O Ministério da Saúde ampliou, nesta sexta-feira (21), o público-alvo da vacinação contra dengue. A medida visa remanejar a aplicação de doses com vencimento próximo, entre 30 junho e 31 julho deste ano.
A pasta informou, em nota, que mantém a recomendação de vacinação contra a dengue na faixa etária de 10 a 14 anos de idade. No entanto, se o município tiver doses de vacina dengue (atenuada) com vencimento próximo, devem ser seguidas algumas orientações.
Remanejamento
Os estados que tenham municípios que ainda não receberam a vacina da dengue (atenuada) devem realizar, preferencialmente, o remanejamento dessas doses com vencimento próximo para esses territórios.
Já os estados com todos os municípios contemplados, essas doses poderão ser aplicadas em pessoas da faixa etária de 6 a 16 anos de idade, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde.
Somente se os dois procedimentos anteriores não forem suficientes, a estratégia poderá ser ampliada até o limite etário especificado na bula da vacina dengue (atenuada), que compreende dos 4 aos 59 anos 11 meses e 29 dias de idade, conforme a disponibilidade.
Doses
O Ministério da Saúde informou que foram adquiridas 5,2 milhões de doses e outras 1,3 milhão foram doadas do laboratório, as quais tinham prazo menor de validade e foram entregues antes dos primeiros lotes da compra.
A nota técnica esclarece que as doações de tais doses foram sugeridas considerando a indisponibilidade de doses com prazo de validade mínimo para compra.
Comentários sobre este post