Aconteceu nesta sexta-feira, 05, a solenidade de Formatura do I Curso de Atirador Designado Policial, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), na Capital Palmas. O curso teve como objetivo a capacitação de policiais militares para desempenharem a função de atirador designado policial, qualificando-os em técnicas de armamento e tiro de média distância. A instrução teve carga horária de 102 (cento e duas) horas-aula, em regime presencial, distribuídas em sete disciplinas, ao longo de duas semanas. Foram 48 policiais militares do Tocantins, divididos em três turmas, que concluíram a qualificação em técnicas de armamento e tiro de média distância na doutrina de atirador designado.
O corpo discente foi composto por policiais militares que operam nas unidades do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Operações de Choque (BPCHOQUE), do Comando de Operações e Divisas (COD) pertencente ao Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas, Força Tática e Patrulha Rural dos batalhões de área, e teve como coordenador o Major José Elianeo de Souza Pereira e como instrutor o Sargento Avelino Gonzaga Mendes Júnior.
Os policiais foram habilitados com o armamento de dotação de seu grupamento, também com o intuito de ampliar o perímetro de segurança da equipe policial, contemplando importante recurso em resposta, dentro do plano de defesa, principalmente, aos crimes violentos e furtos qualificados realizados em instituições financeiras no estado de Tocantins.
Durante o evento de formatura houve homenagem aos veteranos da PMTO, vídeo institucional com melhores momentos do curso, entrega de homenagens aos primeiros colocados. Os brevês e manicacas foram entregues aos formandos por seus padrinhos e madrinhas. O Cabo PM José Yuri Pinto de Souza foi o orador da turma e realizou o discurso.
Para o Coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, Comandante-Geral da PMTO, ressaltou o compromisso da Polícia Militar com a qualificação dos policiais. “Essa solenidade é mais uma importante para PMTO, porque fica evidenciado o compromisso que a instituição tem com a qualificação, com o preparo profissional, tendo como objetivo ter policiais capacitados para manter a segurança da população tocantinense”, destacou o Coronel Barbosa.
Presentes
Estiveram presentes também o Chefe do Estado-Maior, Coronel PM Cláudio Thomaz Coelho de Sousa, o Subchefe do Estado-Maior da PMTO, Coronel Marizon Mendes Marques, o Secretário Chefe da Casa Militar, Coronel PM Wander Araújo Vieira, o Chefe do Estado- Maior do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Andreya de Fátima Bueno, o Assessor Junto à Secretário da Segurança Pública, Coronel PM Félix Francisco dos Santos Neto, representando o Secretário de Segurança Pública, Wlademir Costa, o Capitão Marcos Vinicius Costa Campos, representando o Comandante do 22º Batalhão de Infantaria, Coronel Edmur Benites Ramos, o Diretor Presidente da Fundação Pró-Tocantins, Coronel RR Luiz Cláudio Benício, e demais autoridades civis e militares.