domingo, 12 de abril de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Governo do Tocantins participa do lançamento da 2ª edição do projeto Defensorias do Araguaia em Palmas

por Ascom
21/08/2025
em Tocantins
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Representantes das defensorias do Tocantins, Goiás e Mato Grosso reunidos durante a solenidade - Foto: Loise Maria/Governo do Tocantins

Representantes das defensorias do Tocantins, Goiás e Mato Grosso reunidos durante a solenidade - Foto: Loise Maria/Governo do Tocantins

CompartilharCompartilhar

O Governo do Tocantins participou, nessa quarta-feira, 20, do lançamento da 2ª edição do projeto Defensorias do Araguaia, realizado em parceria pelas Defensorias Públicas do Tocantins, Goiás e Mato Grosso. A solenidade ocorreu no auditório da sede de atendimentos da Defensoria Pública do Tocantins, em Palmas, e reuniu lideranças indígenas, autoridades estaduais e representantes dos três estados. As primeiras-damas, Karynne Sotero, do Tocantins, e Gracinha Caiado, de Goiás, representaram o Poder Executivo dos dois estados.

A primeira-dama Karynne Sotero, que também ocupa o cargo de secretária extraordinária de Participações Sociais do Estado, agradeceu a presença da primeira-dama Gracinha Caiado, reconhecendo-a como referência para o seu trabalho, e ressaltou o entusiasmo em participar de iniciativas que aproximam o Governo das pessoas como o Defensorias do Araguaia. “Quero agradecer a presença da primeira-dama Gracinha Caiado, que é uma grande referência e inspiração para o nosso trabalho aqui no Tocantins. Quando recebi o convite da Defensoria fiquei muito entusiasmada, porque é exatamente o tipo de ação que eu e o governador Wanderlei Barbosa gostamos de participar, estando perto das pessoas. Com muita alegria, estarei na Aldeia Fontoura no dia 27 de agosto, levando as ações do Governo do Tocantins com toda a nossa equipe”, afirmou.

ARTIGOSRELACIONADOS

Divulgação

Vereadores indígenas rebatem ARPIT e pedem troca no DSEI do Tocantins

11/04/2026

Mantoan destaca importância da Embrapa e reforça apoio à pesquisa durante posse

11/04/2026

O cacique tradicional da Aldeia Fontoura, Waxio Karajá, também reforçou a relevância da iniciativa. “O acesso à nossa aldeia é muito difícil e é complicado ter acesso aos direitos básicos. Essa ação facilita muito as coisas para nós, porque temos dificuldade de ir até a cidade. Esse apoio é muito bom para a comunidade”, comentou.

Criada pelo governador Wanderlei Barbosa logo no início de sua gestão, a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais foi lembrada pelo titular da Pasta, Paulo Waikarnãse Xerente, como um marco para o fortalecimento da interlocução com as comunidades. “Há muitos anos aguardamos por esse momento e hoje a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais se consolida como referência dentro do estado. Esse trabalho é muito importante porque nós, povos indígenas, precisamos dessa presença do Governo. E essa parceria entre as Defensorias, órgãos estaduais e municipais é um elemento muito forte para nós. A ida da Defensoria Pública às aldeias traz dignidade, fortalece nossas comunidades e mostra respeito à nossa cultura”,destacou.

A primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, ressaltou a satisfação em participar da iniciativa ao lado das Defensorias e destacou a união entre os estados. “É uma alegria enorme estar aqui no Tocantins e ser recebida pela primeira-dama Karynne Sotero, que desenvolve um trabalho social importante no estado. Hoje estamos juntos, Tocantins, Goiás e Mato Grosso, unidos no projeto Defensorias do Araguaia, que alcança as aldeias indígenas localizadas na divisa dos três estados na Ilha do Bananal. É uma satisfação enorme participar dessa iniciativa, ao lado da Defensoria, que sempre foi uma parceira de primeira hora do Goiás Social”, afirmou, referindo-se ao projeto realizado no estado de Goiás.

O defensor público-geral do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, destacou o papel da instituição como espaço de acolhimento aos povos indígenas e de compromisso com a cidadania. “A Defensoria Pública é a casa dos povos indígenas, assim como é dos quilombolas, das quebradeiras de coco e todas as pessoas que entrarem aqui devem sentir esse pertencimento. Temos um compromisso, enquanto defensores públicos, de atender a todos da melhor forma possível, com dignidade e altivez. Quero também agradecer ao governador Wanderlei Barbosa, que lidera um governo presente, ao lado de quem mais precisa. Hoje o Tocantins vive um momento de crescimento econômico, mas é fundamental garantir também o avanço social, sem deixar ninguém para trás”, afirmou.

Ação na Ilha do Bananal

O projeto Defensorias do Araguaia leva atendimentos jurídicos, de saúde e sociais aos povos Karajá da região do Alto Araguaia, contemplando aldeias nos três estados. A iniciativa busca reduzir as dificuldades de acesso à Justiça e a serviços essenciais, oferecendo atendimento gratuito por meio das Defensorias Públicas do Tocantins, Goiás e Mato Grosso, em parceria com uma ampla rede de instituições.

O Governo do Tocantins levará uma série de serviços e ações, no dia 27 deste mês, até a Aldeia Fontoura. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) vai ofertar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) garantirá apoio com professores bilíngues, merendeiras e equipe operacional. Já a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) promoverá palestras preventivas sobre álcool e drogas, além de encaminhamentos para tratamento. A Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) e a Secretaria da Igualdade Racial (Seir) também estarão presentes, fortalecendo a interlocução com as comunidades e assegurando representatividade no Governo.

Além da Aldeia Fontoura, a 2ª edição do projeto também levará atendimentos às aldeias São Domingos/MT, no dia 25, Bdè-Burè e Buridina/GO, no dia 29 de agosto.

Anterior

Tocantins participa de encontro nacional para fortalecimento de micro e pequenas empresas em Vitória (ES)

Próximo

Tata Werneck repreende ator por exposição: “Perdeu uma amiga”

Próximo
Tata Werneck repreende ator por exposição pública • Instagram/Tatá Werneck

Tata Werneck repreende ator por exposição: "Perdeu uma amiga"

LEIA TAMBÉM

Agricultura e Pecuária

Café e cacau sobem na bolsa de Nova York

11/04/2026
Entretenimento

Após polêmica, filha de Virginia aparece de uniforme escolar. Veja

11/04/2026
Saúde

Região do cérebro pode estar por trás de alguns casos de hipertensão

11/04/2026
Entretenimento

Manim Vaqueiro desabafa sobre internação: “Escapei de uma”

11/04/2026
Saúde

Novo exame de fezes identifica 90% dos casos de câncer colorretal

11/04/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Política

Eleições 2026: saiba o caminho das candidaturas até a votação em outubro

11/04/2026
Política

Lula diz que Trump ‘está ameaçando todo mundo’: ‘se ele soubesse o que é um nordestino nervoso, não brigaria com Brasil’

11/04/2026
Política

Defesa de Zambelli entra com recurso em Corte na Itália para reverter decisão que autorizou extradição

11/04/2026
Entretenimento

Ex de Zé Vaqueiro detona equipe do cantor após rumor de reconciliação

11/04/2026
Entretenimento

Rafael Cardoso põe ponto final em casamento com psicóloga após 2 anos

11/04/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Eleições 2026: saiba o caminho das candidaturas até a votação em outubro
  • Lula diz que Trump ‘está ameaçando todo mundo’: ‘se ele soubesse o que é um nordestino nervoso, não brigaria com Brasil’
  • Defesa de Zambelli entra com recurso em Corte na Itália para reverter decisão que autorizou extradição

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Pelo menos 37 deputados federais trocaram de partido na janela partidáia — Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

Eleições 2026: saiba o caminho das candidaturas até a votação em outubro

11/04/2026
Presidentes Trump e Lula Foto: Ricardo Stuckert / PR

Lula diz que Trump ‘está ameaçando todo mundo’: ‘se ele soubesse o que é um nordestino nervoso, não brigaria com Brasil’

11/04/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.