A Prefeitura de Lajeado realizou uma importante iniciativa na promoção da sustentabilidade e na preservação do meio ambiente ao firmar parceria com a Prefeitura de Paraíso do Tocantins no Projeto de Coleta de Pneus Irreversíveis.
O convênio prevê a coleta e a destinação adequada de pneus descartados incorretamente, contribuindo com a redução dos impactos ambientais, proliferação de doenças, poluição do solo e da água. O projeto, em Paraíso, já alcançou a marca de 50 mil pneus recolhidos e em breve Lajeado também contará com números positivos como resultado do trabalho que também será implantado no município. Além de Lajeado, nesta etapa, a cidade de Pium também aderiu à iniciativa. “É com muita alegria que nós recebemos aqui no gabinete o prefeito Júnior Bandeira para esse convênio. Agora, nós já somos 15 prefeituras da nossa região que compartilham dessa ideia inovadora”, disse o prefeito de Paraíso, Celso Morais. O encontro também contou com a presença do Engenheiro Ambiental Rhuan Vieira e da Secretária Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de Lajeado, Lenízia Costa.
O prefeito de Lajeado, Júnior Bandeira, destacou a importância do projeto: “Parabéns a todos os municípios que estão fazendo o seu dever de casa para contribuir com o meio ambiente e com a saúde das pessoas”. “Estamos felizes em estar com Paraíso do Tocantins compartilhando do mesmo propósito, que é uma causa tão importante e emergente para as questões ambientais”, finalizou Júnior Bandeira.
Efeitos do descarte inadequado dos pneus
Quando expostos à luz solar e chuvas, os pneus começam a se desfazer tanto em líquidos quanto em gases e contaminam ecossistemas inteiros e a atmosfera. Sua queima a céu aberto contamina o ar com uma fumaça altamente tóxica composta por carbono, dióxido de enxofre e outros poluentes atmosféricos que causam problemas respiratórios nas pessoas e também polui o solo infiltrando o lençol freático.
Comentários sobre este post