sábado, 10 de janeiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Menopausa pode aumentar risco de transtornos psiquiátricos, diz estudo

Descoberta é de pesquisadores do Reino Unido e reforça relação entre o período de menopausa e saúde mental

CNN por CNN
31/08/2024
em Saúde
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

Um estudo publicado neste mês na Nature Mental Health, revista científica de renome, mostrou que a perimenopausa pode aumentar os riscos de transtornos mentais, como depressão e mania, condição caracterizada pelo humor elevado e que, geralmente, está associado ao transtorno bipolar. A perimenopausa é o período que antecede a última menstruação e caracteriza a transição entre a fase reprodutiva e não-reprodutiva da mulher.

A relação entre a menopausa e mudanças de humor já foi bem estabelecida por estudos anteriores, porém, segundo os autores da pesquisa, o conhecimento do risco de um amplo espectro de transtornos psiquiátricos associados ao climatério ainda é limitado. Diante disso, o objetivo do estudo foi investigar se a perimenopausa poderia estar associada ao aumento do risco de desenvolver transtornos psiquiátricos em comparação com a fase reprodutiva.

ARTIGOSRELACIONADOS

Matthew Horwood/Getty Images

Anvisa determina apreensão de lote falsificado de Mounjaro

09/01/2026

Cardiologista explica que sinais de infarto em mulheres são diferentes

09/01/2026

Para isso, os pesquisadores utilizaram o UK Biobank, um grande banco de dados do Reino Unido, e analisaram informações sobre menopausa e histórico psiquiátrico de 128.294 mulheres que estavam inscritas no banco. Os dados foram obtidos de entrevistas administradas por enfermeiras e questionários online.

As taxas de incidência de transtornos psiquiátricos durante a menopausa (quatro anos em torno do período menstrual final) foram comparadas com o período de referência pré-menopausa (de seis a 10 anos antes do período menstrual final). As taxas foram calculadas para transtorno depressivo, mania e transtornos do espectro da esquizofrenia.

Segundo o estudo, as mulheres que estavam na perimenopausa tiveram um risco 52% maior de desenvolver algum tipo de transtorno psiquiátrico em comparação com o período anterior à menopausa. Em relação à mania, o risco foi 112% maior nesse período. Já a depressão foi 30% mais incidente na perimenopausa. Por outro lado, não foi encontrada relação entre a perimenopausa e o surgimento de transtornos do espectro da esquizofrenia.

“Ao fazer a análise, o estudo pode observar que existe, de fato, uma associação encontrada entre distúrbios do humor, particularmente, a depressão e mania, no período da menopausa do que no período reprodutivo, claramente implicando, de maneira significativa, as ocorrências de deficiência hormonal da menopausa com o aparecimento desses sintomas”, analisa César Eduardo Fernandes, especialista no tratamento dos sintomas do climatério e menopausa do Grupo Santa Joana, à CNN. Ele não esteve envolvido no estudo.

“O trabalho chama atenção para que os médicos fiquem mais atentos aos aparecimentos de sintomas psiquiátricos e fazer a relação temporal com o aparecimento da menopausa”, completa o especialista.

Relação entre menopausa e cérebro

A menopausa é caracterizada pela última menstruação, e ocorre quando o ovário deixa de produzir hormônios para a ovulação. O período que antecede a menopausa é chamado de perimenopausa, que pode ocorrer, geralmente, entre os 42 e 52 anos.

“Nesse período, há uma carência de hormônios femininos, os estrogênios. A falta deles tem repercussões sobre a saúde da mulher na totalidade, afetando vários órgãos e tecidos, incluindo o cérebro”, explica Fernandes.

O especialista explica que, no cérebro, ocorrem as sinapses, que são as conexões e comunicações entre neurônios. Essa conexão ocorre com a ajuda de neurotransmissores, substâncias químicas que levam informações de um neurônio para outro. É o caso da serotonina e da adrenalina, por exemplo.

“Sabe-se que os estrogênios têm uma importância fundamental tanto na síntese desses neurotransmissores quanto na liberação deles na fenda sináptica, a região onde um neurônico faz contato com o outro”, explica Fernandes. “Então, existe plausabilidade biológica para entender que a deficiência estrogênica pode comprometer o funcionamento do cérebro e, por esse caminho, levar a transtornos do humor, como a depressão e a mania”, afirma.

Além disso, Fernandes ressalta que a própria menopausa pode trazer efeitos significativos na qualidade de vida das mulheres, principalmente no que diz respeito à libido, que pode ser reduzida nessa fase, e na própria autoestima. “Soma-se à deficiência hormonal, outras variáveis como história de vida, relacionamento afetivo, resultados profissionais e familiares podem interferir para os transtornos de humor que acontecem nesse período”, afirma.

No entanto, vale lembrar que os transtornos de humor não são motivados exclusivamente pela deficiência hormonal. “Também existe uma hereditariedade que tem que ser considerada”, ressalta Fernandes.

Anterior

Governo do Tocantins reúne representantes do Comitê do Fogo em Taquaruçu para a formação de força-tarefa no combate a incêndios na região

Próximo

Ciclotimia causa mudanças de humor mais leves do que a bipolaridade; conheça

Próximo

Ciclotimia causa mudanças de humor mais leves do que a bipolaridade; conheça

LEIA TAMBÉM

Agricultura e Pecuária

Acordo UE-Mercosul cria isenções para frango e ovos, e cota preferencial para carne suína

09/01/2026
Agricultura e Pecuária

Salvaguardas limitam impacto do acordo UE-Mercosul para o agro do Brasil, diz especialista

09/01/2026
Economia

Brasileiros sacaram R$ 85,6 bilhões da poupança em 2025

09/01/2026
Economia

Devedor contumaz: lei é sancionada com veto a benefício ao bom pagador

09/01/2026
Economia

Saiba quais são os vilões da inflação em dezembro

09/01/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Palmas

Prefeitura de Palmas publica portaria que agiliza alvará de construção para condomínios na Capital

10/01/2026
Tocantins

Janela de plantio de soja sequeiro termina no dia 15 de janeiro

10/01/2026
Tocantins

Secretaria de Segurança Pública e Agência de Tecnologia da Informação articulam a implementação de melhorias em sistemas e projetos conjuntos

10/01/2026
Tocantins

Governo lança edital com previsão de R$ 6,5 milhões para fortalecer agroindústrias

09/01/2026
Tocantins

UFNT e UFRA abrem seleção com 36 vagas para pós em Zootecnia nos Trópicos

09/01/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Prefeitura de Palmas publica portaria que agiliza alvará de construção para condomínios na Capital
  • Janela de plantio de soja sequeiro termina no dia 15 de janeiro
  • Secretaria de Segurança Pública e Agência de Tecnologia da Informação articulam a implementação de melhorias em sistemas e projetos conjuntos

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade, Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Sempdu), editou a Portaria nº 12/2026, que estabelece novos procedimentos para a emissão de Alvará de Construção Autodeclaratório, Habite-se e Certificado de Conclusão de Obra (CCO) para edificações unifamiliares em condomínios fechados, tornando mais rápido e fácil todo o processo. A medida busca equilibrar a modernização e a simplificação de processos com a necessária garantia do cumprimento das normas urbanísticas e assegurar o crescimento ordenado e a qualidade das construções em Palmas. A íntegra da portaria pode ser conferida no Diário Oficial desta quinta-feira, 8. A iniciativa está alinhada com os princípios constitucionais da eficiência administrativa e com a Lei da Liberdade Econômica (Lei Federal nº 13.874/2019), sem, no entanto, negligenciar a função fiscalizatória da gestão. O novo modelo permite que, após a aprovação prévia e obrigatória do projeto pela administração do condomínio, o proprietário ou responsável técnico protocolize uma autodeclaração de conformidade na Prefeitura para obter a licença. Conforme o secretário municipal de Mobilidade, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Israel Henrique de Melo Sousa, a medida fortalece a eficiência do serviço público, contudo, "é importante ressaltar que a responsabilidade técnica e o cumprimento integral da legislação municipal permanecem intactos." Como funciona Pela nova regra, o projeto arquitetônico precisa, em primeiro lugar, ser aprovado pela administração do condomínio, que emitirá um laudo de conformidade. A emissão desse laudo é uma etapa obrigatória para dar entrada no processo junto à Prefeitura. No regime autodeclaratório, o interessado apresenta à gestão documentos padronizados, que inclui a Declaração de Responsabilidade Técnica e o laudo do condomínio, assumindo total responsabilidade pelas informações. Para a fase final da obra, a solicitação do Habite-se também exige vistoria e aprovação prévia do condomínio, que emitirá um laudo de conformidade específico. Além disso, o responsável técnico pela execução deverá apresentar um Atestado Autodeclaratório de Conclusão, acompanhado de relatório fotográfico da edificação pronta. Fiscalização mantida A portaria deixa claro que a adoção do modelo autodeclaratório não reduz, limita ou transfere as atividades de fiscalização do Município. A Prefeitura permanece com a atribuição de, a qualquer momento, realizar vistorias, solicitar documentos complementares, embargar obras, cancelar alvarás, aplicar penalidades e exigir adequações. O procedimento convencional, com análise prévia e carimbo físico da gestão no projeto, também permanece disponível como opção para o contribuinte.

Prefeitura de Palmas publica portaria que agiliza alvará de construção para condomínios na Capital

10/01/2026
Na última safra foram cadastradas junto à Adapec, uma área cultivada de mais de 1,46 milhão de hectares de soja no Tocantins - Foto - Majuh Souza / Governo do Tocantins

Janela de plantio de soja sequeiro termina no dia 15 de janeiro

10/01/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.