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Estudo mostra como cotas impulsionaram o acesso às universidades públicas

Implementada em 2012, a política aumentou o ingresso de pessoas negras e pardas no ensino superior

CNN por CNN
22 de maio de 2025
em Educação
Tempo de leitura: 3 minutos
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Estudo mostra como cotas impulsionaram o acesso às universidades públicas

Política de cotas aumentou o ingresso de pessoas negras e pardas nas universidades públicas • Pexels/Yan Krukau

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Será lançado, nesta quinta-feira (22), o livro “O Impacto das Cotas: Duas décadas de ação afirmativa no ensino superior brasileiro”. A obra faz um retrato sobre o impacto das cotas no ensino superior brasileiro.

Implementada em 2012, a política, que destinou 50% das vagas aos cotistas, aumentou o ingresso de pessoas negras, pardas, indígenas, com deficiência e oriundas de escolas públicas nas universidades. Os dados, organizados pelos sociológicos Luiz Augusto Campos e Márcia Lima, fazem um panorama de como era o cenário antes e depois da política.

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A obra reúne mais de 30 textos assinados por cerca de 40 especialistas pesquisa, fruto da colaboração entre oito centros de pesquisa espalhados pelo país — sob a coordenação do Afro Cebrap e do Gemaa/Iesp-Uerj.

Se até o final dos anos 1990 o ensino superior brasileiro era dominado por estudantes brancos e de classes médias e altas, hoje o cenário é outro: em 2021, estudantes pretos, pardos e indígenas já representavam 52,4% dos matriculados nas universidades públicas, frente aos 31,5% em 2001. No mesmo período, a presença de alunos das classes D e E também saltou de 20% para 52%, evidenciando a dimensão econômica da mudança.

Em 2023, a legislação foi atualizada pela Lei nº 14.723, reforçando a prioridade dos cotistas no acesso a auxílios estudantis e garantindo que eles também concorram na ampla concorrência — uma mudança que evita o uso das cotas como teto e garante seu caráter de inclusão mínima.Play Video

Entre os principais mitos derrubados pela obra está o de que os cotistas têm desempenho inferior. Dados das universidades federais como UFSC, UFMG e UFRJ mostram que, embora os cotistas ingressem com notas ligeiramente menores no Enem, essa diferença desaparece ao longo do curso.

A publicação também apresenta um mapeamento das trajetórias específicas das cotas em diferentes universidades, como Uerj, UnB, UFBA, Unicamp, UFMG e UFSC. Algumas adotaram cotas raciais antes da legislação federal; outras testaram sistemas de bonificação. A análise mostra como o processo foi heterogêneo e como modelos distintos de ação afirmativa geraram impactos variados.

Lançamento

  • “O Impacto das Cotas: Duas décadas de ação afirmativa no ensino superior brasileiro”
  • Endereço: Livraria Megafauna, São Paulo – SP, às 18h30
  • Valor do livro físico: R$ 64,90
  • Valor do E-book: R$ 45,90
Capa do livro "O Impacto das Cotas: Duas décadas de ação afirmativa no ensino superior brasileiro"
“O Impacto das Cotas: Duas décadas de ação afirmativa no ensino superior brasileiro” será lançado nesta quinta-feira (22) em SP • Divulgação

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