Entre as comidas típicas do período natalino, as nozes ocupam um lugar especial. Além de serem base para diversas sobremesas do fim de ano, elas podem ser ótimas aliadas do organismo: o fruto seco ajuda a combater a insônia e protege a memória, sendo um aliado da saúde cerebral.
As nozes são alimentos oleaginosos ricos em ômega 3, ômega 6, vitamina C, vitamina E, zinco e potássio, além de triptofano — a substância é usada como base pelo organismo para a produção de hormônios como a serotonina e a melatonina, que ajudam a regular os ciclos de sono e a melhorar o humor.
Benefícios das nozes para o sono
“As nozes são precursoras da melatonina, que ajuda a combater a insônia. Além disso, possuem bastante ômega 3 e vitaminas do complexo B, especialmente a B6, que apresenta benefícios para a qualidade do sono”, diz a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).
A vitamina B6, também presente no fruto seco, participa da síntese de outras substâncias importantes para o sono. Além da melatonina, ela ajuda o corpo a produzir noradrenalina e ácido gama-aminobutírico. Enquanto o hormônio é importante para impulsionar o famoso sono REM, que traz maior descanso ao corpo, o ácido bloqueia impulsos das células nervosas, permitindo que o corpo se “desligue” mais facilmente.
Melhora da memória
A presença do ômega 3, das vitaminas do complexo B e de magnésio nas nozes também ajuda a inibir a ansiedade e regular o estresse, além de proteger a saúde cognitiva.Play Video
As nozes têm uma boa proporção de gorduras saudáveis que ajudam a combater o colesterol alto e melhoram o funcionamento do cérebro ao induzir o organismo a desfazer os emaranhados de proteínas beta-amiloides. O acúmulo da proteína está ligado ao desenvolvimento de demências como o Alzheimer.
As nozes, por fim, ainda trazem uma carga de antioxidantes para o organismo. Os compostos reduzem a quantidade de radicais livres do cérebro, permitindo uma melhora das funções cerebrais e também beneficiando a memória.
“Com suas vitaminas, minerais e gorduras saudáveis, as nozes protegem o cérebro e ajudam nas funções cognitivas ligadas ao aprendizado. Consumi-las pode favorecer o aumento do fator neurotrófico derivado do cérebro, literalmente fazendo o órgão crescer, promovendo a saúde cerebral e potencializando funções cognitivas”, resume a nutricionista Cris Ribas Esperança, de São Paulo.