O Atlético-MG arrancou vitória importante por 1 a 0 contra o Atlético Bucaramanga na Colômbia, nesta quinta-feira (17), pela ida dos playoffs para as oitavas da Copa Sul‑Americana. Mesmo atuando com um jogador a menos durante grande parte do segundo tempo, o Galo contou com a frieza de Hulk, que converteu pênalti para garantir o triunfo.
O Galo penou sob pressão na saída de bola, com erros que colocaram o time colombiano em situações de perigo imediato. O goleiro Everson teve trabalho em, pelo menos, duas oportunidades do Bucaramanga, que se mostrou mais incisivo. O Atlético respondeu com Natanael e Dudu, mas teve chance desperdiçada. Já os anfitriões rondaram com perigo: Lyanco salvou na linha após chute de Sambueza e Londoño, nos acréscimos, cabeceou com perigo.
A expulsão de Alan Franco, logo no início da etapa final (6’), complicou a missão do Galo, que ficou com dez homens em campo. Mas o equilíbrio voltou graças à solidez defensiva, e, aos 18’, Igor Gomes foi derrubado na área e o árbitro marcou o pênalti. Dois minutos depois, Hulk bateu com categoria, deslocando o goleiro e abrindo o placar.
O Bucaramanga levou perigo aos 24’ e aos 25’, após finalizações de dentro da área e de Fabry Castro, mas não conseguiu superar a defesa alvinegra. No fim, Bayron Duarte foi expulso aos 42’, nivelando o número de jogadores em campo. Mesmo assim, o placar seguiu em 1 a 0 para o Galo até o apito final.
Jogo de volta
Atlético-MG e Atlético Bucaramanga voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira (24), às 19h (de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte. O Galo joga pelo empate para avançar às oitavas de final da Copa Sul-Americana. Em caso de vitória do Bucaramanga por um gol de diferença, a decisão irá para os pênaltis.