A capital tocantinense será palco, no próximo 30 de maio de 2025, da estreia do projeto “Biblioteca Mágica Itinerante Inclusiva – (Re)encantando a formação de leitores(as) com magia e poesia”, idealizado pela professora, escritora e doutora em Letras pela UFT, Gislene Camargos. A proposta foi aprovada com recursos da Lei Aldir Blanc (PNAB) do município de Palmas e visa promover o acesso à literatura, à poesia e à cultura de forma inclusiva, itinerante e encantadora.
A programação de estreia ocorrerá em dois momentos no dia 30/05:
Às 9h, na Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo;
Às 17h30, no Museu Casa Suçuapara (Parque Cesamar), com programação aberta ao público.
Destaque especial para a apresentação musical do cantor Aluísio Alves, que participará das duas sessões do projeto com um repertório que une música e poesia, criando uma atmosfera ainda mais sensível e inspiradora para os participantes.
Além da atração musical, o evento contará com a participação de escritores(as) tocantinenses, que estarão presentes realizando leituras, bate-papos e partilhando suas obras com o público. Em cada espaço por onde o projeto passar, livros de autores locais serão doados para os acervos das bibliotecas das escolas e equipamentos culturais visitados, ampliando o acesso à produção literária regional.
Com mais de 20 anos de atuação em Palmas, o projeto Biblioteca Mágica, agora em novo formato itinerante e acessível, propõe uma experiência literária e artística voltada para crianças, jovens, educadores(as), artistas locais, pessoas com deficiência e o público em geral, estimulando a leitura, a escrita criativa e o reconhecimento da produção cultural tocantinense.
Objetivos do projeto:
Facilitar o acesso a obras de escritores(as) tocantinenses;
Estimular o hábito da leitura e o gosto pela poesia;
Integrar literatura, música e outras artes;
Promover ações de inclusão social e acessibilidade cultural;
Contribuir para a formação de leitores(as) críticos(as) e sensíveis;
Estimular a criação literária por meio de oficinas e mediações de leitura.
As atividades serão realizadas prioritariamente em escolas públicas e espaços culturais com acessibilidade arquitetônica, comunicacional e atitudinal, reforçando o compromisso com a inclusão social e a democratização da
cultura.