segunda-feira, 24 de agosto de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Um quarto dos adolescentes terão obesidade ou sobrepeso em 2030, diz estudo

Análise da Comissão Lancet também aponta que saúde mental dos jovens sofreu declínio nos últimos 30 anos

por CNN
22/05/2025
em Saúde
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Estudo projeta que 464 milhões de adolescentes em todo o mundo estarão acima do peso ou obesos • Natnan Srisuwan/GettyImages

Estudo projeta que 464 milhões de adolescentes em todo o mundo estarão acima do peso ou obesos • Natnan Srisuwan/GettyImages

CompartilharCompartilhar

Cerca de 464 milhões de adolescentes do mundo terão sobrepeso ou obesidade até 2030, de acordo com projeção realizada pela Comissão Lancet sobre saúde e bem-estar dos adolescentes. As estimativas foram publicadas nesta terça-feira (20).

Além disso, a pesquisa mostrou que daqui a cinco anos ainda haverá mais de 1 bilhão de adolescentes no mundo, com idades entre 10 e 24 anos, vivendo em maior risco de contrair HIV/Aids, gravidez precoce, depressão, má nutrição e lesões.

ARTIGOSRELACIONADOS

prostooleh/Unsplash

Vanilina de cigarro eletrônico pode alterar células-tronco de embriões

22/08/2026
Magnific

Análise da saliva pode identificar sinal ligado ao câncer colorretal

22/08/2026

Essa é a segunda análise da Comissão Lancet sobre saúde e bem-estar dos adolescentes no mundo. A primeira foi realizada em 2016.

De acordo com a pesquisa, na última década, o progresso na saúde e no bem-estar dos adolescentes tem sido misto e desigual. Embora as taxas globais de tabagismo e consumo de álcool tenham diminuído e a participação educacional – especialmente entre mulheres jovens – tenha aumentado, as doenças relacionadas à obesidade e os transtornos mentais estão aumentando em todas as regiões. Segundo os pesquisadores, essa piora pode estar relacionada à pandemia da Covid-19 e à falta crônica de financiamento em saúde em alguns países.

Análise aponta progresso insuficiente e desigual entre países

A segunda análise da Comissão Lancet sobre saúde e bem-estar de adolescentes foi feita usando dados do estudo Global Burden of Disease de 2021. Segundo o estudo, havia quase 1,1 bilhão de adolescentes vivendo em países onde problemas de saúde preveníveis e tratáveis, como HIV/Aids, gravidez precoce, sexo inseguro, depressão, má nutrição e lesões, continuam sendo uma ameaça diária à saúde e ao bem-estar.Play Video

Em 2016, esse número era um pouco menor: quase um bilhão de adolescentes. Isso indica, juntamente com o crescimento populacional, uma falta de progresso no tratamento da saúde dos adolescentes. Novas projeções sugerem que, sem iniciativas políticas e investimentos financeiros, ainda haverá mais de 1 bilhão de adolescentes vivendo em países com múltiplas cargas em 2030.

Saúde mental dos adolescentes sofreu declínio nos últimos 30 anos

A análise também mostrou que a saúde mental dos adolescentes sofreu um declínio cognitivo significativo nas últimas três décadas em países com dados disponíveis. Do ponto de vista dos pesquisadores, esse fenômeno pode ter sido exacerbado pela pandemia de Covid-19.

Em 2030, a Comissão projeta que 42 milhões de anos de vida saudável serão perdidos em decorrência de transtornos mentais ou suicídio — dois milhões a mais do que em 2015.

Além disso, a pesquisa aponta as mudanças climáticas como uma nova ameaça à saúde mental dos adolescentes. Os jovens de hoje são a primeira geração que viverá toda a via com uma temperatura média global anual consistentemente 0,5 °C mais alta do que os níveis pré-industriais. Em 2100, a estimativa é de que 1,9 bilhão de adolescentes viverão em um mundo que deverá estar 2,8 °C acima dos níveis pré-industriais.

Uma revisão sistemática feita pela Comissão descobriu que tanto desastres climáticos de ação rápida (como furacões e enchentes) quanto efeitos de ação mais lenta (como insegurança alimentar crônica) contribuem para condições de saúde mental em adolescentes, como transtorno de estresse pós-traumático, ansiedade e depressão.

“A saúde e o bem-estar dos adolescentes em todo o mundo estão em um ponto crítico, com progressos mistos observados nas últimas três décadas. Embora o consumo de tabaco e álcool tenha diminuído e a participação no ensino secundário e superior tenha aumentado, o sobrepeso e a obesidade aumentaram até oito vezes em alguns países da África e da Ásia nas últimas três décadas, e há um fardo crescente de problemas de saúde mental entre adolescentes em todo o mundo”, analisa Sarah Baird, professora da Universidade George Washington e copresidente da Comissão, em comunicado.

“Investir na saúde e no bem-estar dos jovens é crucial para salvaguardar o nosso futuro coletivo. Devemos priorizar o investimento na saúde e no bem-estar dos adolescentes por meio de iniciativas que, incluindo aquelas que fortalecem as escolas, para promover a saúde e o bem-estar e garantir o acesso universal aos cuidados de saúde para adolescentes”, acrescenta.

Anterior

Cirurgia de coluna: implantes inteligentes ampliam eficácia; entenda

Próximo

Novas regras para cirurgia bariátrica não serão imediatas; entenda

Próximo

Novas regras para cirurgia bariátrica não serão imediatas; entenda

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Senai abre inscrições para cursos gratuitos focados em produtos natalinos e alimentos

22/08/2026
Tocantins

Ministério do Turismo prevê linha de crédito para impulsionar pequenos negócios

22/08/2026
Tocantins

Licitação de R$ 4,1 milhões em cidade do Bico é suspensa após disputa terminar com apenas uma empresa

22/08/2026
Tocantins

Campanha de Dimas ganha reforços e amplia presença no Sul do Tocantins

22/08/2026
Tocantins

Débora Guedes defende fortalecimento dos pequenos negócios e mais oportunidades de emprego no Tocantins

22/08/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Educação

UFT Startups divulga resultado final e seleciona 20 projetos para pré-incubação

22/08/2026
Educação

Alunos da ETI Almirante Tamandaré avançam na Olimpíada Brasileira de Astronomia

22/08/2026
Palmas

Beneficiários que vendem e alugam casas populares de forma irregular podem perder imóveis em Palmas

22/08/2026
Segurança

PF e Receita Federal investigam comércio irregular de eletrônicos no Pará e Tocantins

22/08/2026
Tocantins

Projeto da DPE-TO leva assistência e defesa jurídica a quebradeiras de coco babaçu

22/08/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • UFT Startups divulga resultado final e seleciona 20 projetos para pré-incubação
  • Alunos da ETI Almirante Tamandaré avançam na Olimpíada Brasileira de Astronomia
  • Beneficiários que vendem e alugam casas populares de forma irregular podem perder imóveis em Palmas

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

UFT Startups divulga resultado final e seleciona 20 projetos para pré-incubação

22/08/2026

Alunos da ETI Almirante Tamandaré avançam na Olimpíada Brasileira de Astronomia

22/08/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.