quarta-feira, 19 de agosto de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Segurança

Governo do Tocantins consolida rede de enfrentamento à violência contra a mulher indígena

Grupo de Trabalho articulado pela Secretaria de Povos Originários e Tradicionais está em seu terceiro encontro

por Ascom
02/02/2024
em Segurança
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

Para combater a violência praticada contra a mulher indígena nos territórios do Tocantins, a Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais consolidou o grupo de trabalho que irá fortalecer políticas de enfrentamento com diversos órgãos. É a terceira edição do encontro que cada vez recebe mais adeptos. A reunião foi realizada nesta quinta-feira, 01.

Além da Sepot, compõem o grupo a Secretaria da Mulher, Polícia Militar (PM), Polícia Penal, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Ministério Público Estadual (MPE-TO), Ministério Público Federal (MPF), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Defensoria Pública Estadual (DPE-TO), Conselho Distrital de Saúde Índigena (Condisi), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria Municipal da Assistência Social (Sedes), Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e outros.

ARTIGOSRELACIONADOS

Foto: Polícia Civil

Grupo que fabricava armas com impressoras 3D é alvo de operação e 16 são presos no RS: ‘Funcionavam com boa precisão’, diz delegado

19/08/2026
Foto -DICOM SSP TO

Em Palmas, Polícia Civil recupera portão furtado de residência na região Sul 

19/08/2026

Ao longo da reunião, os órgãos se apresentaram e explicaram de que forma podem atuar na defesa das mulheres indígenas. O grupo será responsável organizar um fluxo de atendimento com canais de denúncia que possam atender as mulheres em situação de violência doméstica dentro das aldeias. Para que isso ocorra, uma oficina para construção do fluxo de atendimento às mulheres indígenas sobreviventes de violência será ofertada para toda a rede já existente.

Outra meta do grupo é a criação de uma cartilha, traduzida para as diversas línguas dos povos indígenas tocantinenses, que orientem as mulheres sobre como ter ajuda em casos de violência em suas casas.

A secretária de Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria, tem se posicionado incisivamente diante da realidade que muitas mulheres indígenas enfrentam. “É crucial abordar de forma urgente a violência contra a mulher indigena. Enquanto Estado, precisamos tomar providências e é o que estamos fazendo, unindo forças para dar um basta nessa situação. Não vamos mais permitir a morte e o estupro de nossas mulheres sem que nada seja feito”.

A secretária executiva da Sepot, Cristiane Freitas, destacou a urgência de enfrentar o feminicídio e reconheceu as dificuldades culturais nas aldeias. Enfatiza o papel do estado e das instituições em promover uma mudança de mentalidade, assegurando que homens estejam presentes para cuidar, não maltratar. “Nós enquanto secretaria dos povos originários e tradicionais, junto com vocês, podemos estar lá dentro, levar pra essa mulher um pouco do conforto de saber que ela não está sozinha”, disse a gestora.

A secretária da mulher, Berenice Barbosa, ressaltou a importância de alcançar mulheres em situações delicadas, incluindo aquelas que enfrentam problemas emocionais e mentais. Berenice reforçou que a Secretaria da Mulher está disposta em colaborar  e encorajou a intensificação das ações nas aldeias distantes.

O procurador da República, Álvaro Manzano, acredita na necessidade de uma articulação entre diversos órgãos para enfrentar a questão da violência contra a mulher indígena. Enfatizou que a violência está interligada a diversas áreas, como educação, saúde e alimentação, e ressalta a importância de evitar a atuação isolada de cada órgão. “O Ministério Público Federal também está à disposição para acompanhar aí pra ver o que que a gente pode ajudar nessa questão e auxiliar nessa questão”, acrescentou.

Para a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado, Isabelle Figueiredo, essa é uma situação de muita gravidade e que necessita da união de esforços.  “É uma demanda antiga que já tínhamos começado a articular no ano passado. E que a atuação do Estado seja a menos invasiva possível”, afirmou.  

Ivan Xerente, presidente do Conselho Distrital de Saúde Índigena (Condisi), achou interessante o trabalho do projeto. “A gente já esperava uma iniciativa como essa no Estado. Agradecemos ao governador Wanderlei Barbosa por criar a Secretaria de Povos Originários, onde possamos fazer esse tipo de ação”, completou.

Larissa Tebas, psicóloga e representante do Dsei, comentou sobre como funciona o Distrito no atendimento às populações indígenas, inclusive no caso das mulheres indígenas. “O Dsei tem o objetivo de garantir  todos os níveis de cuidados de saúde para a população indigena e o Sistema Único de Saúde (SUS) servindo como retaguarda para esses cuidados. Organizamos a oferta desses serviços no âmbito da atenção primária “, pontuou. 

Fonte: Ascom
Anterior

Governo do Tocantins publica seleção de entidade para celebração de parceria na execução do Circuito Mandala de Corrida de Rua

Próximo

Doação de sangue é o tema de blitz educativa da Hemorrede

Próximo

Doação de sangue é o tema de blitz educativa da Hemorrede

LEIA TAMBÉM

Palmas

Educação de Palmas participa de encontro no TCE-TO para fortalecer ações pela primeira infância

19/08/2026
Palmas

Cine Cultura apresenta ficção científica e documentário brasileiros, além de comédia dramática franco-belga, a partir desta quinta, 20

19/08/2026
Tocantins

Chefs de Origem conecta gastronomia, território e oportunidades para pequenos negócios

19/08/2026
Tocantins

Rodada de Crédito e renegociação de dívidas amplia acesso a soluções financeiras para pequenos negócios em Araguaína

19/08/2026
Palmas

Seu Jorge, Vanessa da Mata, Jorge Vercilo e Marina Sena estão entre as atrações do Festival Gastronômico de Taquaruçu

19/08/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Política

Apoiadores fazem festa na saída do debate e Vicentinho agradece mobilização

19/08/2026
Política

Debate Record News: Dorinha garante Hospital Geral de Araguaína no início de 2027 e detalha propostas para a saúde

19/08/2026
Tocantins

24ª Expoagro de Dois Irmãos terá Richard Rasmussen, palestras, rodeio e shows 

19/08/2026
Educação

Pequi participa de evento voltado à inovação e ao desenvolvimento do campo

19/08/2026
Palmas

Dia D de Multivacinação terá dez unidades de saúde abertas neste sábado, 22, em Palmas

19/08/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Apoiadores fazem festa na saída do debate e Vicentinho agradece mobilização
  • Debate Record News: Dorinha garante Hospital Geral de Araguaína no início de 2027 e detalha propostas para a saúde
  • 24ª Expoagro de Dois Irmãos terá Richard Rasmussen, palestras, rodeio e shows 

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Apoiadores fazem festa na saída do debate e Vicentinho agradece mobilização

19/08/2026
Reprodução

Debate Record News: Dorinha garante Hospital Geral de Araguaína no início de 2027 e detalha propostas para a saúde

19/08/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.