sexta-feira, 24 de abril de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Brasil

Clima: chuvas no Norte e Sul antecipam frente fria que chegará domingo

Norte e Sul do país estão sob alertas do Inmet para chuvas intensas e temporais. Massa de ar polar deve entrar no Brasil no domingo, 26

por Metrópoles
24/04/2026
em Brasil
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Divulgação/Governo de SP

Divulgação/Governo de SP

CompartilharCompartilhar

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas meteorológicos para as regiões Norte e Sul do país, que tem previsão de chuvas intensas e temporais nesta sexta-feira (24/4). Somente no Rio Grande do Sul, os acumulados podem passar de 100 mm em 48 horas.

No Sudeste e no Centro-Oeste, o tempo segue firme, com predomínio de sol e calor, mas a partir de domingo (26/4), uma massa de ar polar, a mais intensa de 2026 até agora, segundo os órgãos do clima, avança pelo Sul e deve derrubar as temperaturas no início da semana.

ARTIGOSRELACIONADOS

HUGO BARRETO/METRÓPOLES @hugobarretophoto

Escala 6×1: antes contrárias, frentes mudam tom sobre proposta

24/04/2026

Massa polar pode derrubar temperaturas para perto de 0ºC no Brasil

24/04/2026

No Sudeste, um bloqueio atmosférico mantém o tempo estável na maior parte da região. Há apenas previsão de chuva fraca e isolada no litoral do Rio de Janeiro e em pontos de Minas Gerais pela manhã.

No decorrer do dia, o sol aparece com força, as temperaturas sobem e a umidade cai abaixo de 30% em grande parte de São Paulo (SP) e Minas Gerais (MG). São Paulo (SP) pode chegar a 30°C, Rio de Janeiro (RJ) a 32°C e Belo Horizonte (MG) a 27°C.

No Centro-Oeste, o quadro é parecido: tempo seco e quente predomina em Goiás, no Distrito Federal e em Mato Grosso do Sul.

A exceção fica no norte, noroeste e sul de Mato Grosso, onde há pancadas desde a manhã. Campo Grande (MS) tem previsão de tempo firme e calor, com máxima de 32°C. Cuiabá (MT) deve ter sol pela manhã e chance de chuva fraca isolada à tarde, máxima de 33°C. Ventos entre 40 km/h e 50 km/h são previstos em Goiás e no Distrito Federal.

Já no Norte do Brasil, a sexta-feira será de tempo instável. A alta umidade da região favorece pancadas moderadas a fortes desde cedo no Amazonas, no Acre, em Rondônia e no norte do Tocantins.

Ao longo do dia, as chuvas ganham força em toda a região, com o ponto de maior atenção no nordeste do Pará, no litoral e na Ilha do Marajó, onde há previsão de chuva volumosa com risco de situação de perigo.

No Nordeste, a faixa de instabilidade se concentra ao longo do litoral. As chuvas mais intensas atingem o Maranhão, o Piauí, o Ceará, o Rio Grande do Norte, a Paraíba e o norte de Pernambuco.

João Pessoa (PB) e Natal (RN) estão entre as capitais com maior risco de chuva intensa, com acumulados que podem chegar a 70 mm e 60 mm, respectivamente. Salvador (BA) também entra no radar, com precipitação em torno de 50 mm.

A tendência para as próximas duas semanas aponta para volumes ainda mais elevados no Norte, com acumulados que podem chegar a 250 mm ou 300 mm em algumas áreas.

O motivo tem relação com o aquecimento do Atlântico. A porção mais quente do oceano, que em agosto do ano passado ficava mais ao norte, próxima à Venezuela, deslocou-se e hoje está bem perto da costa norte brasileira.

A temperatura média nessa faixa passou de 27°C para 30°C nesse intervalo, o que alimenta a faixa de umidade que atravessa a região e sustenta as chuvas intensas.

Frente fria

A frente fria prevista para chegar ao Brasil no domingo (26/4) deve provocar quedas bruscas de temperatura. Por causa desse sistema, a terça-feira (28/4) deve ser o dia mais frio do ano até agora em várias áreas do Rio Grande do Sul.

Mesmo com sol, o ar gelado vai manter as temperaturas baixas durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã. Com isso, as tardes de segunda (27/4) e terça também serão mais frescas, com uma sensação térmica reforçada pelo vento — um contraste forte com o calor e o tempo abafado que marcaram os últimos dias na região.

Segundo a Climatempo, as temperaturas mínimas previstas para o período mais frio indicam valores próximos de 0°C nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, e no Planalto Sul Catarinense. Na fronteira com o Uruguai e em áreas de planalto, os termômetros devem marcar entre 3°C e 5°C.

Nas regiões central e dos vales gaúchos, a mínima fica entre 5°C e 7°C, e na Grande Porto Alegre entre 8°C e 10°C. Com o céu mais aberto durante a madrugada e o ar frio, não se descarta também a formação de geada isolada em algumas áreas. Os pontos com maior potencial são a Campanha Gaúcha, o Planalto do Rio Grande do Sul e a Serra Gaúcha e Catarinense.

Ainda tem chuva

Antes do frio, porém, o Rio Grande do Sul enfrenta um dia de chuva nesta sexta. As instabilidades começam ainda pela manhã nas faixas oeste e central, na Campanha Gaúcha, nos Vales, na Serra e no litoral, e se intensificam ao longo do dia, com temporais e trovoadas avançando para a metade norte, especialmente no centro e no oeste do estado.

A combinação de uma área de baixa pressão no litoral com uma frente fria vinda da Argentina é a principal responsável pelo volume expressivo esperado.

Em 48 horas, a projeção é de acumulados entre 50 mm e 100 mm em diversas regiões. Há chance também de volumes ainda maiores em pontos isolados — o que equivale a cerca de dois terços de toda a chuva média do mês de abril em menos de dois dias.

As regiões em maior alerta são a área de São Borja, no Oeste; Santa Maria e o centro do estado; além da Grande Porto Alegre e da Serra Gaúcha.

No centro-sul do Rio Grande do Sul, a chuva perde força de forma gradual no fim do dia. Em Porto Alegre (RS), a sexta-feira ainda deve ter chuva ao longo de boa parte do dia, com máxima em torno de 22°C.

Em Santa Catarina, a chuva chega mais tarde: a previsão é de que as instabilidades avancem para o centro-sul e o interior catarinense entre o fim da tarde e a noite.

No Paraná, o dia é de sol e calor, especialmente no norte do estado, que está sob influência de uma onda de calor. Ventos entre 40 km/h e 50 km/h e umidade abaixo de 30% reforçam a sensação de tempo seco e quente na região. Curitiba (PR) deve ter nevoeiro na madrugada e sol ao longo do dia, com máxima de 27°C.

Anterior

Escala 6×1: antes contrárias, frentes mudam tom sobre proposta

Próximo

CMN libera crédito para empresas aéreas devido à alta dos combustíveis

Próximo
Michael Melo/Metrópoles

CMN libera crédito para empresas aéreas devido à alta dos combustíveis

LEIA TAMBÉM

Saúde

Solidão eleva risco clínico e reduz a sobrevida de idosos com câncer

24/04/2026
Tocantins

Dianópolis recebe cinema sobre rodas gratuito

24/04/2026
Economia

INSS paga 1ª parcela do 13º salário de aposentados a partir desta sexta

24/04/2026
Economia

Mega-Sena 2999 acumula e prêmio sobe para R$ 100 milhões. Veja números

24/04/2026
Economia

CMN libera crédito para empresas aéreas devido à alta dos combustíveis

24/04/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Agricultura e Pecuária

Milho sobe pelo quinto dia seguido na bolsa de Chicago

24/04/2026
Agricultura e Pecuária

CMN aprova linha de crédito para capital de giro a cooperativas de leite via Pronaf

24/04/2026
Agricultura e Pecuária

Produção de ração cresceu 2,8% no Brasil em 2025, diz relatório

24/04/2026
Agricultura e Pecuária

Preços das hortaliças tiveram alta generalizada em março

24/04/2026
Saúde

EUA aprova primeira terapia genética contra perda auditiva rara

24/04/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Milho sobe pelo quinto dia seguido na bolsa de Chicago
  • CMN aprova linha de crédito para capital de giro a cooperativas de leite via Pronaf
  • Produção de ração cresceu 2,8% no Brasil em 2025, diz relatório

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

edit post
A valorização do milho é impulsionada principalmente pelo ritmo acelerado das exportações americanas — Foto: Wenderson Araujo/CNA

Milho sobe pelo quinto dia seguido na bolsa de Chicago

24/04/2026
edit post
Condições para participação incluem prazo total de até seis anos, com carência de até um ano para o pagamento — Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

CMN aprova linha de crédito para capital de giro a cooperativas de leite via Pronaf

24/04/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.