Para garantir o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em parceria com a Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM) de Palmas, mobilizou agentes de trânsito para o abastecimento do estoque de hemocomponentes do Hemocentro. A ação acontece na Unidade de Coleta instalada no Hospital Geral de Palmas (HGP), nesta quinta-feira, 5, e visa reforçar a assistência durante o período do carnaval.
A enfermeira da Unidade de Coleta, Luana Gomes Vieira, fala da importância da ação e convida a população para esse ato de amor. “Estamos hoje aqui com essa ação conjunta com a ATTM em prol das festividades do carnaval. Então, você que está saudável e preenche os requisitos para doação, compareça à unidade de coleta e nos ajude a salvar vidas”.
O gerente de Educação no Trânsito da ATTM, Antônio Gonçalves Portelinha Neto, fala da sua experiência como doador pela primeira vez. “Os agentes de trânsito vivenciam diariamente, no trabalho, essa situação. Pessoas vítimas de acidentes de trânsito saem do local diretamente para o hospital, necessitando de sangue, esse é o motivo de estarmos aqui. Essa é a minha primeira vez e tenho a expectativa de poder doar mais vezes e ajudar mais pessoas”.
A agente de trânsito Kerlen Parrião Razaboni, doadora há sete anos, destaca a motivação para participar da ação. “Nós que trabalhamos no trânsito acompanhamos quase diariamente a necessidade de reposição de sangue para vítimas de sinistros de trânsito, muitas vezes encaminhadas ao hospital em estado grave. Por isso, como agentes de trânsito, nos solidarizamos com essa ação e com essa campanha, para que o banco de sangue esteja sempre abastecido e possa atender às necessidades da população”, afirmou.
Requisitos para doação
Para doar sangue, é necessário apresentar documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos de idade — sendo que jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhados do consentimento formal do responsável legal, pesar no mínimo 50kg, estar bem alimentado no momento da doação e apresentar boas condições de saúde.
Os homens devem respeitar um intervalo de 60 dias entre uma doação e outra, enquanto as mulheres devem aguardar 90 dias. Cada bolsa de sangue doada pode salvar até quatro pessoas.






