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Estudante da rede municipal de ensino representa Palmas em curso de educação digital e midiática para as adolescências

Ascom por Ascom
05/08/2025
em Palmas
Tempo de leitura: 3 minutos
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Estudante da rede municipal de ensino representa Palmas em curso de educação digital e midiática para as adolescências
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Aluna da Escola de Tempo Integral (ETI) Margarida Lemos, no Jardim Aureny III, Emilly Farias foi selecionada para participar do primeiro curso em Educação Midiática e Cidadania Digital para as Adolescências, promovido pelo Ministério da Educação (MEC).

A iniciativa do MEC ouviu estudantes de diversas regiões do Brasil. Emilly, que é líder do projeto TV Rádio Magá desde o 5° ano do ensino fundamental, representa, em nível nacional, os alunos dos anos finais do ensino fundamental das redes municipais do Tocantins.

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A estudante participou de uma série de encontros virtuais realizados ao longo de julho de 2025, nos quais contribuiu ativamente para a definição de temas, linguagens e metodologias sobre educação digital e midiática para as adolescências com foco na construção coletiva.

“Foi incrível poder trocar ideias com alunos de outros estados e perceber que, mesmo sendo de lugares diferentes, nós temos objetivos parecidos”, conta a estudante. “O que mais me alegra é saber que o curso será feito com as nossas próprias ideias, então vai ser muito nosso! Acho que vai ser incrível aprender com os outros e compartilhar minhas próprias ideias. E o melhor é que tudo isso será um grande impulso para o nosso projeto na TV Rádio Magá!”, completa.

A estudante é acompanhada pela representante da Rede Nacional do Programa Escola das Adolescências (Renapea), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Seccional Tocantins (Undime-TO), servidora do município de Palmas, professora Graça Alves.

Saiba mais

A proposta de cocriação faz parte das ações do Grupo de Trabalho de Educação Digital e Midiática para as Adolescências, instituído no âmbito do Programa Escola das Adolescências do MEC, desenvolvido em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O intuito é promover uma relação mais consciente e crítica com as tecnologias, com a abordagem de temas como o uso das mídias digitais, o papel das redes sociais, desinformação e cidadania digital.

O curso será disponibilizado em breve no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec) e será aberto a todos os estudantes dos anos finais do ensino fundamental. A iniciativa reforça o compromisso do MEC em promover o protagonismo estudantil e a participação dos alunos na construção de soluções inovadoras para a educação.

Sobre o Programa Escola das Adolescências

O Programa Escola das Adolescências é uma estratégia do governo federal para apoiar os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). A política busca construir uma proposta de ensino que se conecte com as diversas formas de viver a adolescência no Brasil, promovendo um espaço acolhedor e impulsionando a qualidade social da educação.

O programa, que conta com a colaboração da União, estados, Distrito Federal e municípios, incentiva a produção de guias temáticos e oferece apoio financeiro a escolas priorizadas. Suas estratégias se dividem em três eixos: governança, organização curricular e pedagógica, e desenvolvimento profissional.

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