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Seduc reúne profissionais da Educação Escolar Indígena Xerente para Formação Continuada em Miracema do Tocantins

Participam da formação professores, diretores, coordenadores, secretários e auxiliares de secretaria das unidades escolares indígenas

Da Redação por Da Redação
23/10/2025
em Educação
Tempo de leitura: 2 minutos
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Seduc reúne profissionais da Educação Escolar Indígena Xerente para Formação Continuada em Miracema do Tocantins

Formação para profissionais da Educação Escolar Indígena em Miracema - Foto: Crédito: Divulgação Seduc/Governo do Tocantins

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A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza, entre os dias 21 e 23 de outubro de 2025, formação para cerca de 400 profissionais da Educação Escolar Indígena voltada ao fortalecimento das práticas pedagógicas e administrativas das escolas Xerente. 

O evento, que ocorre na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus Cerrado, e na Superintendência Regional de Educação (SRE) de Miracema, tem como público-alvo professores, diretores, coordenadores pedagógicos, secretários e auxiliares de secretaria das unidades escolares indígenas.

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Na sede da Superintendência Regional, reúnem-se diretores, secretários, auxiliares de secretaria e professores responsáveis pelo setor administrativo. Já no Câmpus Cerrado da UFT, participam professores do ensino fundamental dos anos iniciais e finais, e do ensino médio.

A abertura do evento contou com a apresentação do Programa de Fortalecimento da Educação Indígena (PROFE Indígena), conduzida pela equipe do Departamento de Educação e Políticas para os Povos Indígenas (Depot).

Durante a formação, os participantes discutem temas como História e Legislação da Educação Escolar Indígena, Regimento Escolar, Gestão Administrativa e Financeira, além da realização de oficinas práticas sobre o Plano Político-Pedagógico (PPP), Plano de Gestão Escolar e adesão ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

A coordenadora do Núcleo Administrativo e Financeiro da Gerência de Educação Escolar Indígena da Seduc, Sílvia Letícia Kêti Xerente, destaca a importância da formação. “Foi muito positiva a participação ativa e comprometida dos envolvidos, demonstrando grande interesse em aprender, trocar experiências e refletir sobre as práticas educacionais dentro da realidade da comunidade. Essa troca certamente terá impacto direto na escola, pois favorece uma prática pedagógica mais contextualizada, respeitosa e significativa. O fortalecimento da identidade cultural, aliado ao aprimoramento das práticas educativas, pode contribuir para uma escola mais integrada à comunidade, promovendo o pertencimento, a valorização da língua e da cultura Xerente e o sucesso escolar dos estudantes”, conclui a coordenadora.

Edite Smikidi Xerente, coordenadora pedagógica do Centro de Ensino Médio Xerente Warã (Cemix-Warã), de Tocantínia, com representantes de seis escolas da Região Brejo Comprido, visualizaram a formação como positiva. A coordenadora comenta que a formação específica era muito esperada. “É um dos anseios dos profissionais da educação escolar indígena do povo Akwē. Os temas trabalhados durante o período de formação, a exemplo o PPP, foram bastante relevantes para a continuidade e avanço da educação escolar indígena específica, diferenciada e de qualidade. Foi também espaço de troca de saberes, espaço potente, de escuta e aprendizado coletivo”, agradeceu com Tênhazêtê, obrigada, na língua Xerente. 

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