terça-feira, 9 de setembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Agricultura e Pecuária

Atrasado, plantio de soja alcança 2,4% da área prevista no Brasil

Na mesma época do ano passado, 4,1% das lavouras já haviam sido implantadas

Globo Rural por Globo Rural
04/10/2024
em Agricultura e Pecuária
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Com mais de 1,5 milhão de hectares para cultivo da soja, Tocantins inicia plantio da safra 2024/2025 dia 1º de outubro

Soja no Tocantins Foto: Divulgação

CompartilharCompartilhar

O plantio de soja, carro-chefe do agronegócio nacional, segue atraso no país, apesar do registro de chuvas em algumas regiões produtoras. De acordo com o boletim de Progresso de Safra divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apenas 2,4% da área que será cultivada com a oleaginosa foi semeada até 29 de setembro. Na mesma época do ano passado, 4,1% das lavouras já haviam sido implantadas.

O ritmo mais lento é observado nos três Estados que iniciam a semeadura em setembro. Por outro lado, houve um aumento expressivo da área plantada entre 22 e 29 de setembro.

ARTIGOSRELACIONADOS

Escassez de profissionais do setor de sementes preocupa especialistas

Boi gordo encerra a semana estável em São Paulo

06/09/2025
Maior produtor de soja do país, Mato Grosso tem situação crítica para início do plantio

Maior produtor de soja do país, Mato Grosso tem situação crítica para início do plantio

06/09/2025

Em Mato Grosso, apenas 2,6% das lavouras foram semeadas, segundo a Conab. Em 30 de setembro de 2023, o índice era de 5,2%, o dobro de agora. Os produtores mato-grossenses, no entanto, aceleraram o plantio na última semana. Em 22 de setembro deste ano, apenas 0,3% da área havia sido plantada.

A Conab avaliou que, apesar das chuvas em Mato Grosso, o déficit hídrico no solo, intensificado pelas elevadas temperaturas, tem comprometido o progresso da semeadura.

“O plantio está aquém do observado no mesmo período da safra anterior. As regiões Norte e Oeste registraram os maiores volumes de precipitação e destacam-se pelo maior avanço na semeadura”, diz o relatório da estatal.

Já o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) estima um ritmo de plantio ainda menor entre os produtores do Mato Grosso, com apenas 0,53% do total previsto para o ciclo semeado até a sexta-feira passada (27/9), um avanço de 0,26 ponto percentual em relação à semana anterior, mas 3,66 pontos percentuais abaixo do total plantado no ano passado no mesmo período. O Imea prevê uma área plantada de 12,6 milhões de hectares no ciclo 2024/25, aumento de 1,5% em relação à safra passada.

Paraná

No Paraná, o plantio saltou de 1%, em 22 de setembro, para 10% em 29 de setembro, segundo a Conab. Mesmo assim, o índice é inferior ao do ano passado, quando estava em 16%.

De acordo com a Conab, no Paraná, o plantio avança nas regiões Oeste e Sudoeste. “A maioria das áreas está em desenvolvimento vegetativo inicial e em boas condições”, avaliou a companhia.

Em levantamento divulgado nesta terça-feira (1/10), o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná informa que a área plantada de soja atingiu 22% do total estimado para a safra 2024/25, de 5,78 milhões de hectares, mesma área do ciclo passado.

Na semana passada, a área plantada no Paraná chegava a 10% do total previsto para a temporada 2024/25, segundo o Deral. Há um ano, a área plantada atingia 20% do total projetado. Até agora, o Estado plantou 1,27 milhão e hectares de soja.

Em relatório, o Deral informou que as chuvas recentes no Paraná proporcionaram condições favoráveis para o plantio da soja. “Apesar da expectativa de que as precipitações continuem, a semeadura perdeu ímpeto, à espera de chuvas mais abundantes”, observou o Deral.

Outros estados

Em Mato Grosso do Sul, a semeadura da soja alcançou 3% ante 5% em 30 de setembro de 2023.

Mato Grosso do Sul não havia iniciado o plantio até 22 de setembro e alcançou 3% da área com as “chuvas representativas” que caíram na região Centro-Sul do Estado. Na região Norte, porém, os volumes foram muito baixos e não colaboraram com o plantio, disse a Conab.

O plantio de soja também foi iniciado em São Paulo e em áreas irrigadas da Bahia, mas as lavouras ainda estão nos estágios de germinação e emergência.

Previsão de safra

A consultoria StoneX divulgou nesta terça-feira revisão da estimativa para a safra de soja, no qual manteve a previsão de 165 milhões de toneladas no Brasil na temporada 2024/25, com incremento de 10,7% em relação à safra anterior. Segundo a consultoria, o clima quente e seco continua atrasando o plantio em boa parte do país, mas ainda é cedo para afirmar que haverá prejuízos nas lavouras ou redução de área plantada.

A consultoria projeta para o Mato Grosso produção de 45,3 milhões de toneladas, aumento de 15,3% em relação ao ciclo passado. No Paraná, a estimativa é de 22,5 milhões de toneladas, alta de 13,7%.

Outras culturas

O plantio de arroz está em ritmo mais rápido que o de 2023, segundo a Conab. A semeadura já alcançou 10,6% da área prevista ante 7,5% na mesma época do ano passado.

Destaque para o Rio Grande do Sul, que já semeou 8% das lavouras. No início de outubro do ano passado, os gaúchos ainda não haviam iniciado os cultivos. Em Santa Catarina, o plantio chegou a 53% da área, ante 63% em 2023.

O plantio de milho 1ª safra chegou a 21,6%, índice semelhante ao de 2023 (22,6%). As áreas são cultivadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Já a semeadura de feijão 1ª safra alcançou 11,5% ante 7,6% na mesma época de 2023. O ritmo está mais avançado no Rio Grande do Sul, onde o plantio alcançou 21% da área contra 7% no ano passado.

Anterior

Seca afeta produção de leite, pressiona custos e já se reflete no preço

Próximo

Lula deve sancionar na próxima semana lei que aumenta pena de feminicídio

Próximo
“Supremo não tem que se meter em tudo”, diz Lula sobre decisão do STF sobre maconha

Lula deve sancionar na próxima semana lei que aumenta pena de feminicídio

LEIA TAMBÉM

Saúde

O que todo adolescente precisa saber antes de ir ao médico sozinho

09/09/2025
Saúde

O que acontece no corpo quando comemos muito açúcar? Veja impacto diário

09/09/2025
Brasil

Alerta severo: 111 cidades de SP recebem mensagem para riscos de tempo seco

09/09/2025
Brasil

Estudante morta em PE: o que sabemos sobre violência em escolas no Brasil

09/09/2025
Brasil

Boate Kiss: Último condenado consegue progressão ao semiaberto

09/09/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Entidade e Funai repudiam assassinato de jovem indígena, encontrada carbonizada

09/09/2025
Tocantins

Diário confirma Hércules na Seduc, traz Jairo Mariano para Sefaz e Bárbara no Igeprev

09/09/2025
Política

Em Brasília, Gomes bate martelo e fecha aliança com pré-candidaturas de Dorinha e Gaguim

09/09/2025
Educação

Dia Mundial da Alfabetização: Brasil tem 29% de analfabetismo funcional

09/09/2025
Educação

Reta final para o Enem: 4 dicas para colocar em prática hoje mesmo

09/09/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Entidade e Funai repudiam assassinato de jovem indígena, encontrada carbonizada
  • Diário confirma Hércules na Seduc, traz Jairo Mariano para Sefaz e Bárbara no Igeprev
  • Em Brasília, Gomes bate martelo e fecha aliança com pré-candidaturas de Dorinha e Gaguim

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Entidade e Funai repudiam assassinato de jovem indígena, encontrada carbonizada

Entidade e Funai repudiam assassinato de jovem indígena, encontrada carbonizada

09/09/2025
Diário confirma Hércules na Seduc, traz Jairo Mariano para Sefaz e Bárbara no Igeprev

Diário confirma Hércules na Seduc, traz Jairo Mariano para Sefaz e Bárbara no Igeprev

09/09/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.