O secretário-executivo de Estado da Educação, Edinho Fernandes, recebeu nesta quarta-feira, 21, o embaixador da Áustria, Dr. Stefan Scholz, na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para apresentar as potencialidades da educação tocantinense e discutir possíveis parcerias para a área. O embaixador que está no Tocantins pela primeira vez, já se reuniu com o governador Wanderlei Barbosa e conheceu as riquezas do Estado em visitas a outras pastas.
Na sede da Seduc, a Orquestra Sinfônica, formada por estudantes da Escola Estadual Cívico-Militar Vila União, de Palmas, apresentou ao embaixador da Áustria uma mostra da música e da cultura tocantinense. Posteriormente, o Dr. Stefan Scholz reuniu-se com a equipe gestora da Secretaria para conhecer os programas do Governo do Estado para a Educação. Na ocasião, foram discutidas possibilidades de cooperação para a educação básica.
Dr. Stefan Scholz agradeceu a receptividade e destacou o interesse do governo austríaco em efetivar parcerias com o Tocantins, em especial nas áreas de turismo, cultura, educação e direitos humanos. “Em 2025 celebramos na Áustria o bicentenário do reconhecimento da Independência do Brasil. A Áustria e o Tocantins têm muito em comum na música folclórica e, assim como o Tocantins valoriza os indígenas, temos também nosso compromisso com os direitos das mulheres indígenas em parceria com a Funai e também nos direitos à terra”, pontuou.
Durante o encontro, foi discutida uma proposta para ensino bilíngue na educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental com material específico e a possibilidade de intercâmbios dos estudantes do Ensino Médio. “Quanto mais cedo o ensino da segunda língua for inserido, maior a efetividade do bilinguismo”, ressaltou o embaixador.
O sistema educacional austríaco é considerado um dos melhores do mundo e tem como particularidade o sistema de formação dual, em que as escolas e as empresas se unem para oferecer a formação acadêmica e profissional adequadas às exigências do mundo do trabalho.
Edinho Fernandes externou o interesse do Governo em estabelecer acordos com a Áustria para a Educação do Tocantins. “Colocamos nossa Pasta à disposição do embaixador para promovermos intercâmbios entre estudantes, para estudar essa proposta do ensino bilíngue nas séries iniciais, etapa que é de responsabilidade dos municípios, mas que tem a parceria forte com o Governo do Estado. Esse contato inicial é uma oportunidade importante para trazermos as boas práticas da Áustria para o Tocantins, um estado tão promissor em todas as áreas”, enfatizou Edinho Fernandes.
O secretário executivo da Seduc ainda apresentou um panorama da educação pública do Tocantins e os avanços da área. “Estamos vivendo um tempo de transformação da Educação com altos investimentos em tecnologia, na valorização dos servidores e em infraestrutura para as escolas. E tudo isso já tem demonstrado reflexos, a exemplo das notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em que despontamos entre os maiores índices na região Norte. O Tocantins tem agora políticas de governo para que as melhorias na educação continuem sendo desenvolvidas a longo prazo, gerando oportunidades de avançar na qualidade de vida dos tocantinenses”, concluiu.
Também participaram da reunião e apresentaram os potenciais do Tocantins ao embaixador da Áustria, os secretários de estado do Turismo, Hercy Filho, e da Cultura, Sebastião Pinheiro.
Visita à escola padrão do Estado
Na tarde desta quarta-feira, o secretário-executivo Edinho Fernandes ainda apresentou ao embaixador Dr. Stefan Scholz o Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, em Palmas. A escola alcançou índice 5,2 no Ideb 2023, sendo uma das melhores escolas de tempo integral do Tocantins.
O embaixador conheceu os laboratórios de física, química e demais estrutura do colégio, que é modelo padrão no estado.