A Liga Araguainense do Trauma de Enfermagem (LATE), da Afya Unitpac Araguaína, completou em agosto deste ano 13 anos de história, dedicada ao ensino e à difusão do conhecimento teórico-prático na área do trauma, consolidando-se como uma referência no desenvolvimento acadêmico e profissional da enfermagem. No dia 23 de setembro, a LATE foi homenageada na Câmara Municipal de Araguaína com uma moção de aplauso, em reconhecimento aos relevantes trabalhos prestados à comunidade e à formação de acadêmicos.
Fundada em 30 de agosto de 2012, por estudantes de enfermagem, a liga busca o aprofundamento no campo da urgência e emergência. Atualmente, é composta por 22 membros, sendo 16 ligantes e 6 diretores.”A atuação da LATE se dá em múltiplos níveis. Na comunidade, realizamos treinamentos de Suporte Básico de Vida (SBV), ações de conscientização no trânsito, além de projetos sociais voltados à arrecadação de alimentos, sangue e fraldas geriátricas para famílias e instituições carentes. Internamente, promovemos aulas, treinamentos, minicursos, simpósios e simulações realísticas, além de estágios extracurriculares supervisionados no SAMU”, explicou a acadêmica e presidente da Liga, Camilla Cunha.
Ao longo de sua trajetória, a Liga tem se destacado na formação técnica e ética dos estudantes, além de atuar diretamente na promoção da saúde e na valorização da vida. “Entre as ações que desenvolvemos, destacam-se os treinamentos sobre a Lei Lucas em escolas infantis, participação em SIPATs de órgãos municipais, capacitações em obras civis, aulas para estudantes de cursos técnicos de enfermagem e atividades em espaços públicos, como a Via Lago, sempre com foco na vida, na saúde e na segurança da comunidade”, completou Camilla.
O coordenador de Enfermagem, Josiel Torquatro, destacou a importância da homenagem: “Fiquei muito feliz e, de certa forma, emocionado ao ver os acadêmicos da LATE sendo reconhecidos. Alguns já estão finalizando o curso, outros ainda no início, mas todos desenvolvendo atividades técnicas de prevenção e assistência ao trauma. O reconhecimento da Câmara Municipal mostra que o trabalho da Liga é notório em Araguaína. Espero que outras iniciativas também recebam esse reconhecimento.”
O professor e coordenador da Liga, Diego Medeiros, ressaltou a importância desse momento para os ligantes: “São momentos como esse que dão sentido ao nosso trabalho e ao desenvolvimento acadêmico dos estudantes. Eles atuam dentro e fora da universidade, levando nossa responsabilidade social adiante. O compromisso com a comunidade nos torna pessoas melhores e profissionais mais sensíveis e preparados para atender às demandas da população com competência e uma visão humana e holística. Sinto-me grato por conduzir e apoiar esses futuros profissionais na missão de transformar vidas e salvar com amor.”
O professor acrescentou: “Se o seu sonho é se destacar na carreira acadêmica para, depois, se tornar um ótimo profissional da saúde, venha estudar na Afya. Estamos esperando por você! Mais informações no site: https://unidades.afya.com.br/unidade/araguaina.“