As inscrições para a edição de segundo semestre do ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferta bolsas integrais e parciais em cursos de graduação, termina às 23h59 desta sexta-feira (4). É necessário ter realizado uma das duas últimas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para poder participar.
Além da realização, para estar apto, é exigido que estudante tenha alcançado ao menos 450 pontos de média nas notas das cinco provas da avaliação nacional. Ele também não pode ter zerado a prova de redação e nem participado na condição de treineiro.
Para receber a bolsa integral, que cobre 100% das mensalidades do curso, o candidato pré-selecionado deverá comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo (R$ 2.277).
Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos (R$ 4.554).
Ainda é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:
- Ter cursado o Ensino Médio integralmente em escola da rede pública;
- Ter cursado o Ensino Médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- Ter cursado o Ensino Médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
- Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
Como funciona a inscrição?
Ao efetuar a inscrição por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis. O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.
Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
Vale destacar que o candidato a bolsas do ProUni não precisa fazer vestibular nem estar matriculado na instituição na qual pretende se inscrever. No entanto, é permitido que as instituições submetam os pré-selecionados a um processo seletivo específico, isento de cobrança de taxa. Essa informação é apresentada ao candidato no momento que seleciona sua opção de curso durante a inscrição.
O que acontece após o fim do prazo das inscrições?
Encerrado o prazo de inscrição, o sistema do ProUni classifica os estudantes de acordo com as opções e as notas obtidas no Enem e a modalidade de concorrência, de acordo com a seguinte ordem:
- Professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
- Estudante que tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- Estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; - Estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
Estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
O processo conta com duas chamadas. A cada uma, os candidatos pré-selecionados têm um prazo para comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.
Importante ressaltar que os estudantes são pré-selecionados em apenas uma das opções de curso, observada a sequência de opção que selecionou no momento da inscrição o limite de bolsas disponíveis e a ordem de classificação.
Ao final das duas chamadas, o candidato que ainda não foi pré-selecionado ou teve sua reprovação por não formação de turma pode manifestar interesse em participar da lista de espera do ProUni.
As bolsas eventualmente não preenchidas nas duas chamadas serão ocupadas pelos estudantes participantes da lista de espera que comprovarem as informações prestadas na ficha de inscrição.
Veja o cronograma da edição
- Inscrições: até 4 de julho
- Resultado da 1ª chamada: 7 de julho
- Comprovação das informações das inscrições: de 7 a 18 de julho
- Resultado da 2ª chamada: 28 de julho
- Comprovação das informações das inscrições: 28 de julho a 11 de agosto
- Lista de espera – manifestação de interesse: 18 e 19 de agosto
- Resultado da lista de espera: 22 de agosto