Uma das maiores franquias de Hollywood, “Velozes e Furiosos” teve seu primeiro filme lançado em 2001 e, hoje, já conta com onze produções — que incluem alguns spin-offs da história.
Há mais de 20 anos entregando uma trama de ação, velocidade, assaltos, vinganças e muita união entre os protagonistas, a ordem que os filmes foram lançados não necessariamente é a correta na “linha do tempo”.
Com Vin Diesel, Paul Walker, Michelle Rodriguez, Jordana Brewster, Eva Mendes, Jason Statham, Dwayne Johnson, entre muitos outros grandes nomes no elenco, confira abaixo a ordem cronológica da franquia.
Ordem cronológica da franquia de “Velozes e Furiosos”
“Velozes e Furiosos” (2001)
Primeiro longa lançado, a história começa com a aproximação do policial Brian O’Conner (Paul Walker) de um grupo de corredores de rua da Los Angeles, nos EUA. Com a missão de se infiltrar entre eles, o personagem acaba se apaixonando por Mia (Jordana Brewster), a irmã de Dominic Toretto (Vin Diesel).
“+ Velozes + Furiosos” (2003)
Já parte da família criada por Toretto, Brian é recrutado pelo FBI para se infiltrar em uma outra gangue e acabar com uma rede de tráfico de drogas. Desta vez, ele conta com a ajuda de Romam Pearce (Tyrese Gibson), um antigo amigo.
“Velozes e Furiosos 4” (2009)
Neste longa, Dominic Toretto e Brian se reencontram, após o protagonista fugir da República Dominicana. Após uma suposta morte, os dois se unem para capturar um traficante
“Velozes e Furiosos 5: Operação Rio” (2011)
Ainda trabalhando juntos, Dom e Brian fogem para o Brasil, onde reúnem a equipe para realizar um grande assalto no Rio de Janeiro. No entanto, o agente federal Luke Hobbs (Dwayne Johnson) começa a persegui-los.
“Velozes e Furiosos 6” (2013)
Em uma grande virada na história, Hobbs decide recrutar o grupo de Dominic Toretto para impedir a ação de um habilidoso grupo de mercenários que ameaçam a segurança global.
“Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio” (2006)
Apesar do longa ter sido um dos primeiros a ser lançado, nele o personagem Han Lue (Sung Kang) morre depois de ter aparecido em “Velozes e Furiosos 5: Operação Rio” e “Velozes e Furiosos 6”.
Assim que um jovem americano é enviado para Tóquio, ele encontra um mundo obscuro de rachas, se tornando um dos pupilos de Han Lue.
“Velozes e Furiosos 7” (2015)
Com a chegada de Deckard Shaw (Jason Statham), um assassino implacável que busca vingança pela morte de seu irmão, que acontece em “Velozes e Furiosos 6”, a equipe de Toretto fica encarregada de detê-lo. Neste longa também há a despedida de Paul Walker, após o ator ter falecido durante as gravações.
“Velozes e Furiosos 8” (2017)
Extremamente fiel à família de amigos que criou, Dominic Toretto se vê na pior situação possível ao ser chantageado e obrigado a trair sua equipe, ao se juntar à ciberterrorista Cipher (Charlize Theron).
“Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw” (2019)
Mais um dos spin-offs da franquia, o longa foca na união entre os inimigos Luke Hobbs e Deckard Shaw para enfrentar um vilão que representa uma ameaça global.
“Velozes e Furiosos 9” (2021)
Na produção, um irmão desaparecido de Dominic Toretto se torna um assassino habilidoso e faz com que a equipe do protagonista se reúna para detê-lo.
“Velozes e Furiosos 10” (2023)
Em um novo desafio, a equipe de Dominic Toretto precisa enfrentar Dante (Jason Momoa), um inimigo mortal, em busca de vingança
Futuro da franquia
Além dos onze filmes, a franquia ainda conta com duas produções previstas para serem lançadas em 2025, sendo elas um novo spin-off, “Velozes e Furiosos: Hobbs & Reyes”, e a segunda parte do último filme, “Velozes e Furiosos 10: Parte 2”.
Comentários sobre este post