O secretário Reginaldo Xerente representando o prefeito João Alberto Coelho Machado juntamente com o secretário executivo Ronaldo Xerente da Secretaria Municipal do Desenvolvimento dos Povos Indígenas, participaram das oficinas do Programa Jurisdicional de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) promovidas pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) no território Xerente.
As oficinas aconteceram nos dias 16 e 17 de maio nas aldeias Brupre e Brejo Comprido, reunindo caciques, lideranças, professores e comunidades.
Nas aldeias Recanto Krite, Funil e Centro de Ensino Médio Indígena Xerente (CEMIX), o encontro foi realizado em 19 e 20, e a consolidação das propostas colhidas nas oficinas dia 22, no CEMIX com as lideranças escolhidas durante o evento.
O encontro reuniu centenas de participantes das regiões do território Xerente, Brupre, Brejo Comprido, Funil, Suprawahâ, Porteira, Rio Sono e Tkaiwẽ, entre crianças, jovens, adultos, lideranças e anciãos para compreender o funcionamento do Programa Jurisdicional de REDD+, e a participação dos povos indígenas no subprograma destinado a povos originários, comunidades Quilombolas e Agricultores Familiares.
O secretário do Desenvolvimento dos Povos Indígenas, Reginaldo Xerente destacou a consulta da REDD+ aos povos indígenas Xerente afirmando que “ouvir e dialogar com o nosso povo é fundamental para assegurar os direitos constituídos, respeitando suas decisões que afetam os territórios Xerente e Funil”.
O QUE É O REDD+
O programa de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) é um mecanismo internacional da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima que incentiva países em desenvolvimento a proteger, manejar de forma sustentável e restaurar florestas.
Ele oferece compensações financeiras para reduzir emissões de gases de efeito estufa, ampliar estoques de carbono e conservar a biodiversidade. O programa evoluiu do conceito original REDD, incluindo atividades como conservação, manejo sustentável e reflorestamento, além de mitigar as mudanças climáticas, o REDD+ promove benefícios sociais, valorizando comunidades locais, especialmente povos indígenas e tradicionais, reconhecidos como guardiões das florestas. Seu funcionamento combina monitoramento das emissões evitadas, consulta às comunidades e pagamentos por resultados, unindo desenvolvimento sustentável à preservação ambiental.
CONSOLIDAÇÃO
A consolidação das propostas colhidas nas oficinas de Consulta Prévia Livre, Prévia e Informada (CPLI) realizadas nos territórios Xerente e Funil aconteceu na quinta-feira, 22, no CEMIX, com representantes escolhidos pelos participantes da Consulta Prévia.
ANUNCIE NO PORTAL LJ/PROGRAMA LEAL JUNIOR E COLHA OS FRUTOS DE UMA PROPAGANDA VISTA POR MILHARES DE PESSOAS DIARIAMENTE. VENDA MAIS! ENTRE EM CONTATO: (63) 98454.2348




