Após prorrogação da data de vencimento pelo MEC (Ministério da Educação), o boleto de pagamento da taxa de inscrição da PND (Prova Nacional Docente) deve ser pago até esta quarta-feira (6). Somente após o pagamento é que o candidato que não foi contemplado com a isenção do valor estará oficialmente inscrito no exame.
A edição de 2025 da PND, também chamada de “Enem dos Professores” e “CNU dos Professores”, registrou a adesão de 22 estados e 1.508 municípios, incluindo 18 capitais. A aplicação do exame está agendada para 26 de outubro de 2025.
Como pagar o boleto da PND?
Para pagar o boleto referente à taxa de inscrição da PND, o candidato deve acessar o Sistema PND, efetuar o login com os dados cadastrados e seguir as seguintes etapas:
- Gerar a GRU Cobrança no sistema, que será utilizada para o pagamento da taxa de inscrição;
- Escolher a forma de pagamento disponível, como Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, conforme as opções oferecidas pela instituição financeira;
- Efetuar o pagamento da taxa de R$ 85, respeitando os horários de compensação bancária.
Após concluir o pagamento, o participante deve aguardar a compensação bancária para que a inscrição seja confirmada.
O que é a Prova Nacional Docente?
A PND é uma oportunidade para todos aqueles com formação em licenciatura que desejam participar de concursos ou processos seletivos públicos. O resultado da prova pode ser usado como etapa única ou complementar para admissão. Além disso, a prova também é obrigatória para estudantes habilitados e inscritos no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) das Licenciaturas 2025.
A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, do MEC (Ministério da Educação), que busca reconhecer, qualificar e incentivar a docência no país. A prova terá a mesma matriz do Enade das Licenciaturas e será realizada anualmente.