sábado, 8 de novembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Menopausa pode aumentar risco de transtornos psiquiátricos, diz estudo

Descoberta é de pesquisadores do Reino Unido e reforça relação entre o período de menopausa e saúde mental

CNN por CNN
31/08/2024
em Saúde
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

Um estudo publicado neste mês na Nature Mental Health, revista científica de renome, mostrou que a perimenopausa pode aumentar os riscos de transtornos mentais, como depressão e mania, condição caracterizada pelo humor elevado e que, geralmente, está associado ao transtorno bipolar. A perimenopausa é o período que antecede a última menstruação e caracteriza a transição entre a fase reprodutiva e não-reprodutiva da mulher.

A relação entre a menopausa e mudanças de humor já foi bem estabelecida por estudos anteriores, porém, segundo os autores da pesquisa, o conhecimento do risco de um amplo espectro de transtornos psiquiátricos associados ao climatério ainda é limitado. Diante disso, o objetivo do estudo foi investigar se a perimenopausa poderia estar associada ao aumento do risco de desenvolver transtornos psiquiátricos em comparação com a fase reprodutiva.

ARTIGOSRELACIONADOS

Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Anvisa libera venda de omeprazol sem necessidade de prescrição médica

08/11/2025
Foto: Getty Images

Whey ou albumina? Entenda as diferenças entre os suplementos

08/11/2025

Para isso, os pesquisadores utilizaram o UK Biobank, um grande banco de dados do Reino Unido, e analisaram informações sobre menopausa e histórico psiquiátrico de 128.294 mulheres que estavam inscritas no banco. Os dados foram obtidos de entrevistas administradas por enfermeiras e questionários online.

As taxas de incidência de transtornos psiquiátricos durante a menopausa (quatro anos em torno do período menstrual final) foram comparadas com o período de referência pré-menopausa (de seis a 10 anos antes do período menstrual final). As taxas foram calculadas para transtorno depressivo, mania e transtornos do espectro da esquizofrenia.

Segundo o estudo, as mulheres que estavam na perimenopausa tiveram um risco 52% maior de desenvolver algum tipo de transtorno psiquiátrico em comparação com o período anterior à menopausa. Em relação à mania, o risco foi 112% maior nesse período. Já a depressão foi 30% mais incidente na perimenopausa. Por outro lado, não foi encontrada relação entre a perimenopausa e o surgimento de transtornos do espectro da esquizofrenia.

“Ao fazer a análise, o estudo pode observar que existe, de fato, uma associação encontrada entre distúrbios do humor, particularmente, a depressão e mania, no período da menopausa do que no período reprodutivo, claramente implicando, de maneira significativa, as ocorrências de deficiência hormonal da menopausa com o aparecimento desses sintomas”, analisa César Eduardo Fernandes, especialista no tratamento dos sintomas do climatério e menopausa do Grupo Santa Joana, à CNN. Ele não esteve envolvido no estudo.

“O trabalho chama atenção para que os médicos fiquem mais atentos aos aparecimentos de sintomas psiquiátricos e fazer a relação temporal com o aparecimento da menopausa”, completa o especialista.

Relação entre menopausa e cérebro

A menopausa é caracterizada pela última menstruação, e ocorre quando o ovário deixa de produzir hormônios para a ovulação. O período que antecede a menopausa é chamado de perimenopausa, que pode ocorrer, geralmente, entre os 42 e 52 anos.

“Nesse período, há uma carência de hormônios femininos, os estrogênios. A falta deles tem repercussões sobre a saúde da mulher na totalidade, afetando vários órgãos e tecidos, incluindo o cérebro”, explica Fernandes.

O especialista explica que, no cérebro, ocorrem as sinapses, que são as conexões e comunicações entre neurônios. Essa conexão ocorre com a ajuda de neurotransmissores, substâncias químicas que levam informações de um neurônio para outro. É o caso da serotonina e da adrenalina, por exemplo.

“Sabe-se que os estrogênios têm uma importância fundamental tanto na síntese desses neurotransmissores quanto na liberação deles na fenda sináptica, a região onde um neurônico faz contato com o outro”, explica Fernandes. “Então, existe plausabilidade biológica para entender que a deficiência estrogênica pode comprometer o funcionamento do cérebro e, por esse caminho, levar a transtornos do humor, como a depressão e a mania”, afirma.

Além disso, Fernandes ressalta que a própria menopausa pode trazer efeitos significativos na qualidade de vida das mulheres, principalmente no que diz respeito à libido, que pode ser reduzida nessa fase, e na própria autoestima. “Soma-se à deficiência hormonal, outras variáveis como história de vida, relacionamento afetivo, resultados profissionais e familiares podem interferir para os transtornos de humor que acontecem nesse período”, afirma.

No entanto, vale lembrar que os transtornos de humor não são motivados exclusivamente pela deficiência hormonal. “Também existe uma hereditariedade que tem que ser considerada”, ressalta Fernandes.

Anterior

Governo do Tocantins reúne representantes do Comitê do Fogo em Taquaruçu para a formação de força-tarefa no combate a incêndios na região

Próximo

Ciclotimia causa mudanças de humor mais leves do que a bipolaridade; conheça

Próximo

Ciclotimia causa mudanças de humor mais leves do que a bipolaridade; conheça

LEIA TAMBÉM

Educação

Veja lista do que é permitido levar para a prova do Enem

08/11/2025
Tocantins

Projeto Visita Guiada recebe estudantes paraenses na Assembleia Legislativa do Tocantins

08/11/2025
Tocantins

Vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes debate regulação ética da inteligência artificial no I Fórum de Buenos Aires

08/11/2025
Tocantins

Governo do Tocantins lança o projeto Floresta+Amazônia  para recompensar financeiramente produtores que preservam a vegetação nativa em seus imóveis

08/11/2025
Tocantins

SecMulher reforça ações de enfrentamento à violência com a Patrulha Mulher Segura

08/11/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Educação

Dos mais de 37 mil inscritos no Enem 2025 no TO, 12 mil são do ensino médio público

08/11/2025
Segurança

Motociclista é preso após sair de bar, empinar moto e bater em viatura da Guarda Metropolitana de Palmas

08/11/2025
Segurança

Homem é assassinado com golpe de faca no tórax após discussão em Palmas

08/11/2025
Segurança

Operação em fábricas clandestinas apreende 11 mil litros de cachaça e destilados

08/11/2025
COLUNA DO LEAL

Absurdos e irresponsabilidades de muitos dirigentes brasileiros

08/11/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Dos mais de 37 mil inscritos no Enem 2025 no TO, 12 mil são do ensino médio público
  • Motociclista é preso após sair de bar, empinar moto e bater em viatura da Guarda Metropolitana de Palmas
  • Homem é assassinado com golpe de faca no tórax após discussão em Palmas

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Descrição: 1º dia de provas do Enem 2025 ocorre neste domingo, 9  Crédito: Paulo Pinto/Arquivo Agência Brasil

Dos mais de 37 mil inscritos no Enem 2025 no TO, 12 mil são do ensino médio público

08/11/2025
Motociclista bateu em viatura da Guarda Metropolitana de Palmas — Foto: Guarda Metropolitana/Divulgação

Motociclista é preso após sair de bar, empinar moto e bater em viatura da Guarda Metropolitana de Palmas

08/11/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.