A quarta onda de frio deve durar, pelo menos, até o próximo final de semana em toda a região Centro-Sul do país.
Segundo informações da agência Nottus, o que caracteriza uma onda de frio, segundo definição da OMM (Organização Meteorológica Mundial), é a temperatura permanecer, por pelo menos seis dias consecutivos, 5°C abaixo da média estipulada para o período.
No caso da cidade de São Paulo, por exemplo, que tem uma temperatura média de 15°C para o inverno, a onda de frio trouxe temperaturas médias abaixo dos 10°C nesta semana, evidenciando a onda de frio que se deslocava pela região.
“Sob esse aspecto, seguimos com a onda de frio no país nos próximos dias“, explicou Alexandre Nascimento, meteorologista da Nottus, à CNN.
Já na próxima semana, o clima deve ser típico de inverno: o tempo deve seguir frio e seco, mas dentro da normalidade esperada para a época em todo o Brasil.
A Nottus apontou que, a partir da segunda quinzena de julho, deve voltar a chover e esfriar no Sul, mas nada que se compare à quarta onda de frio que acometeu a região nos últimos dias.
Segundo os meteorologistas da agência, há previsão de uma nova frente fria em agosto, mas ainda sem maiores conclusões sobre a intensidade.