Uma adolescente de 17 anos e um jovem, de 18, que caíram em um poço com cerca de seis metros de profundidade em Gurupi, no sul do estado, são amigos e estavam em uma casa próxima pouco antes do acidente. A jovem estava sozinha e procurava um local para urinar quando caiu no buraco. O amigo pulou para salvá-la e ambos precisaram ser resgatados pelos bombeiros.
O acidente aconteceu na madrugada de quinta-feira (1°), no setor Jardim da Luz. Uma amiga dos jovens, que preferiu não se identificar, contou ao g1 que a adolescente buscava um lugar mais afastado para se aliviar e foi até a casa onde fica o poço. Conforme a testemunha, o local tinha tábuas e pedaços de tapumes, e a vítima não viu o buraco no chão por causa da escuridão, momento em que acabou caindo.
A amiga relatou ainda que a adolescente começou a gritar por socorro, momento em que outros amigos se aproximaram da casa para ajudá-la, mas não conseguiram. Os amigos viram que a jovem, por estar dentro da água do poço, demonstrava fraqueza. Por isso, um deles resolveu pular para salvá-la.
A amiga comentou que houve dificuldade para retirá-los do poço, por isso ela chamou o Corpo de Bombeiros Militar para fazer o resgate. As vítimas chegaram a se segurar em um fio elétrico da bomba de água desativada até a chegada das equipes.
A operação de resgate dos bombeiros durou cerca de uma hora. Uma escada foi usada pra chegar até eles no fundo do poço, e serviu pra que eles subissem de volta à superfície.
Também foi preciso envolver a adolescente em uma manta térmica, para amenizar os sintomas graves de hipotermia que ela apresentou.
“A moça caiu primeiro e o rapaz adentrou o poço para ajudar ela a sobreviver naquele ambiente aquático. Ela não tinha forças, estava em um estado de hipotermia maior”, explicou o bombeiro Luiz Paulo Carrijo.
Conforme apuração da TV Anhanguera, a casa onde o acidente aconteceu fica próxima ao córrego Pouso do Meio. Isso pode justificar um lençol freático mais superficial e a grande quantidade de água no poço no momento em que os jovens caíram.
Após o resgate, as vítimas foram levadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Eles não sofreram ferimentos ou fraturas, mas a adolescente permaneceu internada em observação por algumas horas, por causa da hipotermia, mas já recebeu alta médica.






