Comunicação do PT, Éden Valadares, também deve colaborar.
  • A coordenação também deve reunir Paulo Okamotto, Gilberto Carvalho, Wellington Dias, Camilo Santana e Guilherme Boulos.
  • Novos integrantes poderão ser incorporados conforme o avanço das alianças com outros partidos.

Trabalho coletivo

Outra estratégia retomada pelo partido será a construção coletiva do programa de governo da candidatura à reeleição. Em 2022, uma plataforma digital recebeu mais de 8,5 mil propostas para a elaboração do documento.

Neste ano, o modelo será mantido. O PT e partidos que já aderiram à pré-candidatura de Lula lançarão a plataforma virtual “Plano Participativo Pelo Brasil, Pelos Brasileiros”, por meio da qual eleitores e movimentos sociais poderão enviar sugestões para o programa de governo.

O processo será coordenado pelo ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli, com participação da Fundação Perseu Abramo, braço de formação do PT.

Plataforma

A plataforma ficará aberta para contribuições até 30 de junho. A expectativa é que as propostas sejam consolidadas em julho e encaminhadas ao núcleo responsável pela elaboração final do programa de governo, liderado por Gabrielli.

O documento da campanha deverá seguir as diretrizes aprovadas pelo PT durante o congresso nacional da sigla, realizado em abril, além de incorporar propostas apresentadas por partidos que integrarão o arco de alianças da candidatura, como o PSB e o PDT.

Entre os pontos aprovados pelo congresso petista e que podem constar na versão final do programa, estão a implantação da tarifa zero no transporte público, reformas no sistema prisional e a criação de um Ministério da Segurança.

Anterior

Datafolha: Marília Arraes e Humberto Costa lideram disputa ao Senado em PE

Próximo

Eva Vieira, Hérico Milhomens e João Cássio apresentam matérias em Lajeado

Próximo
Vereadores João Cássio, Eva Vieira e Hérico Milhomens. Foto: Portal LJ

Eva Vieira, Hérico Milhomens e João Cássio apresentam matérias em Lajeado

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Professora Dorinha recebe demandas por valorização dos servidores e policiais penais do Tocantins

18/07/2026
Palmas

Palmas lança o “Apadrinha Palmas” para crianças e adolescentes em situação de risco

18/07/2026
Palmas

STJ rejeita habeas corpus e mantém presa ex-secretária de Saúde de Palmas

18/07/2026
Palmas

Correios expandem entrega domiciliar para oito novos setores em Palmas

18/07/2026
Segurança

Dois jovens são mortos a tiros em Palmas

18/07/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Palmas

Prefeitura de Palmas realiza ação educativa sobre limpeza das praias de Palmas

18/07/2026
Palmas

Trânsito na Alça Viária de Taquaruçu exige prudência durante execução das obras

18/07/2026
Palmas

Serviços de tapa-buracos contemplaram os setores Bela Vista, Palmas Sul, Jardim Aureny III e IV e Taquaralto

18/07/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas orienta beneficiários sobre calendário de pagamento do Bolsa Família em julho

18/07/2026
Tocantins

Temporada de Tocantínia segue com grandes atrações e promete movimentar o fim de semana da Praia Pôr do Sol

18/07/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Prefeitura de Palmas realiza ação educativa sobre limpeza das praias de Palmas
  • Trânsito na Alça Viária de Taquaruçu exige prudência durante execução das obras
  • Serviços de tapa-buracos contemplaram os setores Bela Vista, Palmas Sul, Jardim Aureny III e IV e Taquaralto

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Prefeitura de Palmas realiza ação educativa sobre limpeza das praias de Palmas

18/07/2026
Genilson Sales/Governo do Tocantins

Trânsito na Alça Viária de Taquaruçu exige prudência durante execução das obras

18/07/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.