O Procon Tocantins está participando da 36ª Reunião Ordinária do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), que acontece em Porto Alegre (RS) entre os dias 27 e 29 de agosto. O encontro reúne representantes de Procons de todo o Brasil, autoridades federais, estaduais, municipais e instituições parceiras.
O superintendente do Procon Tocantins, Euclides Correia, o diretor de Fiscalização, Magno Silva, a diretora de Atendimento, Núbia Dias, e a assessora de Gabinete, Kariny Fontoura, estão representando o Tocantins na 36ª Reunião Ordinária do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC).
O evento é organizado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e busca fortalecer a integração entre os órgãos de defesa do consumidor, promover qualificação de gestores públicos, compartilhar boas práticas e alinhar estratégias para modernização do SNDC.
A programação traz painéis temáticos, com destaque para a comemoração dos 18 anos da Escola Nacional de Defesa do Consumidor, debates sobre educação para o consumo, prevenção e tratamento do superendividamento, além de discussões sobre temas atuais como as apostas on-line (bets). A iniciativa reforça a importância da educação e da informação para garantir consumidores mais conscientes e protegidos.
Na sequência, nos dias 28 e 29 de agosto, também na capital gaúcha, os representantes do Procon Tocantins participarão do XXIII Congresso da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCon). Considerado um dos principais fóruns nacionais voltados à defesa do consumidor, o evento promove discussões técnicas, jurídicas e institucionais sobre os direitos dos consumidores, reunindo membros do Ministério Público, juristas, gestores públicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil.
As duas agendas reforçam o compromisso do Procon Tocantins em acompanhar as mudanças nas relações de consumo e contribuir para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção dos consumidores.