quinta-feira, 4 de dezembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Quais as complicações da raiva humana e por que é tão letal?

Mulher morreu no último sábado (11) após ter contraído raiva humana no Agreste de Pernambuco; foi o primeiro caso da doença no estado nos últimos oito anos

CNN por CNN
14/01/2025
em Saúde
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Mulher morreu em Pernambuco em decorrência de raiva humana após ter sido atacada por um sagui • Irena Sowinska/GettyImages

Mulher morreu em Pernambuco em decorrência de raiva humana após ter sido atacada por um sagui • Irena Sowinska/GettyImages

CompartilharCompartilhar

Uma mulher morreu no último sábado (11) após ter contraído raiva humana no Agreste de Pernambuco. Ela estava internada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (HUOC/UPE) em estado grave, após ser atacada por um sagui. Pernambuco havia confirmado o caso na quarta-feira (8), após oito anos sem registros de raiva humana no estado.

A raiva é uma doença infecciosa grave causada por um vírus do gênero Lyssavirus. A infecção, que pode afetar humanos, rebanhos e animais domésticos, causa a inflamação progressiva do cérebro, com letalidade próxima a 100%.

ARTIGOSRELACIONADOS

Flavio Coelho/Gettyimages

Remédio para pré-eclâmpsia pode agir contra câncer no cérebro

03/12/2025
Divulgação/Instituto Butantan

Butantan desenvolverá vacina contra raiva com nova tecnologia de RNA

03/12/2025

“O vírus da raiva afeta, basicamente, o sistema nervoso central, principalmente o cérebro. Por isso, os sintomas manifestados são, primariamente, as alterações do estado de consciência, como depressão, sonolência e, muito frequentemente, a irritação”, explica Renato Grinbaum, infectologista e professor do curso de Medicina da Universidade Cidade de S. Paulo (Unicid), à CNN.

Além disso, a raiva humana causa fraqueza e espasmos musculares, inclusive nos músculos do esôfago, levando à hidrofobia — incapacidade de ingerir líquidos e a própria saliva, levando à salivação excessiva, um sintoma característico da raiva.

“Normalmente, é uma doença que vai progredindo para um dano cerebral grave e irreversível, e é letal porque o vírus afeta regiões muito nobres do cérebro de forma muito rápida, não dando tempo do organismo esboçar qualquer reação satisfatória”, afirma o especialista.Play Video

“Existem pouquíssimos casos de recuperação da raiva. Porém, nessas situações, a destruição é tão intensa, tão severa, que a pessoa perde o estado de consciência e tem paralisias múltiplas. É um estado de vida muito precário, dependente de aparelhos e de cuidados, uma sobrevida muito difícil”, completa.

Vírus da raiva não tem cura e a prevenção é essencial

O vírus da raiva não pode ser tratado e nem curado. “Praticamente, todos os indivíduos que adquirem raiva falecem. Então, é de extrema importância que a pessoa que sofre uma mordedura [de um cachorro ou outro mamífero desconhecido] faça a profilaxia contra a raiva, e a vacina é extremamente eficaz”, alerta Moacyr Silva, infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein, à CNN.

De acordo com o especialista, a vacina antirrábica utilizada após o ferimento causado por um animal é definida de acordo com o local afetado. “Dependendo do local da mordedura — por exemplo, região da face e das mãos são áreas em que o vírus tem maior facilidade de chegar ao sistema nervoso central — e dependendo da gravidade, você categoriza qual o tipo de vacinação que a pessoa vai receber. Então, isso é um fator que facilita qualquer prevenção”, afirma.

Além disso, a vacinação de cães e gatos é uma das formas mais eficazes de prevenir a raiva animal e a transmissão aos humanos. Como medida de prevenção, o ministério recomenda evitar aproximação e o toque de animais desconhecidos, principalmente quando estiverem se alimentando, com filhotes ou dormindo.

Em caso de agressão por animais, é preciso lavar o ferimento com água corrente e sabão imediatamente e buscar atendimento médico para orientações sobre a necessidade de receber a vacina antirrábica.

“Não existe nenhum tratamento eficaz, nenhum antiviral que seja eficaz para o tratamento da raiva. Então, a melhor medida é a prevenção. Se você tem uma mordida de algum animal silvestre, de um gato, de um cachorro, de um macaco, deve procurar imediatamente o médico para ele fazer a profilaxia e, dependendo do tipo de lesão, o tratamento com soro antirrábico, além da vacina”, orienta Silva.

O Ministério da Saúde recomenda a vacinação de maneira preventiva para grupos considerados de risco, de acordo com a atividade desempenhada:

  • Médicos veterinários; biólogos; profissionais de laboratório de virologia e anatomopatologia para raiva; estudantes de medicina veterinária, zootecnia, biologia, agronomia, agrotécnica e áreas afins;
  • Pessoas que atuam na captura, contenção, manejo, coleta de amostras, vacinação, pesquisas, investigações ecopidemiológicas, identificação e classificação de mamíferos como os domésticos (cão e gato) ou de produção (bovídeos, equídeos, caprinos, ovinos e suínos), animais silvestres de vida livre ou de cativeiro, inclusive funcionários de zoológicos;
  • Pesquisadores de cavernas (espeleólogos), guias de ecoturismo, pescadores e outros profissionais que trabalham em áreas de riscos.
Anterior

6 mudanças simples na alimentação para fazer em 2025 e ter mais saúde

Próximo

Conab mantém expectativa de safra de grãos em 322,3 milhões de toneladas

Próximo
Recuo dos preços da soja e do milho se deve às boas condições meteorológicas para o desenvolvimento da safra na América do Sul — Foto: iStock/Mapa

Conab mantém expectativa de safra de grãos em 322,3 milhões de toneladas

LEIA TAMBÉM

Esportes

Morre Índio, ex-árbitro da elite do futebol brasileiro, aos 55 anos

03/12/2025
Esportes

Brasileirão: veja onde assistir ao duelo entre Fortaleza x Corinthians

03/12/2025
Esportes

Em busca da taça: onde assistir a Flamengo x Ceará pelo Brasileirão

03/12/2025
Esportes

Atlético-MG x Palmeiras: saiba onde assistir ao duelo pelo Brasileirão

03/12/2025
Palmas

Com medidas da atual gestão, Previpalmas supera oito anos de pendências e recupera aptidão ao CRP Administrativo

03/12/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Esportes

PMTO prende homem com drogas sintéticas e substâncias análogas a maconha em Palmas

03/12/2025
Segurança

PMTO cumpre cerca de mil mandados de prisão nos primeiros 11 meses de 2025

03/12/2025
Política

Fachin questiona defesa remota de servidora: “DPU é em Brasília, não?”.

03/12/2025
Política

Lula: “Vagabundo que bate em mulher não precisa votar em mim”

03/12/2025
Política

Lewandowski demite Alexandre Ramagem e Anderson Torres da PF

03/12/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • PMTO prende homem com drogas sintéticas e substâncias análogas a maconha em Palmas
  • PMTO cumpre cerca de mil mandados de prisão nos primeiros 11 meses de 2025
  • Fachin questiona defesa remota de servidora: “DPU é em Brasília, não?”.

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Objetos apreendidos - Foto: Ascom 6ºBPM

PMTO prende homem com drogas sintéticas e substâncias análogas a maconha em Palmas

03/12/2025
Atuação intensa da PMTO nas ruas do estado resultou no cumprimento de 959 mandados de prisão entre janeiro e novembro de 2025 - Foto: Ascom PM TO

PMTO cumpre cerca de mil mandados de prisão nos primeiros 11 meses de 2025

03/12/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.