A candidata ao Governo do Tocantins Professora Dorinha (União Brasil) garantiu, durante o primeiro debate da campanha, nesta terça-feira, 18, que o Hospital Geral de Araguaína será entregue e colocado em funcionamento no início de 2027. A unidade, com mais de 400 leitos, é uma das principais obras da saúde estadual e deverá chegar ao fim deste ano com cerca de 90% de execução.
Ao responder ao jornalista Arnaldo Filho, do portal AF Notícias, Dorinha afirmou que a regionalização da saúde será uma das prioridades de seu governo. Além de Araguaína, o plano prevê a conclusão do novo hospital de Gurupi, a modernização do Hospital Regional de Augustinópolis, a construção do hospital de Araguatins e o fortalecimento das unidades de Arraias e Dianópolis – o plano de governo ainda prevê o Hospital da Mulher e Maternidade de Palmas.
“O cidadão não pode ficar no meio de uma disputa sobre quem é responsável pelo atendimento. Cabe ao Estado coordenar a rede, acompanhar de perto os hospitais e buscar soluções para que o serviço chegue a quem precisa”, afirmou.
Dorinha também apresentou propostas para reduzir filas e ampliar o acesso da população a consultas, exames e cirurgias. Entre as medidas estão a implantação de policlínicas, a ampliação dos convênios para cirurgias eletivas, o uso da telemedicina e uma maior integração entre Estado, municípios e governo federal. A candidata lembrou ainda o concurso público realizado neste ano para enfrentar uma carência de mais de uma década no quadro da saúde estadual.
Em Palmas, Dorinha defendeu apoio ao hospital municipal e a viabilização do Hospital Universitário. Para a candidata, a estruturação de uma rede regionalizada permitirá que mais pacientes sejam atendidos perto de casa e reduzirá a pressão sobre as principais unidades hospitalares do Estado.
Durante o debate realizado pela Record News Tocantins/TV Cristal e pela rede Hits FM, Dorinha também afirmou ser contrária ao aumento de impostos e taxas, defendeu responsabilidade nas parcerias com a iniciativa privada e reforçou o compromisso com políticas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher.






