domingo, 13 de julho de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Brasil

Acidente com avião da Voepass: relatório do Cenipa mostra passo a passo da decolagem até a queda

Acidente em Vinhedo (SP) deixou 62 mortos na última sexta-feira (9)

CNN por CNN
07/09/2024
em Brasil
Tempo de leitura: 8 minutos
A A
Após laudos da perícia, PF deve ouvir testemunhas de acidente da Voepass em Vinhedo

Equipes trabalham após queda de avião da Voepass em Vinhedo, no interior de São Paulo Crédito: Secretaria de Segurança de São Paulo/Divulgação

CompartilharCompartilhar

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) apresentou nesta sexta-feira (6), o passo a passo, desde a decolagem do avião da VoePass em Cascavél (PR) até o acidente em Vinhedo (SP).

O chefe do Cenipa, brigadeiro Marcelo Moreno, abriu a coletiva de imprensa informando que a investigação segue em andamento, para avaliação de fatores humanos, materiais e técnicos que estejam envolvidos no acidente.

ARTIGOSRELACIONADOS

Justiça absolve Alexandre Correa em processo de difamação contra Edu Guedes

Justiça absolve Alexandre Correa em processo de difamação contra Edu Guedes

12/07/2025
O que se sabe sobre morte de menina de 11 anos após queda de penhasco no RS

O que se sabe sobre morte de menina de 11 anos após queda de penhasco no RS

12/07/2025

Relembre o caso

Um avião da Voepass, antiga Passaredo, caiu no início da tarde do dia 09/08 em Vinhedo, no interior de São Paulo. O voo 2283 saiu de Cascavel (PR) e iria para Guarulhos. O avião acidentado, prefixo PS-VPB, é um ATR 72-500, cuja capacidade total é de 74 pessoas, sendo 62 passageiros.

No dia da queda, 9 de agosto, o avião transportava 4 tripulantes e 58 passageiros. Este foi o sexto acidente aéreo mais letal da história do Brasil. 

As investigações são conduzidas pela Força Aérea Brasileira (FAB), através do Cenipa. O processo passa por diversas etapas de perícia, elaboração e apresentação de relatório, além de avaliação de causas e responsabilidades.

A formação de gelo nas asas da aeronave foi uma das hipóteses levantadas por especialistas que poderiam explicar a queda da aeronave.

O que aconteceu no acidente, segundo o Cenipa

As informações foram apresentadas pelo Tenente Freud, que afirmou que a aeronave estava navegável, de acordo com os padrões pré-estabelecidos pela FAB. A última verificação da aeronave foi realizada no dia do acidente.

O relatório concluiu que o avião estava habilitado para voar em condições de gelo. A comissão de investigação concluiu que os pilotos também tinham treinamento para voar sob condições de gelo.

O órgão concluiu que as condições meteorológicas do voo estavam disponíveis para os pilotos, e previam a presença de gelo durante o trajeto entre Cascavel (PR) e Guarulhos (SP).

Linha do tempo do voo com os eventos do percurso

Com base nas informações coletadas durante a ação inicial, bem como nas gravações do Flight Data Recorder (FDR – gravador de dados de voo) e do Cockpit Voice Recorder (CVR – gravador de voz da cabine), a Comissão de Investigação identificou a sequência de eventos que antecederam a colisão da aeronave contra o solo.

  • Saiu de Cascavel, às 11h58
  • 11h58min05s – a aeronave iniciou a decolagem da pista 15 de SBCA, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo;
  • 12h12min40s – os PROPELLER ANTI-ICING 1 e 2 foram ligados;
  • 12h14min56s – o Electronic Ice Detector (detector eletrônico de gelo) conectado ao Centralized Crew Alert System (CCAS – sistema centralizado de alerta de tripulação) exibiu um sinal de alerta ao cruzar o FL130;
  • 12h15min03s – o AIRFRAME DE-ICING foi ligado;
  • 12h15min42s – um tom de alarme único (single chime) foi ouvido na cabine. Na sequência, os tripulantes comentaram sobre ter ocorrido uma mensagem de Fault no AIRFRAME DE-ICING;
  • 12h15min49s – o AIRFRAME DE-ICING foi desligado;
  • 12h16min25s – o Electronic Ice Detector deixou de exibir o sinal de alerta;
  • 12h17min08s – o Electronic Ice Detector exibiu um sinal de alerta;
  • 12h19min13s – o Electronic Ice Detector deixou de exibir o sinal de alerta;
  • 12h23min43s – o Electronic Ice Detector exibiu um sinal de alerta;
  • 12h30min05s – o Electronic Ice Detector deixou de exibir o sinal de alerta;
  • 13h11min02s – o Electronic Ice Detector exibiu um sinal de alerta;
  • 13h12min41s – o Electronic Ice Detector deixou de exibir o sinal de alerta;
  • 13h12min55s – o Electronic Ice Detector exibiu um sinal de alerta;
  • 13h15min16s – o Second in Command (SIC – piloto segundo em comando) efetuou contato rádio com o despachante operacional da companhia aérea no aeródromo de Guarulhos, a fim de realizar as coordenações necessárias para a sua chegada;
  • 13h16min25s – concomitantemente à coordenação com o despachante operacional, ocorreu a chamada de uma comissária pelo interfone. O SIC solicitou que ela aguardasse um momento e prosseguiu a comunicação com o despachante;
  • 13h17min20s – o Electronic Ice Detector deixou de exibir o sinal de alerta. Nesse momento, o SIC estava solicitando informações à comissária a fim de transmiti-las ao despachante operacional;
  • 13h17min32s – o Electronic Ice Detector exibiu um sinal de alerta. Nesse momento, o Pilot in Command (PIC – piloto em comando) estava informando os passageiros sobre as condições e o horário previsto para o pouso em SBGR;
  • 13h17min41s – o AIRFRAME DE-ICING foi ligado;
  • 13h18min41s – com 191 kt de velocidade, o alerta CRUISE SPEED LOW foi exibido. Simultâneamente, o SIC estava terminando de repassar algumas informações ao despacho operacional;
  • 13h18min47s – o PIC iniciou o briefing de aproximação para o pouso em SBGR. Concomitantemente, o Approach Control de São Paulo (APP-SP – controle de aproximação de São Paulo) realizou uma chamada e o instruiu a mudar para a frequência 123,25 MHz;
  • 13h18min55s – um tom de alarme único (single chime) foi ouvido na cabine. Simultaneamente, estava ocorrendo a comunicação com o APP-SP;
  • 13h19min07s – o AIRFRAME DE-ICING foi desligado;
  • 13h19min16s – a tripulação efetuou uma chamada na frequência 123,25 MHz para o APP-SP;
  • 13h19min19s – o APP-SP solicitou que o PS-VPB mantivesse o FL170 devido a um tráfego;
  • 13h19min23s – a tripulação respondeu ao APP-SP que iria manter o nível de voo e que estava no ponto ideal de descida, aguardando autorização;
  • 13h19min28s – com 184 kt de velocidade, o alerta DEGRADED PERFORMANCE foi exibido, juntamente com um tom de alarme único (single chime). O alarme foi acionado concomitantemente com as trocas de mensagem entre o APP-SP e a tripulação;
  • 13h19min30s – o APP-SP disse que estava ciente e pediu para que aguardasse a autorização;
  • 13h19min31s – o Passaredo 2283 disse que estava ciente e agradeceu;
  • 13h19min33s – o PIC continuou a realizar o briefing de aproximação;
  • 13h20min00s – o SIC comentou: “bastante gelo”;
  • 13h20min05s – o AIRFRAME DE-ICING foi ligado pela terceira vez;
  • 13h20min33s – o APP-SP autorizou a aeronave a voar direto para a posição SANPA, mantendo o FL170. Informou que a descida seria autorizada em dois minutos;
  • 13h20min39s – a tripulação cotejou a mensagem anterior (última comunicação realizada pelos tripulantes);
  • 13h20min50s – a aeronave iniciou uma curva à direita para a proa da posição SANPA;
  • 13h20min57s – durante a curva, com 169 kt de velocidade, o alerta INCREASE SPEED foi exibido, juntamente com um tom de alarme único (single chime). Ato contínuo, iniciaram-se ruídos de vibração na aeronave, juntamente com o acionamento do alarme de stall;
  • 13h21min09s – o controle da aeronave foi perdido e ela ingressou em uma atitude de voo anormal até colidir contra o solo. Nesse ponto, a aeronave inclinou-se 52º para a esquerda e, posteriormente, 94º à direita, realizando uma variação de proa de 180º no sentido horário. Na sequência, a variação de proa foi revertida para o sentido anti-horário, completando 5 voltas em “parafuso chato” até a colisão contra o solo.

Caracteristicas da aeronave

Uma “pack” estava inoperante. Sua função é cuidar da pressurização da aeronave. Outra função deste dispositivo é cuidar da climatização do fluxo de ar, dentro da aeronave. O avião estava dentro do limite de altitude permitido para rota do voo. Outra restrição desta falha é o calculo do combustível, que deve ser calculado como de um voo com 10 mil pés. Isso acontece porque caso a aeronave perdesse a única PACK, a aeronave desceria para os 10 mil pés.

O sistema de proteção contra gelo é dividido em 4 fases: Detecção, proteção, alarme e procedimentos.

Os sistemas de detecção de gelo possuem dois dispositivos, um de evidencia e outro de detecção. De acordo com o Cenipa, o acumulo de gelo não consta no FDR.

O sistema de proteção antigelo, o Ice Detector, inclui diversos níveis e pontos de detecção na aeronave. No nível 1, ele é acionado automaticamente, mas o nível 2 só é acionado a partir da percepção da presença de gelo nos sensores. O nível 3 é conhecido como Degelo, quando sistemas de aquecimento trabalham para eliminar o gelo. O nível 3 é acionado pelo comando da aeronave.

O comandante explica que o sistema antigelo não tem nenhuma relação com as packs, que cuidam da climatização interna da aeronave.

O Cenipa explica que existe uma teoria de que um fenômeno conhecido como supercooled large droplet ice pode ter ocorrido com o avião, mas que isso vai depender de mais investigações. O fenômeno se dá quando gotas de água permanecem em temperaturas abaixo do congelamento e, que se formam em condições de chuva ou garoa congelantes, e pode ser particularmente perigosa para a operação de voo.

Próximas etapas

As próximas etapas da investigação vai contar com exames de materiais e testes funcionais com representantes e fabricantes de componentes da aeronave.

O fator humano será avaliado por meio de entrevistas com psicólogos e médicos com ênfase em condicionantes, tanto em quesitos psicossociais e organizacionais, que buscam revelar qual era sua importância no acidente.

Por fim a analise de procedimentos operacionais e de manutenção da aeronave, em especial com o fator material, que será determinada pelos engenheiros da comissão de investigação.

Anterior

Atriz brasileira da HBO que estava desaparecida está em estado grave, diz hospital

Próximo

Conheça os diferentes tipos de câncer de pele e os principais sintomas

Próximo
Novo método de terapia fotodinâmica pode erradicar o melanoma ocular, diz estudo

Conheça os diferentes tipos de câncer de pele e os principais sintomas

LEIA TAMBÉM

Esportes

Jorge Jesus diminuirá minutos de Cristiano Ronaldo no Al-Nassr

12/07/2025
Política

Comitê do governo contra tarifa de Trump será instalado na próxima semana

12/07/2025
Palmas

Banda de percussão do CEM Taquaralto representa o Brasil em evento de fanfarras na Argentina

12/07/2025
Tocantins

Hospitais regionais de Augustinópolis e Araguaína realizam mutirões de cirurgias urológicas e ortopédicas

12/07/2025
Tocantins

Jornalista tocantinense lança livro de crônicas “O Astronauta, as crônicas do mundo da lua”

12/07/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Palmas

Novo atrativo cultural e natural, sítio arqueológico em Taquaruçu Grande tem vestígios arqueológicos com datações estimadas em 8 mil anos

12/07/2025
Palmas

Prefeitura de Palmas divulga dicas de como promover um trânsito mais seguro

12/07/2025
Tocantins

Considerada a maior da América Latina, artesãos de diversas regiões do Tocantins participam da 25ª Fenearte, em Olinda

12/07/2025
Economia

Trump anuncia tarifas de 30% para União Europeia e México

12/07/2025
Política

Brasil confirma presença em reunião na Colômbia sobre guerra em Israel

12/07/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Novo atrativo cultural e natural, sítio arqueológico em Taquaruçu Grande tem vestígios arqueológicos com datações estimadas em 8 mil anos
  • Prefeitura de Palmas divulga dicas de como promover um trânsito mais seguro
  • Considerada a maior da América Latina, artesãos de diversas regiões do Tocantins participam da 25ª Fenearte, em Olinda

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Novo atrativo cultural e natural, sítio arqueológico em Taquaruçu Grande tem vestígios arqueológicos com datações estimadas em 8 mil anos

Novo atrativo cultural e natural, sítio arqueológico em Taquaruçu Grande tem vestígios arqueológicos com datações estimadas em 8 mil anos

12/07/2025
Prefeitura de Palmas divulga dicas de como promover um trânsito mais seguro

Prefeitura de Palmas divulga dicas de como promover um trânsito mais seguro

12/07/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.