O Conselho Estadual de Saúde do Tocantins (CES-TO)empossouna quinta-feira, 07, durante a 310ª Reunião Ordinária, a nova Mesa Diretora para atuação no triênio 2024-2027. O ato é em conformidade à eleição da Chapa 01, realizada no dia 10 de outubro de 2024, durante a 84º Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES-TO). A nova mesa diretora tem o início em 08 de novembro de 2024 e término no dia 07 de novembro de 2027.
Participaram da 310ª Reunião Ordinária, representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO); Coordenação Nacional e Estadual de Plenária do Conselho de Saúde; Ministério Público Estadual (MPE); Defensoria Pública do Estado (DPE); sociedade civil, entidades e instituições que compõe paritariamente a estrutura do CES-TO.
O presidente eleito do CES-TO, Raimundo de Sousa Morais, comemorou a posse. “Tudo o que já aprendemos participando do Conselho, contribuirão para o nosso mandato, que claro, necessita de muita atenção, conhecimento e principalmente participação social. Quero agradecer a todos os conselheiros que me indicaram à presidência, eu estou muito agradecido, com certeza vamos trabalhar em prol de melhorias em saúde para a população”.
Presente na solenidade, o titular da SES-TO, Carlos Felinto afirmou que “o Conselho Estadual de Saúde é um colegiado muito importante para o Sistema Único de Saúde tocantinense, por isso, neste momento solene e importante, quero desejar uma ótima administração à nova mesa diretora, que os trabalhos continuem sendo realizados sempre com responsabilidade e em benefício da população. A Secretaria de Estado da Saúde segue à disposição e de portas abertas para o diálogo por uma saúde pública cada dia melhor.
“Podem contar comigo sempre que for preciso, estou à disposição agora como vice-presidente. É um trabalho que necessita de muita atenção, conhecimento e participação social. Nós precisamos continuar a sermos fortes para representar toda a sociedade, para aumentar o envolvimento e existir maior resolutividade das demandas e necessidades”, disse o ex-presidente e atual vice-presidente do CES-TO, Mário Benício.
A conselheira estadual de saúde e representante dos hospitais filantrópicos de Palmas, Maria Alice de Araújo, participou da comissão eleitoral e pontuou que, “eu quero parabenizar a gestão do Mário Benício, foi uma gestão participativa que acolheu todo o Estado. Também desejo uma ótima gestão para o Raimundo, que também é um membro muito participativo no controle social do Sistema Único de Saúde. Todo o processo de eleição foi muito tranquilo, limpo, fácil de levar, o nosso papel enquanto comissão eleitoral está entregue, foi ótimo e nós estamos agradecidos”.
Nova mesa diretora
São integrantes da nova mesa diretora do Conselho Estadual de Saúde: presidente, Raimundo de Sousa Morais; vice-presidente, Mário Benício dos Santos; 1º secretário, Wilson da Rocha Silva; 2º secretário, Rosy Franca S. de Oliveira; secretário suplente, Wilson Belizário Santana; 1º tesoureiro, Giancarlo de M. Quagliarello; 2º tesoureiro, Gisley Alves Rocha Paiva e tesoureiro suplente, Jonas José Corrêa.
Programação
Na ocasião, alguns dos assuntos também abordados foram: a aprovação da realização da 4º Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Tocantins, com o tema: Saúde do trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano; a revisão do Plano Estadual de Saúde e Plano Plurianual 2024-2027 da SES-TO para o ano de 2025; e a apresentação e deliberação da Programação Anual de Saúde 2025, que concede consequência à Lei Orçamentária Anual da Saúde para o ano de 2025.
“A nossa Programação Anual de Saúde para 2025 foi aprovada, nós a elaboramos para promover, organizar e implementar políticas públicas de saúde no Tocantins, com integralidade do cuidado à população. Queremos ser referência em saúde na região norte com qualidade e reconhecimento da população tocantinense até 2035. Algumas das prioridades da Rede de Atenção à Saúde são o cuidado à saúde materna e infantil, doenças do aparelho circulatório, neoplasias e outras demandas que vamos trabalhar para melhorar o cuidado à população”, destacou a superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico da SES-TO, Luiza Regina Dias Noleto.