terça-feira, 15 de setembro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Governo do Tocantins fortalece a vigilância das doenças imunopreveníveis

Em seminário organizado pela SES-TO, profissionais de saúde dos 139 municípios são capacitados sobre o tema

por Ascom
29/08/2024
em Saúde
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

Com foco na capacitação dos profissionais, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) realiza nos dias 28 e 29 de agosto, o I Seminário para o Fortalecimento da Vigilância das Doenças Imunopreveníveis no Estado do Tocantins. O evento é coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), em parceria com o Conselho Municipal de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-TO), Conselho Estadual de Saúde (CES-TO) e Ministério da Saúde (MS) e ocorre no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (ALETO).

“O foco do seminário hoje é realmente a gente fortalecer essa vigilância das doenças imunopreveníveis, que são as doenças que são protegidas pelas vacinas. Então a gente trouxe todas as equipes municipais de saúde dos 139 municípios com foco nos coordenadores de vigilância epidemiológica, dos coordenadores de imunização e também de atenção primária, para que eles participem conosco desses dois dias, onde a gente vai abordar tudo que perpassa essa vigilância, desde a questão da notificação dos sistemas oficiais do ministério que devem ser inseridos, a questão da vacinação atrelada a essa prevenção dessas doenças”, afirmou a gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Sena.

ARTIGOSRELACIONADOS

Magnific

Brasil tem 14 novas opções de canetas para diabetes e obesidade

15/09/2026
Familiares e amigos dando apoio a pessoa com pensamentos de autoextermínio

Especialistas ensinam como reconhecer sinais suicidas em cada fase da vida

15/09/2026

A enfermeira da Área Técnica da Vigilância Epidemiológica da SES-TO, Hayani Farias destacou que “o objetivo do evento é fortalecer a vigilância epidemiológica no Estado, oportunizando a presença dos municípios para que a gente possa passar atualizações e orientações do processo de vigilância. É o primeiro seminário para fortalecimento da vigilância das doenças imunopreveníveis no Estado de Tocantins, com o tema de olho nas doenças. Então estão aqui hoje todos os municípios do Estado, foram convidados os núcleos hospitalares, tanto os estaduais como particulares da capital de Palmas também”.

A coordenadora geral de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis do Departamento do Programa Nacional de Imunizações da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, (DPNI/SVSA/MS), Greice Madeleine Carmo frisou que, “o nosso principal escopo é trabalhar com vigilância das doenças que são preveníveis por vacina. Existem uma série de doenças que já são erradicadas; outras que são eliminadas; fase de eliminação; situação de controle; ou tem potencial de surto.  O que vou apresentar hoje é dentro do cenário brasileiro, quais são as doenças que temos vigilância para elas e faço uma classificação entre doença que é erradicada, eliminada, controlada, que tem caráter endêmico e epidêmico, e apresentar as vacinas para cada uma dessas doenças, como meningites, do sarampo, da rubéola, tétanos e outras”.

“Esse seminário é de extrema importância para nós que trabalhamos na vigilância epidemiológica, porque a partir disso a gente consegue ter uma visualização geral do contexto das doenças que estão acontecendo, a gente recebe os alertas da Organização Mundial de Saúde com relação às próximas doenças que estão surgindo. E com relação à atualização do calendário vacinal. A gente faz parte do Programa Nacional de Imunização, então através dele temos toda essa visão geral do que está acontecendo e do que a gente tem que fazer para trabalhar em cima desses dados, para prevenir esse retorno dessas doenças ou até mesmo ir radicalmente”, destacou a enfermeira coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Materno Infantil Tia Dedé (HMITD), em Porto Nacional, Klélia Rodrigues.

O enfermeiro da Central Municipal de Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Cemurf/Semus/Palmas), Haroldo Dias, esteve no evento e falou sobre o assunto. “A atualização das novidades que estão tendo sobre os serviços que estão sendo efetuados pelos nossos colegas, como experiências exitosas também. Trabalho diretamente com imunopreveníveis, com as vacinas em geral, os imunizantes, trabalho com a distribuição pela rede de saúde de Palmas e estou achando o evento perfeito, de suma importância para a nossa sociedade”.

Programação

Na oportunidade, os profissionais serão capacitados sobre, a importância da vacinação no contexto das doenças imunopreveníveis; cenário epidemiológico da vacinação no Tocantins; doenças preveníveis na primeira infância; panorama epidemiológico do MPOX; vigilância das doenças imunopreveníveis no país; situação epidemiológica das hepatites virais no Tocantins; situação epidemiológica das meningites no Tocantins; vacinação contra a Covid-19 e fatores relacionados em pessoas em situação de vulnerabilidade em Palmas; doenças imunopreveníveis no adulto e situações especiais e outros assuntos.

Anterior

Sebrae Tocantins realiza palestra sobre técnicas avançadas de vendas em Araguaína

Próximo

Governo do Tocantins participa da 18ª edição do Salão do Artesanato, em São Paulo (SP)

Próximo
Pelo Tocantins participam seis artesãos individuais e sete entidades representativas, selecionados através de edital lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secult - Foto: Kadu Souza / Governo do Tocantins

Governo do Tocantins participa da 18ª edição do Salão do Artesanato, em São Paulo (SP)

LEIA TAMBÉM

Agricultura e Pecuária

Conab projeta novo recorde na produção de grãos para a safra 2026/27

15/09/2026
Agricultura e Pecuária

Conab estima aumento na produção de frango em 2026 e 2027

15/09/2026
Agricultura e Pecuária

Conab aponta aumento na produção de carne suína em 2026 e 2027

15/09/2026
Entretenimento

Yasmin Brunet revela experiências com espíritos na infância

15/09/2026
Entretenimento

A Fazenda 18: confira a lista completa dos 22 participantes

15/09/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Esportes

Sem técnico há quase um mês, Botafogo negocia contratação de Tite

15/09/2026
Tocantins

Reportagem sobre empreendedor que transforma pneus em móveis é premiada no 13º Prêmio Sebrae de Jornalismo

15/09/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas fornece manual e canal de informação aos servidores para suporte ao SEI

15/09/2026
Política

Na Globo, Professora Dorinha garante que vai entregar Hospital Geral de Araguaína nos primeiros 100 dias de governo

15/09/2026
Tocantins

Prêmio Sebrae de Jornalismo: Conheça os vencedores da etapa Estadual

15/09/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Sem técnico há quase um mês, Botafogo negocia contratação de Tite
  • Reportagem sobre empreendedor que transforma pneus em móveis é premiada no 13º Prêmio Sebrae de Jornalismo
  • Prefeitura de Palmas fornece manual e canal de informação aos servidores para suporte ao SEI

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Pedro H. Tesch/Getty Images

Sem técnico há quase um mês, Botafogo negocia contratação de Tite

15/09/2026

Reportagem sobre empreendedor que transforma pneus em móveis é premiada no 13º Prêmio Sebrae de Jornalismo

15/09/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.