Nesta segunda-feira ,7, completam-se dois meses do início da operação da frota totalmente zero quilômetro do transporte coletivo de Palmas. Desde o dia 7 de maio de 2025 ocorre uma mudança positiva e significativa no cenário do transporte público da cidade. A população palmense aprova o serviço, que conta com ônibus modernos equipados com climatização, Wi-Fi e acessibilidade.
A universitária Thaysllanne Monique usa as linhas 010 – Eixão e 090 – UFT, diariamente, para ir ao estágio e à universidade. “O sistema de ônibus melhorou bastante. Antes, as estações ficavam muito tumultuadas, mas agora há uma maior frequência de ônibus, o que ajudou bastante a evitar aglomerações”, ressalta, reforçando que o aumento na frota foi extremamente importante. “Inclusive, agora posso esperar até passar um Eixão vazio e ir sentada. O que antes era impossível.”
São 140 ônibus, sendo 14 para reserva que atendem a população palmense, incluindo os distritos de Taquaruçu e Buritirana. A mudança na operação foi por meio de um contrato emergencial entre a Prefeitura de Palmas e a empresa Santa Cecília Turismo Ltda (Sancetur). São 61 linhas, entre Eixão e linhas alimentadoras. Até o dia 3 de julho, 54.081 cartões já haviam sido emitidos e foram mais de um milhão de utilizações (1.672.429) registradas nos validadores dos ônibus, segundo informações da Sancetur.
Avaliação
A servidora pública Elisiária da Conceição tem o transporte público como principal meio de locomoção. No início da operação em maio, ela solicitou o seu cartão do idoso e garantiu o benefício da gratuidade assegurado por lei. “Uso diariamente as linhas circulares 180 ou 190, que passam na quadra em que moro. Minha avaliação é ótima. São limpos, confortáveis, o ar condicionado funciona perfeitamente, os botões de paradas funcionam com um simples toque.” Ela reforça ainda que os motoristas estão preparados para atender aos usuários.”São educados na simples ação de responder a um bom dia, até na espera do passageiro descer com tranquilidade. Não andam voando pela cidade. Dirigem naturalmente, sem correria, trazendo mais segurança, tranquilidade para os passageiros.”
Elias Batista de Araújo é morador do Recanto das Araras II. Ele também usa o transporte público diariamente e diz que houve uma melhora significativa na operação. “Tem ônibus toda hora para andar. Não tem mais lotação. Eu mesmo achei bom.”
Integração
Com a nova operação, as integrações continuam normalmente. O usuário pode utilizar duas ou mais linhas, sem necessidade de pagar tarifa adicional, desde que a troca seja feita dentro de um período de duas horas e no mesmo sentido de viagem.
A integração acontece entre as linhas Eixão – Alimentadora e Alimentadora – Eixão. Não sendo possível entre Eixão – Eixão ou entre duas linhas alimentadoras em sequência.
Pontos de recarga
Com um sistema moderno, o transporte coletivo de Palmas conta ainda com a ferramenta Sou Recarga, um aplicativo acessível e fácil de usar, que permite aos passageiros solicitar o cartão, acompanhar pedidos e fazer recargas de forma online. Além do aplicativo, o atendimento ao usuário pode ser realizado na sede da ATCP, na Avenida Teotônio Segurado, das 8 às 17 horas, e nas unidades do Resolve Palmas, localizadas na JK e Taquaralto.
A recarga também pode ser feita nos pontos credenciados em diversas regiões da Capital, incluindo os distritos de Buritirana e Taquaruçu, que contam com máquinas Point of Sale (POS). O pagamento nesses locais pode ser feito em dinheiro, cartão de débito, cartão de crédito ou Pix, facilitando ainda mais o acesso dos passageiros. Para verificar os locais credenciados, basta clicar aqui.
Texto: Elisangela Farias
Edição: Juliana Matos