Quase dois anos depois de ter vencido o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) de 2022 na categoria de Microempreendedora Individual (MEI), a vida de Marina Ulhôa, proprietária do salão de beleza Fusilli – especializado em cabelos cacheados, ondulados e crespos –, melhorou significativamente. Nesse período, o faturamento da loja dobrou, passou a ser uma Microempresa (ME), já tem uma filial, novas colaboradoras foram contratadas e ela ainda conseguiu tempo para lançar a sua própria marca de cosméticos, a OCCs, um sonho desde a época da faculdade de farmácia.
“O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios possibilitou ter visibilidade, ter esse reconhecimento, aumentando ainda mais a nossa credibilidade e dando a certeza de que a gente estava no caminho certo. É muito gratificante”, comenta a proprietária. Referência em atenção humano capilar, o salão começou a partir da sua transformação pessoal e quando ela viu uma oportunidade de acolher mulheres que passavam pela mesma transição.
“Após a premiação, portas se abriram, oportunidades apareceram e a gente aproveitou todas elas. Processos de crescimento só foram possíveis também a partir desse reconhecimento, junto com as capacitações, a vontade de empreender, de crescer e de entregar para o mercado serviços e produtos de impacto, tanto social quanto ambiental”.
Marina Ulhôa, dona do salão de beleza Fusilli.
A empreendedora conta que não imaginava um crescimento tão rápido, mas ressalta a importância do Sebrae. “Está conosco desde antes da abertura, nas capacitações, nos cursos, sendo parceiro nesse processo de empreendedorismo, que era muito novo para a gente”, lembra a dona do Fusilli.
Marina Ulhôa ressalta a importância de as empreendedoras se inscreverem no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que se encerra na próxima semana. “São mulheres que motivam, ajudam e contratam outras mulheres. Não deixem de contar suas histórias, de participar do prêmio e, acima de tudo, não deixem de investir na capacitação. Busquem conexões, informações e sempre acreditem no seu potencial e nas suas habilidades”, orienta. “Empreender gera autonomia e independência para nós, mulheres. Então, se eu posso deixar uma dica, além de acreditar no sonho de vocês, é necessário se capacitar”, continua.
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
A premiação tem o objetivo de dar visibilidade e reconhecimento às empreendedoras brasileiras. Elas concorrem em cinco categorias: Microempreendedora Individual (MEI), Pequeno Negócio, Produtora Rural, Ciência e Tecnologia (proprietárias de empresas de base tecnológica) e Negócios Internacionais.
As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 17 de agosto. Basta acessar o site oficial do prêmio. Além de preencher o formulário eletrônico, é necessário enviar um vídeo curto no formato de pitch, com a apresentação da empreendedora candidata. Para ajudar na gravação, o Sebrae disponibiliza no site um tutorial com dicas de como produzir o vídeo.
O PSMN é composto por três etapas: estadual, regional e nacional. Na primeira delas, são escolhidas até cinco candidatas por estado/DF, sendo uma de cada categoria. Todas as vencedoras seguem para a fase regional, de caráter eliminatório, quando as mais bem avaliadas em cada categoria serão escolhidas por região (Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste). Cada região terá apenas uma candidatura por categoria indicada para disputar a fase nacional, totalizando até 25 candidatas para a grande final, marcada para acontecer em evento especial em Brasília (DF). (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)