terça-feira, 6 de outubro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Brasil

Saiba quem é Fabio Baena, delegado preso em operação da PF contra o PCC

Baena era responsável por investigar crimes e suspeitos ligados ao Primeiro Comando da Capital

por CNN
17/12/2024
em Brasil
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Foram apreendidos dinheiro em espécie e armas de fogo. • Reprodução

Foram apreendidos dinheiro em espécie e armas de fogo. • Reprodução

CompartilharCompartilhar

O delegado de polícia Fábio Baena foi preso em uma operação contra policiais suspeitos de atuar para o PCC, na manhã desta terça-feira (17).

Baena foi citado pelo empresário Vinícius Gritzbach em delação premiada ao Ministério Público. Gritzbach foi assassinado no Terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos, no último dia 8 de novembro.

ARTIGOSRELACIONADOS

William Cardoso/Metrópoles

Aneel vota fim do contrato da Enel em SP nesta terça-feira (6/10)

06/10/2026
Divulgação/Neoenergia

Falta de energia afetará endereços em Santa Maria e Fercal nesta 3ª (6/10)

06/10/2026

A Corregedoria da Polícia Civil já havia afastado o delegado das atividades operacionais da corporação, após ter sido mencionado na delação.

Baena era responsável por investigar crimes e suspeitos ligados ao Primeiro Comando da Capital. Ele ganha um salário mensal bruto de mais de R$ 27 mil, segundo o Portal da Transparência do Governo de São Paulo.

Na época da repercussão pública do depoimento de Gritzbach, a defesa do policial afirmou, em nota, que “as mentiras propagadas por criminoso delator já foram objeto de ampla investigação conduzida pela Corregedoria da Polícia Civil e, arquivada, a pedido do próprio Ministério Público, o que veio a ser ratificado e confirmado em recurso apreciado pela Procuradoria Geral de Justiça”.Play Video

Com a delação, a polícia intensificou a investigação contra eles depois da morte do empresário do PCC e conseguiu reunir indícios apontando que eles haviam cometidos crimes. Ainda não há comprovação da ligação dos policiais com a execução de Vinicius, mas há uma suspeita sendo investigada.

Em nota, a defesa de Fábio Baena afirmou que está indignada e que a prisão não possui necessidade. Leia abaixo.

“A defesa constituída do Delegado de polícia Dr. Fábio Baena Martin e do investigador Eduardo Monteiro, indignada, esclarece que a prisão hoje cumprida não possui necessidade, idoneidade e se constitui em arbitrariedade flagrante. Inadmissível no Brasil se banalizar o direito à liberdade, decretando-se prisão midiática, sem contemporaneidade, e o mais grave, por fatos que já foram investigados e arquivados pela Justiça, por recomendação do próprio Ministério Público. A palavra pueril de um mitômano, sem qualquer elemento novo de prova, não poderia jamais motivar medida tão excepcional, afrontando o status dignitatis e libertatis dos nossos constituídos. Esclareça-se também que ambos compareceram espontaneamente para serem ouvidos e jamais causaram qualquer embaraço às repetidas investigações. Ademais, a defesa denuncia o gravíssimo fato que não se deu o Direito e oportunidade ao Delegado Baena contatar seus advogados avisando de sua prisão e do cumprimento do mandado de busca, o que somente reforça a ilegalidade denunciada. A defesa está tomando todas as medidas para fazer cessar, imediatamente, a coação espúria constatada”. 

Entenda a operação

A Operação Tacitus desta terça é realizada pela Polícia Federal e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público, com apoio da Corregedoria da Polícia Civil de SP.

A ação partiu do cruzamento de diversas investigações sobre o PCC, inclusive o assassinato do empresário Vinícius Gritzbach, executado no Aeroporto de Guarulhos no último dia 8 de novembro.

Além do delegado Fábio Baena, três policiais civis já foram presos na ação de hoje. Um quarto agente ainda é procurado.

A investigação iniciou a partir de análise de provas obtidas em diversas investigações policiais que envolveram movimentações financeiras, colaboração premiada e depoimentos.

A apuração revelou o modo complexo que os investigados se estruturaram para exigir propina e lavar dinheiro para suprir os interesses da organização criminosa.

Nesta terça, 130 policiais federais e agentes da Corregedoria cumprem oito mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Bragança, Igaratá e Ubatuba.

Os suspeitos podem responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva e ocultação de capitais. As penas somadas podem chegar a 30 anos de prisão

Anterior

Parcial da enquete da Fazenda sugere que grupão está com os dias contados; veja

Próximo

Veja quem são os policiais presos em operação da PF contra o PCC

Próximo
PF faz operação contra o PCC em SP • Reprodução/CNN

Veja quem são os policiais presos em operação da PF contra o PCC

LEIA TAMBÉM

Educação

UFT recebe mais de mil estudantes na 5ª Feira das Profissões e Um Dia no Câmpus

06/10/2026
Educação

No Câmpus de Arraias, extensão universitária utiliza literatura para promover reflexão em Unidade Penal

06/10/2026
Saúde

Anvisa cria regras para produção artesanal de cosméticos no Brasil

06/10/2026
Saúde

Anvisa aprova medicamento para tratar doença de Fabry em adultos

06/10/2026
Saúde

Envelhecimento varia conforme hábitos de vida ao longo do tempo

06/10/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Segurança

Criança morre no TO enquanto brincava em rede

06/10/2026
Segurança

Homem é morto a tiros dentro de casa em Palmas

06/10/2026
Esportes

Alonso está próximo de disputar o Rali Dakar em 2027 pela Aston Martin

06/10/2026
Política

Após faltar a debates no 1º turno, Flávio diz que vai no 2°: “Importantes”

06/10/2026
Palmas

IEL abre 23 vagas de estágio em várias cidades do TO com bolsas de até R$ 1,3 mil

06/10/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Criança morre no TO enquanto brincava em rede
  • Homem é morto a tiros dentro de casa em Palmas
  • Alonso está próximo de disputar o Rali Dakar em 2027 pela Aston Martin

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Sede do IML de Palmas — Foto: Divulgação/SSP

Criança morre no TO enquanto brincava em rede

06/10/2026
O caso foi registrado no Setor Morada do Sol 3, em Palmas — Foto: Reprodução/Tv Anhanguera

Homem é morto a tiros dentro de casa em Palmas

06/10/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.