A prefeitura de Porto Alegre (RS) iniciou a abertura de quatro comportas do sistema de proteção contra cheias do Cais Mauá nesta quinta-feira (3). A decisão acontece em meio ao declínio do nível do Guaíba nas últimas horas. Serão reabertas as comportas 1, 2, 4 e 6.
“O Guaíba está em declínio, assim como a maior parte dos seus afluentes. Os especialistas consultados pelo Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) apontam que a possibilidade de ultrapassarmos a cota de inundação está bastante reduzida. Por isso, temos segurança na decisão de restabelecer a rotina normal do Cais Mauá”, explica o diretor-executivo do Dmae, Vicente Perrone.
Já as comportas 11, 12, 13 e 14, que estão em obras, permanecerão fechadas. De acordo com a prefeitura de Porto Alegre, as passagens serão restabelecidas conforme o avanço das intervenções, que iniciaram em maio.
Em relação as comportas 8, 9, 10 e 13, o Dmae informa que serão fechada definitivamente em concreto armado. Além disso, as comportas 11, 12 e 14 serão substituídas por portões projetados para as necessidades da região, que é impactada pelo rio Jacuí.
O nível do Guaíba apresenta redução gradual. De acordo com medição realizada às 6h desta quinta-feira, a água está em 2,63 metros no Cais Mauá. A cota de inundação é de 3 metros.
Já na Ilha da Pintada, no Bairro Arquipélago, a água permanece acima da cota de inundação, mas também em declínio. A leitura atual aponta 2,42 metros, e a cota de inundação é de 2,20 metros.