Adicionar aveia ao café da manhã é uma escolha prática e versátil. O alimento combina facilmente com frutas, iogurtes e mel, oferecendo opções para variar a primeira refeição do dia.
Rico em fibras, o cereal aumenta o aporte de ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitamina B1 e vitamina B5 para o corpo.
Em entrevista anterior ao Metrópoles, a nutricionista clínica e funcional Andrea Ferrara, da Clínica Bottura, em São Paulo, explicou que as fibras solúveis, como as beta-glucanas, ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim, ao formar um gel no intestino que dificulta a absorção de gordura. O efeito também contribui para a redução do risco de doenças cardiovasculares.
Outro benefício das fibras beta-glucanas está no controle da glicemia. “A digestão mais lenta proporcionada por essas fibras mantém os níveis de açúcar no sangue mais equilibrados, evitando picos de glicemia”, destacou Andrea.
Além de favorecer a saúde cardiovascular, o consumo regular de aveia promove o bom funcionamento do intestino. “O consumo, acompanhado da devida hidratação, ajuda a formar um gel espesso no intestino, que melhora o trânsito intestinal”, disse Gabrieli Comachio, nutricionista que atua no Mato Grosso, em entrevista anterior ao Metrópoles.Play Video
Segundo ela, a aveia pode ser consumida diariamente, na quantidade de uma a duas colheres de sopa, e incorporada a receitas ou utilizada como complemento de iogurtes e saladas.
A aveia também é uma aliada no controle do peso. A nutricionista Camila Pedrosa, que atende em Brasília, ressaltou em entrevista anterior ao Metrópoles, que o cereal proporciona sensação de saciedade, ajudando a evitar a fome excessiva entre as refeições. “O efeito é especialmente útil para quem busca emagrecer, pois reduz a vontade de beliscar ao longo do dia”.
De maneira geral, a aveia é um alimento seguro para o consumo diário, mas pessoas com alergias alimentares ou condições como doenças inflamatórias intestinais devem consultar um profissional de saúde antes de incluí-la na dieta.
Veja seis razões para comer aveia no café da manhã todos os dias:
1 – Aliada no emagrecimento
A aveia contém carboidratos de absorção lenta que prolongam a sensação de saciedade, ajudando a controlar o apetite. Em uma dieta equilibrada, essa propriedade auxilia na redução do consumo excessivo de calorias, favorecendo o processo de emagrecimento.
2 – Proteção contra doenças cardiovasculares
A fibra beta-glucana presente na aveia reduz a absorção de gorduras no intestino, o que ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, contribuindo para a prevenção de doenças cardiovasculares.
3 – Equilíbrio nos níveis de açúcar no sangue
As fibras presentes no cereal retardam a absorção de carboidratos, evitando picos de açúcar no sangue e mantendo os níveis de glicose mais estáveis ao longo do dia. O efeito é especialmente benéfico para pessoas que buscam controlar a glicemia ou possuem resistência à insulina.
4 – Melhora a saúde digestiva
Com alta concentração de fibras solúveis, a aveia estimula o funcionamento regular do intestino e contribui para a manutenção de uma microbiota saudável. Com isso, ela melhora a absorção de nutrientes e apoia a imunidade, fortalecendo o organismo de maneira geral.
5 – Combate aos radicais livres
A aveia é fonte de antioxidantes como avenantramidas e compostos fenólicos, que neutralizam os radicais livres no organismo, protegendo as células contra danos oxidativos, retardando o envelhecimento precoce e promovendo a saúde da pele.
6 – Controle da pressão arterial
A aveia contém avenantramida, um antioxidante que estimula a produção de óxido nítrico, substância responsável pelo relaxamento dos vasos sanguíneos. O efeito melhora a circulação e contribui significativamente para o controle da pressão arterial.