Em resposta à proibição da presença do público visitante no jogo de volta pelas semifinais da Copa Libertadores entre Botafogo e Peñarol por parte das autoridades uruguaias, a Conmebol enviou um ofício para a Associação Uruguaia de Futebol afirmando que a partida deve contar com as torcidas de ambos os times.
No documento, a entidade máxima do futebol do continente, exige segurança aos torcedores botafoguenses que viajaram até o Uruguai e afirma que, caso não haja uma resposta das autoridades do país até às 10h de terça (29), a própria se reserva no direito de alterar o local da partida ou realizar o jogo com portões fechados no estádio do Penãrol.
Nesta segunda-feira (28), ministro do Interior do Uruguai, Nicolas Martinelli, anunciou oficialmente em suas redes sociais que a torcida do Botafogo não poderá comparecer ao Estádio Campeón del Siglo para a partida de volta das semifinais da Libertadores, marcada para quarta-feira (30) em Montevidéu.
O Botafogo, por sua vez, afirmou discordar das decisões das autoridades uruguaias. O clube ainda afirmou que acionou o Itamaraty, o Ministério dos Esportes e a Policia Federal para preservar a segurança dos torcedores que que pretendem viajar para assistir a partida. Veja nota abaixo:
Relembre o conflito
As proibições ocorrem devido aos incidentes ocorridos no Rio durante a partida de ida, na última quarta-feira (23). Fora de campo, o jogo foi marcado por uma confusão generalizada entre torcedores uruguaios e policiais no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio.
No Nilton Santos, o Botafogo teve uma performance impressionante, goleando o Peñarol por 5 a 0 na partida de ida da semifinal da Libertadores.