quarta-feira, 23 de setembro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Política

Com vice definido, Flávio mira nova fase e reorganiza a campanha

Chapa puro-sangue do PL deixa Flávio Bolsonaro com menos espaço na propaganda eleitoral e obriga campanha a buscar alternativas

por Metrópoles
06/08/2026
em Política
Tempo de leitura: 6 minutos
A A
HUGO BARRETO / METRÓPOLES @hugobarretophoto

HUGO BARRETO / METRÓPOLES @hugobarretophoto

CompartilharCompartilhar

A definição de Alfredo Gaspar (PL-AL) como candidato a vice-presidente encerrou a principal pendência da chapa de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e abriu nova fase da campanha. A partir de agora, a coordenação pretende concentrar esforços na estratégia eleitoral, na organização da agenda de viagens e na definição do papel que Gaspar terá durante a corrida ao Palácio do Planalto.

Até aqui, a pré-campanha foi marcada por sucessivos impasses. Flávio passou semanas tentando atrair partidos do Centrão para ampliar a coligação e aumentar o tempo de propaganda eleitoral, mas as negociações com Republicanos, Podemos e a federação União Progressista, formada por União Brasil e PP, fracassaram.

ARTIGOSRELACIONADOS

Crédito: Divulgação

Iratã quer evitar que cidadão enfrente filas e deslocamentos para acessar serviços

22/09/2026

“Governo não será peso para o setor produtivo; vai caminhar ao seu lado”, garante Dorinha em encontro com empresários

22/09/2026

O período também foi marcado pela crise envolvendo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e pelos desgastes referentes à relação entre Flávio e o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro.

Aliados afirmam que a prioridade é deixar o “passado para trás” e colocar a campanha nas ruas. O entorno do senador acredita que, com o início oficial do período eleitoral, Flávio conseguirá aproveitar o tempo de noticiário e a exposição obrigatória em veículos abertos para crescer nas intenções de voto.Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

A expectativa  é que, nos próximos dias, sejam definidas as primeiras agendas de Flávio e Gaspar, além de como será a participação do candidato a vice na campanha.

Segundo interlocutores, a segurança pública continuará sendo a principal bandeira da campanha. A avaliação é que a entrada de Gaspar reforça esse discurso.

Ex-promotor de Justiça, ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas e relator da CPMI do INSS, o deputado foi escolhido por reunir experiência na área e por ter ganhado projeção durante a investigação das fraudes contra aposentados e pensionistas. Para aliados, esse histórico dá credibilidade ao discurso do candidato sobre segurança.

“Ele tem experiência na segurança. Quando fala disso, ele fala porque sabe, porque conhece, porque viveu. É mais fácil para as pessoas acreditarem”, afirmou um interlocutor.

Nos bastidores, integrantes da campanha também avaliam que a escolha amplia o espaço do combate à corrupção no discurso de Flávio. Ao anunciar o vice, o senador destacou justamente a atuação de Gaspar na CPMI do INSS e citou o pedido de indiciamento de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, apresentado no relatório final da comissão.

Segundo aliados, a estratégia é reforçar o discurso de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e tentar “reativar” o antipetismo. Interlocutores afirmam que pesquisas indicam que parte do eleitorado ainda associa casos de corrupção aos governos petistas.

Escolha surpreendeu aliados e desagradou ala feminina

O anúncio de Alfredo Gaspar também pegou parte da campanha de surpresa, já que o parlamentar vinha se preparando para ser candidato ao Senado. Integrantes do PL afirmam, reservadamente, que esperavam a escolha de uma mulher para a vaga de vice, estratégia defendida por Flávio desde o início da pré-campanha para ampliar o diálogo com o eleitorado feminino.

Antes da decisão, o senador chegou a sondar nomes como o da senadora Tereza Cristina (PP-MS), da ex-presidente da Caixa Daniella Marques (Republicanos) e da deputada Renata Abreu (Podemos-SP). Com o fracasso das negociações com outros partidos, também passaram a ser discutidos nomes de deputadas do próprio PL, como Priscila Costa (CE), Bia Kicis (DF) e até Michelle Bolsonaro.

Na véspera do anúncio, o coordenador da campanha, Rogério Marinho (PL-RN), telefonou para algumas dessas parlamentares para saber se aceitariam eventual convite.

No caso de Michelle, a articulação também envolveu o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, mas a ex-primeira-dama recusou a possibilidade por entender que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) preferia mantê-la na disputa pelo Senado.

A escolha de Gaspar frustrou, portanto, parte das mulheres do partido, que acreditavam que uma candidata a vice poderia ajudar a ampliar o alcance da chapa junto ao eleitorado feminino, segmento em que o bolsonarismo enfrenta dificuldades desde o governo Bolsonaro.

Segundo a última pesquisa Genial/Quaest, Lula aparece com 39% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto Flávio Bolsonaro tem 30%. Entre as mulheres, a diferença é maior: o petista registra 38%, contra 26% do senador.

Chapa isolada reduz tempo de propaganda

A confirmação de uma chapa formada apenas por filiados do PL também consolidou o isolamento político de Flávio. Sem alianças, o senador terá uma estrutura de campanha menor e menos tempo de propaganda eleitoral do que Lula.

Pela projeção baseada na representatividade dos partidos na Câmara dos Deputados, divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula teria 5 minutos e 32 segundos em cada bloco do horário eleitoral gratuito. Flávio ficaria com 4 minutos e 20 segundos. Ronaldo Caiado (PSD) teria 2 minutos e 2 segundos, enquanto Augusto Cury (Avante) contaria com 36 segundos.


Como funcionam os blocos do horário eleitoral

  • Apenas partidos que superam a cláusula de desempenho têm direito ao horário eleitoral gratuito.
  • No primeiro turno, a propaganda para presidente será exibida às terças, às quintas e aos sábados, em dois blocos diários de 12 minutos e 30 segundos no rádio e na televisão.
  • Do tempo total, 10% são divididos igualmente entre todos os candidatos, e 90% são distribuídos conforme o número de deputados federais eleitos, em 2022, pelos partidos que compõem cada coligação.
  • No segundo turno, os dois candidatos restantes dividirão igualmente o tempo.
  • Em 2026, a propaganda do primeiro turno está prevista para ocorrer entre 28 de agosto e 1º de outubro.

Além dos blocos, os candidatos terão direito a inserções, propagandas de 30 ou 60 segundos exibidas ao longo da programação das emissoras. Esse formato é considerado por estrategistas mais eficiente por interromper a programação normal e alcançar um público mais amplo. Ao todo, serão 14 minutos diários destinados às inserções dos candidatos à Presidência da República.

Pela mesma projeção, Lula teria cerca de 6 minutos e 11 segundos de inserções por dia. Flávio contaria com 4 minutos e 51 segundos. Caiado teria 2 minutos e 17 segundos, enquanto Augusto Cury ficaria com 40 segundos.

A divisão oficial do horário eleitoral será divulgada pelo TSE após o registro das candidaturas. Pelo calendário eleitoral, o PL tem até 15 de agosto para registrar a candidatura de Flávio na Justiça Eleitoral. Na ocasião, também deverá apresentar o programa de governo da chapa, que deve reunir propostas para a segurança pública e medidas voltadas ao eleitorado feminino.

Até lá, a campanha tenta transformar o fim da indefinição sobre o candidato a vice no ponto de partida da disputa presidencial.

Anterior

STF retoma nesta 5ª julgamento sobre ilegalidade de jogos de azar

Próximo

PT aposta em candidaturas jovens para ampliar presença no Congresso

Próximo
Ricardo Stuckert/Instituto Lula/Divulgação

PT aposta em candidaturas jovens para ampliar presença no Congresso

LEIA TAMBÉM

Entretenimento

Rick Sollo, da dupla com Renner, morre em queda de helicóptero em SC

22/09/2026
Entretenimento

Jornalista Zuenir Ventura, imortal da ABL, morre aos 95 anos

22/09/2026
Entretenimento

Carol Nakamura deixa posto de musa do Salgueiro para o Carnaval 2027

22/09/2026
Entretenimento

Tudo o que se sabe sobre desaparecimento de helicóptero com Rick em SC

22/09/2026
Entretenimento

Zé Felipe atualiza estado de saúde de José Leonardo: “Sai muito sangue”

22/09/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Política

Iratã quer evitar que cidadão enfrente filas e deslocamentos para acessar serviços

22/09/2026
Tocantins

Encontrado helicóptero com corpo do cantor Rick; Governo do TO decreta luto oficial

22/09/2026
Esportes

Brasileirão surge em ranking com mais estrangeiros no mundo. Veja lista

22/09/2026
Tocantins

Muros das escolas do Sesi no Tocantins ganham painéis em alusão aos 80 anos do órgão

22/09/2026
Palmas

Doação de terreno para o Minha Casa, Minha Vida trava na CCJ da Câmara de Palmas

22/09/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Iratã quer evitar que cidadão enfrente filas e deslocamentos para acessar serviços
  • Encontrado helicóptero com corpo do cantor Rick; Governo do TO decreta luto oficial
  • Brasileirão surge em ranking com mais estrangeiros no mundo. Veja lista

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Crédito: Divulgação

Iratã quer evitar que cidadão enfrente filas e deslocamentos para acessar serviços

22/09/2026
Crédito: Corpo de Bombeiros Militar de SC/Divulgação

Encontrado helicóptero com corpo do cantor Rick; Governo do TO decreta luto oficial

22/09/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.