segunda-feira, 22 de junho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Mpox: creme antisséptico feito no Brasil pode proteger contra o vírus

Em testes realizados pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), produto mostrou eficácia para inativar e matar vírus MPXV e suas variantes

por CNN
22/08/2024
em Saúde
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Creme antisséptico desenvolvido no Brasil é capaz de matar os vírus do mpox e suas variantes, mantendo a pele protegida por até 4 horas • Navinpeep/GettyImages

Creme antisséptico desenvolvido no Brasil é capaz de matar os vírus do mpox e suas variantes, mantendo a pele protegida por até 4 horas • Navinpeep/GettyImages

CompartilharCompartilhar

Um creme antisséptico para mãos desenvolvido no Brasil mostrou ser efetivo na proteção contra o vírus da mpox. Em testes realizados pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), o “Phitta Cream” foi capaz de inativar e matar o MPXV, vírus causador da doença, e suas variantes por até quatro horas.

“Nós testamos o creme na cepa que está causando o surto atual da doença e que levou a OMS [Organização Mundial da Saúde] a decretar emergência global em saúde [pública]. O produto foi capaz de inativar o vírus em diferentes tempos: em minutos, uma, duas, três e quatro horas”, afirma o professor Edison Luiz Durigon, coordenador do Laboratório de Virologia Clínica e Molecular do ICB-USP, em comunicado à imprensa. Durigon foi um dos responsáveis por isolar o vírus da mpox no Brasil.

ARTIGOSRELACIONADOS

Hospital e Maternidade Dona Regina celebra 27 anos de serviços prestados à população tocantinense e consolida trajetória de referência em saúde materno-infantil.

Hospital e Maternidade Dona Regina completa 27 anos como referência em saúde materno-infantil no Tocantins

22/06/2026
Juan Gaertner/Science Photo Library/Getty Images

 Pacientes com ELA podem levar até 16 meses para ser diagnosticados

22/06/2026

O creme utiliza um princípio ativo chamado Phtalox, desenvolvido com nanotecnologia pelo Instituto de Química da USP. “É uma espécie de oxigênio, derivado do corante natural ftalocianina, que age no capsídeo do vírus, provocando sua oxidação. Assim, consegue destruir a camada superficial do micro-organismo, o suficiente para inativá-lo”, explica o pesquisador. Essa proteção também se aplica à nova cepa da mpox, que é mais transmissível e causa maior mortalidade. É possível verificar o laudo com os resultados do teste aqui.

A mpox é uma doença infecciosa causada por um vírus do gênero Orthopoxvirus, o mesmo do vírus da varíola (já erradicada). A transmissão ocorre por meio do contato com pessoas infectadas ou materiais contaminados pelo vírus. A doença é caracterizada pelas lesões na pele, mucosas e órgãos internos, além de sintomas como febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fraqueza.

Na semana passada, a OMS declarou o atual surto de mpox — que atinge, principalmente, a África e alguns países fora do continente africano, como a Suécia — uma emergência de saúde pública global. A declaração ocorre diante da circulação do clado 1B, uma cepa com maior transmissibilidade e maior taxa de mortalidade no continente africano, com chances de se espalhar para outras regiões do mundo. No Brasil, ainda não há casos de mpox causados pela nova variante, apenas pela clado 2, que é associada a uma infecção menos grave.

“Acreditamos que o Phitta Cream será um importante aliado para o controle da doença, pois a transmissão da mpox também ocorre por contato com objetos contaminados”, afirma Sergio Bertucci, fundador e CEO da startup Use Phitta Cream, que detém a patente do produto.

Outras formas de prevenir a mpox

De acordo com o Ministério da Saúde, a principal forma de se proteger contra a mpox é evitar o contato direto com pessoas com suspeita ou confirmação da doença. Em caso de necessidade de contato com a pessoa infectada — caso seja um cuidador, familiar próximo ou profissional da saúde — utilizar luvas, máscaras, avental e óculos de proteção.

A pasta também orienta lavar regularmente as mãos com água e sabão e utilizar álcool em gel, principalmente após o contato com a pessoa infectada e seus objetos de uso pessoal. Lavar as roupas de cama, roupas, toalhas, lençóis, talheres e objetos pessoais da pessoa com água morna e detergente. Limpar e desinfectar todas as superfícies contaminadas e descartar os resíduos contaminados (por exemplo, curativos) de forma adequada.

Além disso, a vacina também é importante para a prevenção da mpox. Segundo o Ministério da Saúde, estratégia de vacinação prioriza a proteção das pessoas com maior risco de evolução para as formas graves da doença. São elas:

  • Pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA): homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais; com idade igual ou superior a 18 anos; e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses;
  • Profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 2 (NB-2), de 18 a 49 anos de idade;
  • Pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco, conforme recomendações da OMS, mediante avaliação da vigilância local.
Anterior

Conheça 11 doenças raras e entenda os desafios do diagnóstico

Próximo

Em Gurupi, Polícia Civil do Tocantins prende mulher foragida do MS condenada por corrupção de menores e tortura

Próximo
Mulher estava foragida e foi presa nesta terça - Luiz de Castro/Governo do Tocantins

Em Gurupi, Polícia Civil do Tocantins prende mulher foragida do MS condenada por corrupção de menores e tortura

LEIA TAMBÉM

Esportes

Brasil treina com Neymar e sem Alisson antes de jogo contra a Escócia

22/06/2026
Esportes

Messi passa Klose e se isola como o maior artilheiro da Copa do Mundo

22/06/2026
Esportes

Ex-Santos e Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda é anunciado pelo Racing

22/06/2026
Agricultura e Pecuária

Altas dos preços do feijão têm repasse gradual ao consumidor

22/06/2026
Agricultura e Pecuária

Preços da mandioca reagem após mais de dois meses de queda, diz Cepea

22/06/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Palmas

Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Palmas receberá premiação da Unicef

22/06/2026
Palmas

Prefeitura inicia programa de manutenção das estradas rurais de Palmas 

22/06/2026
Tocantins

Tocantínia vence Batalhão no primeiro confronto da final e confirma o favoritismo para ganhar o título do Copão Regional Centro

22/06/2026
Tocantins

Tocantins Parcerias concorre ao Prêmio IEL de Talentos com projeto de estágio inovador

22/06/2026
Palmas

Ambulatório de Feridas do HGP acelera recuperação de pacientes e reduz tempo de internação

22/06/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Palmas receberá premiação da Unicef
  • Prefeitura inicia programa de manutenção das estradas rurais de Palmas 
  • Tocantínia vence Batalhão no primeiro confronto da final e confirma o favoritismo para ganhar o título do Copão Regional Centro

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Aldenes Lima

Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Palmas receberá premiação da Unicef

22/06/2026
Foto: Júnior Suzuki

Prefeitura inicia programa de manutenção das estradas rurais de Palmas 

22/06/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.