sábado, 20 de junho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Segurança

Governo do Tocantins consolida rede de enfrentamento à violência contra a mulher indígena

Grupo de Trabalho articulado pela Secretaria de Povos Originários e Tradicionais está em seu terceiro encontro

por Ascom
02/02/2024
em Segurança
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

Para combater a violência praticada contra a mulher indígena nos territórios do Tocantins, a Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais consolidou o grupo de trabalho que irá fortalecer políticas de enfrentamento com diversos órgãos. É a terceira edição do encontro que cada vez recebe mais adeptos. A reunião foi realizada nesta quinta-feira, 01.

Além da Sepot, compõem o grupo a Secretaria da Mulher, Polícia Militar (PM), Polícia Penal, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Ministério Público Estadual (MPE-TO), Ministério Público Federal (MPF), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Defensoria Pública Estadual (DPE-TO), Conselho Distrital de Saúde Índigena (Condisi), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria Municipal da Assistência Social (Sedes), Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e outros.

ARTIGOSRELACIONADOS

Crédito da Imagem: CNJ

CNJ abre inscrições para a terceira edição do Selo Linguagem Simples 2026

19/06/2026
Destruição dos entorpecentes segue os ritos previstos nos artigos 50 e 50-A da Lei de Drogas - Foto: Rozeane Feitosa/Governo do Tocantins

Em Palmas, Polícia Civil do Tocantins incinera cerca de 170 kg de drogas apreendidas durante a Operação Narke VI

19/06/2026

Ao longo da reunião, os órgãos se apresentaram e explicaram de que forma podem atuar na defesa das mulheres indígenas. O grupo será responsável organizar um fluxo de atendimento com canais de denúncia que possam atender as mulheres em situação de violência doméstica dentro das aldeias. Para que isso ocorra, uma oficina para construção do fluxo de atendimento às mulheres indígenas sobreviventes de violência será ofertada para toda a rede já existente.

Outra meta do grupo é a criação de uma cartilha, traduzida para as diversas línguas dos povos indígenas tocantinenses, que orientem as mulheres sobre como ter ajuda em casos de violência em suas casas.

A secretária de Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria, tem se posicionado incisivamente diante da realidade que muitas mulheres indígenas enfrentam. “É crucial abordar de forma urgente a violência contra a mulher indigena. Enquanto Estado, precisamos tomar providências e é o que estamos fazendo, unindo forças para dar um basta nessa situação. Não vamos mais permitir a morte e o estupro de nossas mulheres sem que nada seja feito”.

A secretária executiva da Sepot, Cristiane Freitas, destacou a urgência de enfrentar o feminicídio e reconheceu as dificuldades culturais nas aldeias. Enfatiza o papel do estado e das instituições em promover uma mudança de mentalidade, assegurando que homens estejam presentes para cuidar, não maltratar. “Nós enquanto secretaria dos povos originários e tradicionais, junto com vocês, podemos estar lá dentro, levar pra essa mulher um pouco do conforto de saber que ela não está sozinha”, disse a gestora.

A secretária da mulher, Berenice Barbosa, ressaltou a importância de alcançar mulheres em situações delicadas, incluindo aquelas que enfrentam problemas emocionais e mentais. Berenice reforçou que a Secretaria da Mulher está disposta em colaborar  e encorajou a intensificação das ações nas aldeias distantes.

O procurador da República, Álvaro Manzano, acredita na necessidade de uma articulação entre diversos órgãos para enfrentar a questão da violência contra a mulher indígena. Enfatizou que a violência está interligada a diversas áreas, como educação, saúde e alimentação, e ressalta a importância de evitar a atuação isolada de cada órgão. “O Ministério Público Federal também está à disposição para acompanhar aí pra ver o que que a gente pode ajudar nessa questão e auxiliar nessa questão”, acrescentou.

Para a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado, Isabelle Figueiredo, essa é uma situação de muita gravidade e que necessita da união de esforços.  “É uma demanda antiga que já tínhamos começado a articular no ano passado. E que a atuação do Estado seja a menos invasiva possível”, afirmou.  

Ivan Xerente, presidente do Conselho Distrital de Saúde Índigena (Condisi), achou interessante o trabalho do projeto. “A gente já esperava uma iniciativa como essa no Estado. Agradecemos ao governador Wanderlei Barbosa por criar a Secretaria de Povos Originários, onde possamos fazer esse tipo de ação”, completou.

Larissa Tebas, psicóloga e representante do Dsei, comentou sobre como funciona o Distrito no atendimento às populações indígenas, inclusive no caso das mulheres indígenas. “O Dsei tem o objetivo de garantir  todos os níveis de cuidados de saúde para a população indigena e o Sistema Único de Saúde (SUS) servindo como retaguarda para esses cuidados. Organizamos a oferta desses serviços no âmbito da atenção primária “, pontuou. 

Fonte: Ascom
Anterior

Governo do Tocantins publica seleção de entidade para celebração de parceria na execução do Circuito Mandala de Corrida de Rua

Próximo

Doação de sangue é o tema de blitz educativa da Hemorrede

Próximo

Doação de sangue é o tema de blitz educativa da Hemorrede

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Sesc Tocantins leva palestra sobre Sustentabilidade a estudantes de São Valério e recebe quase 35 kg de materiais recicláveis para o Hospital de Amor

19/06/2026
Política

Equipamentos para produtores e investimentos em educação, esporte e habitação marcam agenda de Dorinha em Couto Magalhães

19/06/2026
Palmas

Unidades Corujinha ampliam acesso à saúde e registram mais de 31 mil atendimentos e procedimentos realizados

19/06/2026
Tocantins

Memorial Coluna Prestes volta a receber visitantes com atendimento ampliado

19/06/2026
Tocantins

Governo do Tocantins lança 3ª edição do programa Crédito Acessível com financiamento de até R$ 50 mil para microempreendedores

19/06/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Com apoio do Governo do Tocantins, quinta edição do Mulheres das Águas reúne lideranças e fortalece protagonismo feminino na gestão hídrica em Natividade

19/06/2026
Miracema

Vila Unitins, Bairros, e Ponto de Apoio são temas de propostas da vereadora Thaynara Sousa

19/06/2026
Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa determina regulamentação da política de incentivo às rádios comunitárias

19/06/2026
Palmas

Palmas inaugura Sine Municipal e amplia rede de oportunidades para trabalhadores e empresas

19/06/2026
Palmas

Jovens de 15 a 19 anos não vacinados têm até 30 de junho para tomar o imunizante contra HPV em Palmas

19/06/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Com apoio do Governo do Tocantins, quinta edição do Mulheres das Águas reúne lideranças e fortalece protagonismo feminino na gestão hídrica em Natividade
  • Vila Unitins, Bairros, e Ponto de Apoio são temas de propostas da vereadora Thaynara Sousa
  • Governador Wanderlei Barbosa determina regulamentação da política de incentivo às rádios comunitárias

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foto: Marcel de Paula/Governo do Tocantins

Com apoio do Governo do Tocantins, quinta edição do Mulheres das Águas reúne lideranças e fortalece protagonismo feminino na gestão hídrica em Natividade

19/06/2026
Vereadora Thaynara Sousa. Foto: DJ Léo

Vila Unitins, Bairros, e Ponto de Apoio são temas de propostas da vereadora Thaynara Sousa

19/06/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.