A Universidade Federal do Tocantins – UFT lançou o edital da primeira edição do Exato – o Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins.
As inscrições serão realizadas de 22 de outubro a 13 de novembro. Já o pedido de isenção da taxa de inscrição começa hoje, 14, e vai até amanhã, 15 de outubro. As provas serão aplicadas no dia 15 de dezembro nos municípios de Palmas, Arraias, Gurupi, Miracema e Porto Nacional.
Diferente dos vestibulares, o Exato não será um processo seletivo em si; e sim um exame de habilitação, a exemplo do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Com a nota do Exato, os estudantes poderão participar de diferentes processos seletivos da UFT, e se candidatar tanto para as vagas regulares que eram oferecidas nos vestibulares quanto para vagas remanescentes e vagas de mobilidade acadêmica que são oferecidas em processos seletivos complementares. Também está prevista a possibilidade de ingresso de estudantes como alunos especiais em disciplinas específicas, uma oportunidade para que os alunos do ensino médio experimentem os cursos de graduação da UFT pelos quais tenham interesse antes da entrada efetiva na Universidade.
Assim, a partir de 2025, os estudantes interessados em ingressar na UFT poderão utilizar, além da nota do Enem para se candidatar às vagas do SiSU (metade das vagas ofertadas pela Universidade), a nota do Exato para se candidatar às vagas dos demais processos seletivos da UFT. Com relação às cotas e ações afirmativas não haverá mudanças: a UFT continuará destinando vagas para indígenas, quilombolas, pretos e pardos, estudantes de baixa renda, pessoas com deficiência e egressos de escolas públicas, conforme determina a Lei 12.711/2012 e as suas próprias resoluções internas.
Inspirado no modelo de seleção unificada do Governo Federal, a principal diferença do Exato para os vestibulares convencionais é que, com a nota de um único exame, o candidato estará habilitado a participar de diferentes processo seletivos e concorrer a diversas ofertas de vagas. Além disso, diferente do Enem, que é nacional, o Exato está baseado nas características regionais do ensino do Tocantins. Assim, a UFT continuará de portas abertas para estudantes de todo o Brasil e do mundo, mas ao mesmo tempo vai fortalecer as oportunidades de acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade para alunos do próprio Estado e de municípios do interior dos estados vizinhos.
A exemplo de outras universidades por todo o país que também enfrentam desafios para atrair alunos ao Ensino Superior e reduzir as taxas de evasão, ao reinventar suas formas de ingresso a UFT busca inovar pensando nas necessidades e no contexto específico do Tocantins.
Saiba mais em www.uft.edu.br/exato.
Calendário
O quê: | Exato – Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins |
Valor da inscrição: | R$ 70,00 |
Pedido de isenção de taxa de inscrição: | Dias 14 e 15/10/2024 para os estudantes que cumprirem os requisitos do edital |
Inscrições: | De 22/10/2024 a 13/11/2024 |
Pagamento da taxa de inscrição: | Até o dia 14/11/2024 |
Provas: | Dia 15/12/2024 |