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Home Educação

Governo do Tocantins abre inscrições para o Prêmio Escola que Transforma 2025, com mais de R$ 2 milhões em premiações para unidades de ensino e profissionais da educação

Diretores, coordenadores pedagógicos, professores da rede estadual e servidores das Superintendências Regionais de Educação (SREs) podem participar do prêmio

Ascom por Ascom
23/05/2025
em Educação
Tempo de leitura: 4 minutos
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Em 2024, foram premiados 80 projetos educacionais voltados à convivência escolar, inclusão e inovação, com premiações de até R$ 30 mil para os primeiros colocados (Crédito: Gil Nunes/Governo do Tocantins)

Em 2024, foram premiados 80 projetos educacionais voltados à convivência escolar, inclusão e inovação, com premiações de até R$ 30 mil para os primeiros colocados (Crédito: Gil Nunes/Governo do Tocantins)

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Com o objetivo de valorizar unidades escolares e profissionais da educação que desenvolvem projetos voltados à melhoria da proficiência dos estudantes da rede estadual de ensino, o Governo do Tocantins lançou a 3ª edição do Prêmio Escola que Transforma. Para a edição de 2025, serão destinados mais de R$ 2 milhões em premiações, distribuídos entre 14 categorias que contemplam as modalidades de ensino: Regular, Indígena, Quilombola, do Campo, Profissional, Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O prêmio integra o Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE) e tem como finalidade divulgar os projetos inovadores, reconhecer e dar visibilidade aos esforços realizados por escolas e profissionais da educação que promovem avanços na proficiência dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, com base nas Matrizes de Recomposição das Aprendizagens de 2025.

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Segundo o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, o Prêmio Escola que Transforma 2025 foi estruturado para reconhecer o protagonismo dos profissionais da educação que têm contribuído de forma efetiva para a elevação da proficiência dos estudantes da rede estadual. Neste ano, estão sendo contemplados, pela primeira vez, os diretores e coordenadores pedagógicos e os servidores das SREs envolvidos nas ações com foco na melhoria da proficiência dos estudantes da rede.

“Neste ano teremos perfis estratégicos de participação, valorizando as iniciativas voltadas ao reordenamento curricular e os impactos na proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. Ao valorizar os profissionais e suas práticas pedagógicas, reafirmamos o compromisso do Governo do Tocantins com uma educação pública de qualidade, pautada na melhoria contínua dos indicadores de aprendizagem”, assegurou Fábio Vaz.

Inscrições

Podem se inscrever unidades escolares que ofertam o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, bem como diretores, coordenadores pedagógicos e professores de Língua Portuguesa e Matemática, titulares de projetos voltados à melhoria da proficiência dos estudantes. Professores da EJA também podem participar, com projetos relacionados ao reordenamento curricular.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio da plataforma https://www.appsheet até as 17h do dia 13 de setembro de 2025. Além do preenchimento das informações na plataforma, é necessário cadastrar o projeto de acordo com os critérios de participação descritos no Edital, que está disponível no site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e no Diário Oficial do Estado nº 6.815.

Eixos

As unidades escolares devem apresentar projetos que promovam a melhoria da proficiência dos estudantes, envolvendo até dois dos seguintes eixos: aprofundamento dos descritores e habilidades de Língua Portuguesa; aprofundamento dos descritores e habilidades de Matemática; formação continuada em serviço para professores, com foco na melhoria dos indicadores educacionais; acompanhamento das metas da unidade escolar, com foco no desempenho dos estudantes.

No caso de projetos interdisciplinares, o professor titular de Língua Portuguesa ou Matemática deve envolver um segundo componente curricular da mesma série ou ano, com foco no desempenho dos estudantes com base nos descritores de cada etapa do Ensino Fundamental ou Médio.

Serão aceitos como evidências dos projetos: relatórios com registros fotográficos, gráficos, tabelas, resultados de proficiência com base na avaliação formativa da Plataforma de Avaliação e Monitoramento da Educação do Tocantins (Saeto/Caed), vídeos de até três minutos, depoimentos, publicações em jornais, revistas, sites, links de redes sociais, entre outros materiais comprobatórios.

Categorias

O Prêmio Escola que Transforma 2025 contempla 14 categorias, conforme as modalidades e etapas de ensino ofertadas pela rede estadual:

– Regular Parcial e Integral Ensino Fundamental (2º ao 9º ano)

– Regular Parcial Ensino Médio

– Regular Integral Ensino Médio

– Educação Indígena Parcial e Integral Ensino Fundamental (2º ao 9º ano)

– Educação Indígena Parcial e Integral Ensino Médio

– Educação Quilombola Parcial ou Integral Ensino Fundamental (2º ao 9º ano)

– Educação Quilombola Parcial ou Integral Ensino Médio

– Educação do Campo Parcial ou Integral Ensino Fundamental (2º ao 9º ano)

– Educação do Campo Parcial ou Integral Ensino Médio

– Educação do Campo Agrícola Parcial, Integral ou Alternância Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)

– Educação do Campo Agrícola Parcial, Integral ou Alternância Ensino Médio

– Educação Profissional Parcial, Integral ou Alternância Ensino Médio

– Educação Especial Parcial, Integral ou Alternância Ensino Fundamental e Médio

– Educação de Jovens e Adultos – EJA Parcial I, II e III Segmentos

Premiação

Os três primeiros colocados de cada categoria receberão premiações específicas. As unidades escolares receberão R$ 30.000 pelo primeiro lugar, R$ 20.000 pelo segundo e R$ 10.000 pelo terceiro. Diretores e coordenadores pedagógicos receberão R$ 8.000 cada pelo primeiro lugar, R$ 6.000 pelo segundo e R$ 4.000 pelo terceiro.

Os professores titulares, em dupla, receberão R$ 10.000 cada pelo primeiro lugar, R$ 8.000 pelo segundo e R$ 6.000 pelo terceiro. Já os servidores das Superintendências Regionais de Educação selecionados serão contemplados com uma viagem nacional para participação em evento educacional.

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