Na tarde desta quinta-feira, 10, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP TO) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) assinaram um Termo de Cooperação Técnica que tem por objetivo possibilitar a realização de estágios curriculares a estudantes regularmente matriculados nos cursos da instituição federal de ensino. O termo foi assinado pelo secretário da SSP-TO, Bruno Azevedo, e pelo reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, durante reunião realizada na sede da Secretaria, em Palmas, e contou com a participação das equipes técnicas de ambas as instituições.
O acordo firmado visa complementar o processo de ensino aprendizagem, constituindo-se em instrumento de integração em termos de treinamento prático de aperfeiçoamento técnico–científico, cultural e de relacionamento humano.
O convênio contempla acadêmicos de todos os cursos da instituição de ensino, que estejam cursando a partir do terceiro período e queiram participar, de forma voluntária, do programa de estágio que será gerenciado, no âmbito da Polícia Civil, pela Escola Superior de Polícia Civil (ESPOL) e pelo setor de Recursos Humanos, da Secretaria da Segurança Pública.
A iniciativa para a implantação do estágio partiu da coordenação do curso de Direito da UFT, campus de Arraias, e surgiu da necessidade de colocar os acadêmicos da universidade para vivenciar na prática, a rotina das ações de segurança pública. O coordenador do curso, professor Emerson Araújo Ramos, ressaltou que o programa será de grande valia e contribuirá de forma significativa para a formação dos discentes. “Nós estamos formando nossa primeira turma no curso de Direito do campus de Arraias e muito nos satisfaz conseguir ampliar essas possibilidades de estágios e de pesquisas com a Secretaria da Segurança Pública e trazer para os estudantes, um ensino de qualidade”, frisou.
O secretário Bruno Azevedo destacou que o programa de estágio constitui-se em uma excelente oportunidade de contribuir com a formação acadêmica dos estudantes da UFT, oferecendo experiências que servirão para as carreiras futuras. “Sem dúvida nenhuma, a assinatura deste Termo de Cooperação vai melhorar bastante os trabalhos policiais, pois vamos aproveitar a mão de obra desses estagiários que em muito auxiliarão as demandas diárias dos diversos órgãos que compõem a SSP/TO. Por outro lado, para os acadêmicos, esse programa de estágio será de grande relevância, porque vai trazer um aspecto prático nas suas atividades e melhorar, com certeza, o seu desempenho no curso e também em muito acrescentará na sua formação profissional”, ressaltou o gestor da SSP/TO.
O reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, reforçou a importância da iniciativa que vai trazer benefícios para as duas instituições. “A assinatura deste termo simboliza uma aproximação, uma cooperação entre a Secretaria de Segurança Pública e a Universidade Federal do Tocantins. São duas instituições importantes que têm muito a cooperar e contribuir. Ao firmar esse Termo de Cooperação, abrimos uma janela de oportunidades e de crescimento para os nossos acadêmicos, que poderão se beneficiar da estrutura da Segurança Pública e se preparar ainda melhor para exercerem as profissões para qual estão estudando”, pontuou.
O delegado-geral da Polícia Civil do Tocantins, Claudemir Luiz Ferreira, falou sobre a importância da parceria estabelecida. “É mais uma oportunidade que a Polícia Civil tem de trazer o mundo acadêmico para mais perto e, por consequência, ter a oportunidade de mostrar o trabalho que é desenvolvido pela instituição, voltado para a proteção de toda a sociedade tocantinense. Esses estagiários passarão a frequentar as nossas delegacias no intuito de aprender, o que certamente resultará em ganhos para ambos os lados”, ressaltou.
Participações
Também participaram da reunião, a superintendente de Segurança Integrada, Maria de Fátima Holanda, o diretor do Sistema Integrado de Operações (SIOP), delegado Anderson Casé, o subdiretor da Polícia Comunitária, delegado Antônio Carvalho Neto, a pró-reitora de Extensão da UFT, Maria Santana Milhomem, além de equipe técnica da UFT e da SSP/TO.