sábado, 5 de julho de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Segurança

Forças da Segurança do Tocantins deflagram Operação Shamar e fortalecem ações de combate à violência contra a mulher

Durante o mês de agosto estão previstos cumprimentos de mandados de prisão, ações ostensivas, preventivas e educativas.

Ascom por Ascom
01/08/2024
em Segurança
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Forças da Segurança do Tocantins deflagram Operação Shamar e fortalecem ações de combate à violência contra a mulher
CompartilharCompartilhar

Com foco no combate a  crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher, tem início nesta quinta-feira, 1º, e segue até o dia 29 de agosto, a Operação Shamar, no Tocantins. O anúncio foi feito por representantes das forças de segurança estaduais em coletiva de imprensa realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Palmas. 

A operação é coordenada em nível nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e, no Estado, acontece por meio de ações desenvolvidas pelas unidades especializadas de proteção à mulher e pelas forças de segurança, especialmente as Polícia Civil e Militar. 

ARTIGOSRELACIONADOS

Polícia Civil do Tocantins prende homem por tráfico de drogas e receptação em Gurupi

Polícia Civil do Tocantins prende homem por tráfico de drogas e receptação em Gurupi

05/07/2025
Em Guaraí, Polícia Civil do Tocantins cumpre mandado de prisão contra investigada por tentativa de homicídio

Em Guaraí, Polícia Civil do Tocantins cumpre mandado de prisão contra investigada por tentativa de homicídio

05/07/2025

A diretora de Polícia do Interior e coordenadora de Mulheres e Vulneráveis da SSP/TO, Ana Carolina Coelho Braga, explicou que a Polícia Civil irá trabalhar a análise qualificada dos índices criminais com a mobilização de efetivo para reforço as Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (Deams) e demais unidades policiais a fim de aumentar a celeridade e conclusão de procedimentos. 

“A gente chama a sociedade a participar e somar com as ações da Polícia Civil. Mobilizamos o efetivo das Deams, mas todas as unidades do Estado estarão envolvidas e com o olhar mais atento para essa questão. Serão realizadas ações de inteligência e operacionais visando dar cumprimento à mandados judiciais e prisões bem como serão realizados atendimentos especializados às mulheres, verificação de denúncias, levantamento de mandados de prisão em aberto e outras diligências”, explicou a delegada. 

A major Flávia Roberta Pereira de Oliveira, coordenadora Estadual da Patrulha Maria da Penha (PMP) da Polícia Militar, apresentou as rotas de atuação e ações da Patrulha Maria da Penha para diagnóstico e análise dos índices de violência contra a mulher.

“A Polícia Militar, por meio da Patrulha Maria da Penha, está empenhada em promover diversas ações de conscientização, tanto na nossa Capital quanto no interior do Estado. Hoje, dia primeiro, começa a campanha do Agosto Lilás e, dentro da Operação Shamar, realizaremos um trabalho conjunto e integrado que vai levar muita informação e conscientização pelo fim da violência contra a mulher”, destacou. 

O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, lembrou que é responsabilidade de todos, incluindo o governo e a sociedade, combater a violência contra a mulher. “Essa é uma operação nacional que é totalmente apoiada pelo governador Wanderlei Barbosa que, assim como todos nós, tem o desejo de tornar o Tocantins um estado mais seguro para todas as mulheres. O envolvimento coletivo é crucial para criar um ambiente seguro e de combate à violência, por isso, neste ano, vamos intensificar ainda mais nossas ações, percorrer o Estado de norte a sul, levando ações de combate e orientações”, disse o secretário. 

O coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza, chefe do Estado Maior da Polícia Militar, destacou que, dentro da Operação Shamar, a Polícia Militar atuará de forma integrada com outras forças de segurança para garantir a proteção das mulheres. “É um programa que está dando certo e tendo continuidade agora, e a Polícia Militar, junto com as demais Forças de Segurança, está mobilizada no enfrentamento a essa questão que tanto nos preocupa e faz com que estejamos cada vez mais engajados para trazer uma segurança maior às nossas mulheres”, afirmou o coronel.

A coronel Andreya de Fátima Bueno, chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros, também ressaltou que a corporação está sempre pronta para contribuir com ações que visem proteger as mulheres. “Somos parceiros em mais esta ação pois entendemos que combater esse tipo de violência é fundamental e no caso de necessidade de qualquer socorro à uma vítima estaremos prontos para atuar”, lembrou.

A diretora de Ações de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, da Secretaria de Estado da Mulher, Áurea Matos, lembrou que a pasta é parceira da ação e que, simultaneamente, estão sendo desenvolvidas ações do Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento da violência contra as mulheres. “A Shamar tem tudo a ver com o Agosto Lilás e vamos trabalhar juntos, integrados, pois assim teremos resultados mais positivos”, disse. 

Operação em 2023

No ano passado, a Shamar contabilizou 92 pessoas presas em flagrante por violência doméstica e familiar contra a mulher, incluindo duas prisões por feminicídio. Ao todo 379 policiais percorreram o Tocantins com ações repressivas e educativas.

Em 25 dias de ações foram atendidas 542 vítimas. Desses atendimentos 320 viraram inquéritos policiais. Além disso, 349 vítimas foram beneficiadas com medida protetiva de urgência e 142 diligências de policiamento ostensivo foram realizadas.

Também foram desenvolvidas atividades de conscientização junto a adolescentes e crianças em escolas de 76 municípios do Tocantins. Foram 86 palestras, abrangendo cerca de 10 mil estudantes com informações sobre a importância de não tolerar a violência doméstica, criando uma base sólida para uma futura sociedade mais consciente.

Sobre os números, o delegado-geral da Polícia Civil do Tocantins, Claudemir Luiz Ferreira, avaliou que em 2024 os dados devem ser ainda mais positivos. “As forças de segurança e rede de proteção atuam todo o ano, mas agora nós intensificamos os esforços para combater essa problemática que não é só do Tocantins, mas do Estado Brasileiro. Os números do ano passado mostram o tamanho que foi a operação Shamar no Tocantins. Nossa atuação foi destaque no cenário nacional e com base em nossa projeção vemos que em 2024 esses dados serão ainda mais positivos”, avaliou. 

O evento contou com a participação de autoridades civis e militares e de representantes da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) do Tribunal de Justiça do Tocantins e do  Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav). 

Anterior

Naturatins apreende mais de 8 kg de capim-dourado na região do Jalapão

Próximo

Pela primeira vez no Estado, Governo do Tocantins promove encontro regional do grupo oficial de engajamento da juventude do G20

Próximo
Pela primeira vez no Estado, Governo do Tocantins promove encontro regional do grupo oficial de engajamento da juventude do G20

Pela primeira vez no Estado, Governo do Tocantins promove encontro regional do grupo oficial de engajamento da juventude do G20

Comentários sobre este post

LEIA TAMBÉM

Segurança

Em Guaraí, Polícia Civil do Tocantins cumpre mandado de prisão contra investigada por tentativa de homicídio

05/07/2025
Tocantins

Cursos para especializações ofertadas pela Seduc e UFT estão com inscrições abertas para vagas remanescentes

05/07/2025
Palmas

Prefeitura de Palmas intensifica manutenção da iluminação pública na região sul da Capital nesta sexta, 4

05/07/2025
Palmas

Nota a Imprensa

05/07/2025
Tocantins

Em Dianópolis, Governo do Tocantins promove conferência regional de políticas públicas para mulheres

05/07/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Campeonato Tocantinense de Jiu-Jitsu define etapa final da Copa Pódio para 9 de agosto em PalmasEscrito por Heli de Souza Guimarães Junior

05/07/2025
Tocantins

Show da festa de lançamento da Temporada 2025 em Tocantínia arrasta multidão a Praia Pôr do Sol

05/07/2025
Educação

UFT divulga lista de inscritos homologados para pós-graduação em parceria com a Seduc

05/07/2025
Palmas

Programação de férias em Palmas começa neste fim de semana com eventos esportivos e culturais; confira

05/07/2025
Segurança

Polícia Civil do Tocantins prende homem por tráfico de drogas e receptação em Gurupi

05/07/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Campeonato Tocantinense de Jiu-Jitsu define etapa final da Copa Pódio para 9 de agosto em PalmasEscrito por Heli de Souza Guimarães Junior
  • Show da festa de lançamento da Temporada 2025 em Tocantínia arrasta multidão a Praia Pôr do Sol
  • UFT divulga lista de inscritos homologados para pós-graduação em parceria com a Seduc

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Campeonato Tocantinense de Jiu-Jitsu define etapa final da Copa Pódio para 9 de agosto em PalmasEscrito por Heli de Souza Guimarães Junior

Campeonato Tocantinense de Jiu-Jitsu define etapa final da Copa Pódio para 9 de agosto em PalmasEscrito por Heli de Souza Guimarães Junior

05/07/2025
Show da festa de lançamento da Temporada 2025 em Tocantínia arrasta multidão a Praia Pôr do Sol

Show da festa de lançamento da Temporada 2025 em Tocantínia arrasta multidão a Praia Pôr do Sol

05/07/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.