A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) encerra nesta segunda-feira (1º) o período de inscrições para o Vestibular 2026, um dos mais concorridos do país. Nesta edição, o processo seletivo está oferecendo 2.520 vagas regulares em diversos cursos de graduação.
Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares). Conforme edital, o Vestibular 2026 da Unicamp acontecerá em duas etapas, sendo a primeira no dia 26 de outubro e a segunda nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.
A primeira etapa consiste em questões objetivas e, a segunda, em questões discursivas e uma redação. Uma das novidades da Unicamp 2026 é que, partir desta edição, a segunda fase será composta por 18 questões e não mais 20 a fim de conceder mais tempo para os candidatos lerem os enunciados e elaborarem suas respostas.
Outras formas de ingresso
Ao todo, o novo processo seletivo da instituição está oferecendo 3.338 vagas regulares em diversos cursos de graduação. Para entender melhor, as vagas para estudar na Unicamp em 2026 estão distribuídas entre os seguintes sistemas de ingresso:
- Vestibular Unicamp 2026: 2.520 vagas.
- Nota do Enem: 341 vagas oferecidas pelo edital Enem-Unicamp, cujo prazo de inscrição terá início em novembro de 2025. Haverá, ainda, 94 vagas adicionais nesse sistema de ingresso, conforme edital a ser publicado.
- Provão Paulista 2026: 327 vagas.
- Vestibular Indígena 2026: 59 vagas. O Vestibular Indígena terá ainda 71 vagas adicionais, conforme edital a ser publicado.
- Olimpíadas Científicas: 121 vagas oferecidas pelo edital de olimpíadas científicas e competições de conhecimento de áreas específicas. Haverá, ainda, 12 vagas adicionais nesse sistema de ingresso, conforme edital a ser publicado.
As vagas regulares não preenchidas no Vestibular Unicamp 2026 poderão ser disponibilizadas para candidatos inscritos no edital Enem-Unicamp e Provão Paulista, nessa ordem.