A modelo Gisele Bündchen e a ginasta Rebeca Andrade lideram a lista de nomes mais influentes do Brasil em 2024, segundo um estudo da Ipsos. Conforme a empresa de pesquisa, o resultado mostra que a diversidade, poder feminino e representatividade negra são fatores que inspiram o brasileiro.
A pesquisa “Most Influential Celebrities” (MIC) avalia o impacto das celebridades há sete anos e apresenta o ranking das cinco personalidades mais influentes de 2024. A análise, que considera o engajamento nas redes sociais e as exposições na mídia, oferece uma visão aprofundada sobre o poder de influência das figuras públicas na atualidade.
Desde 2021, a presença feminina domina o cenário da influência, representando cerca de 80% dos top 30 nomes. Quem lidera na 1ª posição é Gisele, que além de ser um ícone da moda, sua influência também abrange um estilo de vida saudável, já que ela lançou um livro de receitas recentemente e encoraja seus fãs a cuidarem de seu próprio bem-estar.
Quem ocupa o segundo lugar do ranking é Rebeca Andrade, a atleta brasileira com mais medalhas olímpicas na história do país. Segundo a Ipsos, ela representa superação e determinação para jovens e mulheres em todo o país.
Em seguida, alguns nomes ainda se destacam. São eles: a artista Liniker, a influenciadora Jout Jout e a cantora Iza, que além de dominarem as redes sociais, também moldam a percepção pública de valores e engajamento social.
Além disso, vale citar que ao longo do ranking, nove das 10 celebridades mais influentes são mulheres, incluindo uma mulher trans e quatro mulheres negras.
Refletindo o seu desempenho nos Jogos Olímpicos em Paris, as atletas Rayssa Leal e Marta Silva também aparecem em boas colocações do ranking. Já a cantora Anitta, passou da 86ª posição em 2023 para o 14º lugar neste ano.
Ainda segundo a Ipsos, o conceito de influência no Brasil passou uma transformação significativa, com a autenticidade e confiança substituíram a valorização da beleza, que predominava no ano passado.
A pesquisa “Most Influential Celebrities (MIC)” é um estudo pioneiro no Brasil que analisa a influência de celebridades e influenciadores digitais em diferentes atributos de imagem e seus respectivos alinhamentos como porta-vozes de marcas. Na onda de 2024, foram realizadas 2000 entrevistas on-line, avaliando 200 celebridades, em 40 atributos.